terça-feira, 4 de outubro de 2011

Viagens no Tempo - Come with me If you want to live.



Viajando entre a falta de tempo e o excesso de tarefas venho hoje tratar de um dos assuntos mais recorrentes da Ficção científica: as viagens no tempo.



Primeiramente viagens no tempo podem ser tão abrangentes que não estão apenas em ficções cientificas, podem ser mágicas (Harry Potter), mentais (Efeito Borboleta) ou tratadas como acidentes em locais misteriosos onde a pessoa cai e simplesmente acorda em outra época. Enfim, vamos falar hoje das viagens que invocam tecnologia, máquinas do tempo e seus resultados (desastrosos).

As viagens no tempo, na ficção, ignoram alguns pressupostos das pesquisas cientificas atuais (já raras)  que as tratam como impossíveis. Um bom argumento de Stephen Hawking é que não temos visitas de viajantes do futuro. Assim, ignoram-se os paradoxos que tais viagens possam trazer, como o fato de que se alguém volta no tempo para consertar algo, não haveria mais necessidade dessa viagem uma vez que já está concertado, mas tudo isso depende da maneira como são retratadas e quais teorias estão sendo utilizados pelos filmes, livros, séries, HQs, RPGs.

A teoria de que a linha do tempo pode ser alterada facilmente, mas sem muito controle é a mais utilizada, sendo diferente nos casos de essa mudança alterar o futuro de onde partiu o viajante ou criar outra realidade onde o fato mudado não ocorreu, criando múltiplas dimensões, desta última, me vem na cabeça Dragon Ball Z.
"Você fez uma máquina do tempo com um DeLorean"
Marty Mcfly volta no tempo para salvar o Doutor, mas acaba por acidente interferindo na relação de seus futuros pais, e, portanto deve juntar os dois para que ele continue a existir e ele possa voltar para o futuro a que pertence. O que dá a entender é que essa linha do tempo é uma só e que qualquer coisa pode alterar todo o resto, ignorando, claro, o paradoxo citado acima.

Hasta la vista, baby!
Schwarzenegger volta no tempo para destruir a mãe de um futuro líder da resistência contra as Máquinas em O exterminador do futuro. Depois de falhar, as máquinas mandam outro robô, mas dessa vez a resistência faz o mesmo com o intuito de proteger seu futuro líder. O que impede as máquinas de continuarem a mandar robôs e mais robôs por toda a árvore genealógica do líder da Resistência?  E se por acaso prejudicarem alguém que ajudou na criação da tecnologia das máquinas? Temos que ignorar algumas idéias sobre viagens no tempo e nos ater a outras, caso contrário ficaremos loucos.

Em casos como no filme A máquina do Tempo, o passado é inalterável e por mais que se tente mudar, ele se ajusta para gerar os mesmos resultados de antes, não importa o que o protagonista faça, sua amada morrerá naquela noite. Essa concepção é boa para um filme, mas fica meio difícil um jogo de RPG com essa teoria.
Isso é que é máquina do tempo!
 
Um ultimo tipo de teoria abordada em viagens no tempo é a de que só existe um fluxo de tempo e todas as viagens já estão incluídas nele. Não sei de um exemplo na ficção cientifica para essa teoria, mas Harry Potter apresenta esse tipo de viagem. Aonde alguém vem do futuro te salvar, e quando chegar a hora você descobrirá que foi você que veio do futuro e a hora exata de voltar no tempo.



Seja como for, as viagens no tempo trazem sempre conseqüências drásticas, em um jogo de RPG, o mestre deve estabelecer exatamente quais as regras daquela viagem e quais paradoxos serão ignorados. Depois disso é só ter uma aventura criativa e pronto. Uma idéia muito boa para um RPG é “Os guardiões do Tempo” ou algo parecido, onde uma organização do mal tenta mudar períodos históricos em favor da guerra e destruição e a missão dos heróis é voltar no tempo e garantir o curso correto da história (acho que isso era um desenho do Cartoon Network).



