A notícia da nova edição da Dungeons and Dragons agitou com a comunidade RPGística ao redor do globo. E aqui no Brasil, foi sentido um pouco mais além do que uma marolinha. E apesar da declaração de Mike Mearls de que pretendem unir os jogadores com essa nova edição, só o seu anuncio já está dividindo os fãs.
O que vocês vão ler a segui, e na segunda parte postada amanhã, é um breve olhar sobre o D&D e sua história e o como está sendo recebida essa notícia da nova edição.
O primeiro Dungeons
and Dragons, agora referido como OD&D, era uma pequena caixa com três
livretos publicado em 1974. Foi feito com amadorismo na produção e escrita com
uma perspectiva que assumia que o leitor estava familiarizado com jogos de
guerra. Contudo, cresceu rapidamente em popularidade, sendo o primeiro em jogos
de guerra e depois expandindo para um público mais geral, formando,
principalmente, por universitários e jovens do ensino médio. Cerca de 1.000
cópias do jogo foram vendidas no primeiro ano, seguidas de 4.000 cópias em 1975
e um aumento crescente nos anos seguintes. Esta primeira série passou por
muitas edições e foi sendo complementada com diversas adições oficiais, como,
por exemplo, os suplementos de Greyhawk e Blackmoor (ambos de 1975), bem como
por artigos de revistas em publicações oficiais da TSR e inúmeros fanfics.
Em 1977, a TSR criou o primeiro
elemento de uma estratégia em duas vertentes que iria dividir o jogo D&D
por mais de duas décadas.
Uma edição básica foi introduzida, através da caixa Dungeons and Dragons Basic Set, que limpou a apresentação das regras
essenciais, tornado o sistema compreensível para o público em geral, e foi
vendido em um pacote que poderia ser estocado em lojas de brinquedos.
Em 1978, Advanced Dungeons
& Dragons (AD&D) foi publicado, reunindo as várias regras
já publicadas, bem como as opções e correções, então o expandiram em um jogo
definitivo e unificado para os jogadores amadores.
Infelizmente, quase desde o seu início,
as diferenças de filosofia dos designs, fizeram que essa abordagem de marketing
dupla desse errado. Gygax, que escreveu o jogo avançado, queria um jogo
expansivo com decisões em qualquer situação concebível que possam surgir
durante o jogo. J. Eric Holmes, o editor do jogo básico, preferiu um tom
mais claro, com mais espaço para a improvisação pessoal. Como resultado, o
jogo básico incluía muitas regras e conceitos que contrariava os encontrados no
jogo avançado. Confundindo ainda mais as coisas, o conjunto D&D original
encaixotado permaneceu na publicação até 1979, uma vez que continuou a ser um
vendedor saudável para TSR.
Advanced Dungeons & Dragons foi desenhado
para criar sistema de jogo mais estruturado e unificado do que o quadro solto
do jogo original. Embora visto por muitos como uma revisão do original D&D, AD&D foi,
como declararam na ocasião de sua publicação: "nem uma expansão, nem uma
revisão do antigo jogo, mas sim um novo jogo".
Entre 1977 e 1979, três livros de
regras de capa dura, comumente referido como "livros básicos", foram
liberados: O Livro do Jogador (PHB), o Livro do Mestre (DMG) e o Livro dos
Monstros (MM). Vários livros de suplementos forma publicados ao longo da década
de 1980.
Na década de 1980, as regras para Advanced
Dungeons & Dragons e "básico" Dungeons &
Dragons permaneceram separados, cada um desenvolvendo ao longo de
caminhos diferentes.
Em 1981, a versão "básica" de Dungeons
& Dragons foi revisto por Tom Moldvay e dividido em várias
versões.
Este jogo foi promovido como uma
continuação do D&D original,enquanto a AD&D foi
promovido como o avanço da mecânica. Embora globalmente mais simples do
que o AD&D, este incluía regras para algumas situações não
previstas no AD& D.Havia cinco sets: Basic (publicado em 1977, revisto em 1981 e novamente em
1983), Expert (publicado em 1981 e revisto
em 1983), Companion (publicado em
1983), e Immortals (publicado em
1986, e revisto em 1991). Cada conjunto continha regras para personagens mais
poderosos do que o anterior. Os quatro primeiros sets foram em 1991 compilados
como um único livro de capa dura, o denominado Dungeons and Dragons Rules Cyclopedia.
Advanced Dungeons & Dragons 2nd
Edition, por vezes referido como "Segunda Edição", foi publicado
em 1989, novamente como três livros básicos; o designer principal foi David
“Zeb” Cook. Em 1995, a livros básicos foram ligeiramente revistos, embora ainda
referido pela TSR como a 2 ª Edição, e uma série de manuais Player’s Option foram lançadas como livros de regras
opcionais.
Em 1997, um quase-falida TSR foi
comprada pela Wizards of The Coast.
Após três anos de desenvolvimento Dungeons
and Dragons 3rd Edition foi lançado em 2000. O D&D 3.0, como ficou
conhecido, foi a maior revisão das regras de D&D até à
data, e também serviu como base para um gênero multi-sistema de RPG projetado
em torno de um dado de 20 faces, o chamado Sistema d20.
As regras 3ª Edição foram
projetadas para serem internamente consistente e menos restritiva do que as
edições anteriores do jogo, permitindo aos jogadores mais flexibilidade para
criar os personagens que eles queriam jogar. Habilidades
e talentos foram introduzidas as principais regras para encorajar uma maior
personalização de personagens. As
novas regras também padronizaram os mecanismos de resolução de ação e combate.
Em 2003, Dungeons & Dragons
v.3.5, também conhecida como Revised 3rd
Edition ou D&D3.5, foi lançado
como uma revisão das regras da 3ª Edição. Esta versão incorporou centenas
de mudanças de regras, a maioria menores, e expandiu os livros básicos.
No início de 2005, a equipe da Wizards of The Coast começou a
desenvolver Dungeons and Dragons 4ª Edição, com um objetivo de
tornar o jogo mais rápido, mais intuitivo, e com regras mais claras e mais
fáceis de jogar do que as da 3ª Edição. O novo jogo foi desenvolvido
através de uma série de fases de projeto abrangendo de maio de 2005 até sua
liberação.
Dungeons & Dragons 4th Edition foi anunciado
na Gen Com em agosto de 2007, e os três primeiros livros básicos foram lançados
6 de junho de 2008. A 4ª Edição
simplificou o jogo e introduziu inúmeras mudanças de regras. As habilidades
personagem foram reestruturadas em "Powers". Estes alteram as classes adicionando
habilidades que poderiam ser usados à vontade, por
encontro, ou por dia. Wizards of the
Coast lançou muitos material suplementares virtualmente através do seu
site, incluindo programas de criação de personagem do jogador e de
construção de monstro.
E, na última segunda-feira, dia 09 de
janeiro de 2012, Wizards of The Coast
anunciou uma nova edição do Dungeons and
Dragons que será desenvolvida ao longo dos próximos anos juntamente com a
comunidade de fãs através de feedback e
playtestes abertos. A nota oficial da Wizards
pode ser vista aqui.
Continua.....
Postado por Bel.
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