Pela característica caótica das viagens no tempo, seja no mundo real, seja nas histórias de ficção cientifica, o melhor final é aquele em que no momento em que alguém está construindo a máquina do tempo, o mesmo surge de um futuro e, enlouquecido destrói a maquina e queima os estudos. Tudo bem que não seria uma história longa, mas com certeza realista.

Vale lembrar que segundo Douglas Adams. “Um dos maiores problemas encontrados em viajar no tempo não é vir a se tornar acidentalmente seu próprio pai ou mãe. (...) também não há problema em mudar o curso da História. (...) todas as mudanças importantes já ocorreram antes das coisas que deveriam mudar e tudo se resolve no final. O problema maior é simplesmente gramatical, (...) como descrever algo que estava prestes a acontecer com você no passado antes que o acontecimento fosse evitado quando você pulou para frente dois dias.”
DruidaAlexandre Schwarzenegger é Rpgista desde 98, aficionado por fantasia medieval old school e da nova e toda estilizada também, está cursando História e pretende ser um pesquisador na área de educação com o RPG, atualmente fazendo sua monografia e criando seu cenário medieval.

7 comentários:

  1. Ah, viagem no tempo! Paradoxo do avô, linhas do tempo, mudanças no curso da história...

    A série Terra Nova que estreou semana retrasada traz uma visão interessante. Cientistas acharam uma dobra no espaço-tempo, pela qual enviaram uma sonda com um sinalizador para que pudessem encontrá-lo no futuro. Como não encontraram, concluíram que a viagem no tempo gerou uma nova linha do tempo, e agora a humanidade criou uma colônia alguns milhões de anos atrás. Mas lá eles encontraram inscrições em pedra que parecem tecnológicas, o que gera a pergunta: será que os humanos já estiveram lá antes?

    Outra "versão" da viagem no tempo que achei bem legal é a feita pelo Dr. Paradoxo (série do Ben 10). Ele entrou por uma dobra temporal causada por uma experiência e daí durante milhares de anos em um espaço atemporal acabou aprendendo os segredos da viagem no tempo, e consegue realizá-la aparentemente sem nenhum tipo de máquina ou ajuda externa.

    ResponderExcluir
  2. Cara viagens no tempo no rpg tem que ser beeem planejadas, caso contrário fica uma história meio forçada, não aconselho o tema para mestre iniciante.

    ResponderExcluir
  3. Essa coisa de viagem no tempo é complicada demais, hahaha.
    E esse trecho do Douglas Adams e os problemas gramaticais na viagem do tempo é o melhor, :)

    sz

    ResponderExcluir
  4. GURPG tem um complemento de viagem no tempo. Depois que eu li as teorias eu cheguei à conclusão que não podemos aborda todas. O melhor é deixa por conta do mestre e caso aquele jogador chato não goste do final e comesse a citar teorias paradoxais podemos sempre lembra-lo: ate o presente momento às viagens no tempo não existem.

    ResponderExcluir
  5. Uma abordagem que é interessante e inusitada é a feita no livro Artemis Fowl e o Paradoxo do Tempo. Nele (possível Spoiller)

    o protagonista volta no tempo para salvar sua mãe de uma doença, que por sua vez só ficou doente porque ele viajou no tempo depois de ela ficar doente.

    ResponderExcluir
  6. A citação sobre viagens do tempo é definitivamente memorável...

    ResponderExcluir
  7. Eu vi um filme esses dias que trata de viagem no tempo, chama "Em algum lugar do passado". No filme, o personagem interpretado pelo Christopher Reeve ( Também conhecido como Superman ), dá um jeito de voltar ao passado apenas colocando na mente dele que ele está em 1912, ou seja, ele tipo "projeta" a mente dele naquela época, se isso é só ilusão ou se é verdadeiro ninguém sabe.

    Bom post Xuarza. Agora vai ter que adicionar uma aventura de Viagens no Tempo na sua listinha aí, hahahaha.

    Abraço.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.