Depois de um resumo bem breve das edições do Dungeons and Dragons, que pode ser vista na primeira parte deste post aqui, vamos passar a um relato de como foi recebia a 4 edição e como está sendo vista essa notícia da nova edição nas comunidades e blogs por aqui e pelo Estados Unidos.
Desde seu lançamento, D&D dominou a indústria
de RPG.O sucesso inicial do Dungeons
& Dragons levou a uma
proliferação de sistemas de jogo semelhantes. Apesar
desta competição, D&D gozava
de uma posição dominante no mercado na indústria de jogos de RPG. A partir de 2006, Dungeons&Dragons permaneceu como o mais conhecido e best-seller de vendas de jogos de RPG, com uma estimativa de 20
milhões de pessoas terem jogado o jogo e com vendas em valores superiores a
1bilhão de dólares americanos.
Contudo, o Pathfinder RPG
da editora Paizo construído sobre a
Licença de Jogo Aberto (OGL) do D&D
3.5, agora é a o RPG número um em vendas nos últimos dois trimestres. Paizo também
introduziu recentemente miniaturas de
plástico para o Pathfinder RPG, bem como uma caixa de conjunto
iniciante para o jogo, e também anunciou recentemente uma série de livros e
quadrinhos MMORPG que estão em desenvolvimento.
Voltando
ao D&D, é difícil dizer qual vai ser o legado da 4ª Edição. No lado positivo, ele introduziu uma
nova maneira de jogar o jogo, simplificando as regras, e tendo uma maior
facilidade de preparação por parte do Mestre, além de classes de personagens
que eram complementares e equilibrada. Muitos, inclusive o próprio Michael Mearls, tem sugerido
que por dter sido muito bem equilibrada.
Contudo, muitos jogadores sentiram estas mudanças foram uma lufada de ar
fresco e engenhosidade.
Por
outro lado, a introdução de 4E causou um cisma na grande base de jogadores de D&D
e igualmente no mundo editorial, que em última instância levou à ascensão do
RPG Pathfinder e uma fragmentação da base de jogadores
do D&D.
Pode-se encontrar estes jogadores divididos em
quatro grupos (AD&D, D&D 3.5, 4E,
ou Pathfinder RPG), que muitas vezes
são mutuamente excluídos.
As discordâncias, enraizada nas diferenças filosóficas e
econômicas, geraram o termo editions wars
(guerra de edições), pode-se ler melhor sobre ela aqui.
É
difícil não prever que o anúncio da 5ª Edição de D&D pode ter o mesmo efeito, apenas dividir uma base de
jogadores já reduziu da 4E em 4E e 5E - especialmente considerando que a edição
atual, que foi lançado em junho de 2008 , teve uma vida tão curta. Também é difícil esperar muito de uma mudança quando se
trata de uma nova edição, pois são elencados que a maioria dos problemas com a
atual edição não são devido ao sistema em si, mas a falta de apoio e visão
consistente de Wizards of the Coast
sobre o jogo.
Nos
últimos anos, começando com o simples anúncio de 4E e o desastre do suporte
virtual, Wizards tem sido muito pobre em se comunicar de forma honesta e aberta
com a sua base de fãs e jogou no mercado uma série de subprodutos ou produtos com
um suporte ruim, muitos dos quais viram erratas, quase que imediatamente após a
sua libertação. A inclusão de novos recursos
confusos e colocando a maioria do material de apoio online atrás de plataformas
pagas, também contribuiu para afastar muitos jogadores em potencial. Além, a
publicação de títulos confusos e formatos (como a linha Essentials) que foram mal diferidos e abandonados logo após a
sua publicação, não ajudou a manter a base de jogadores.
Além
disso, a Wizards of the Coast tem uma
grande dificuldade em entregar o que promete. As ferramentas de software
on-line têm ficado, regularmente, meses sem atualizações, as revistas o online oscilaram
na qualidade. Não está claro o que será do
VTT (Virtual TableTops) muito
aguardado, que ainda está em testes beta, depois de anos de atraso, agora que
uma nova edição está em andamento. Não é difícil imaginar que os fãs 4E
que estavam esperando mais de três anos para jogar sua versão favorita de D&D
on-line estão fora do tempo e, portanto, fora da sorte.
Pelo
que percebi das comunidades de RPG e Blog’s, o anuncio da nova edição do Dungeons and Dragons está sendo visto
com uma grande dose de ceticismo, variando, a maioria das opiniões do neutro ao
negativo.
No
entanto, pelo menos eu, ainda tenho esperança de que, talvez, os
desenvolvedores do D&D reflitam
sobre o que ocorreu mal com a última edição, e façam um esforço sério para
corrigir todas as deficiências com a próxima edição. Penso, que eles precisam para começar, reconstruir
o vínculo de confiança com os seus fãs (o que pode ter início com os playtestes
abertos), através de uma comunicação aberta e um esforço honesto para fazer um
grande jogo de código aberto (OGL), ao invés de um construído exclusivamente
com base em margens de lucro das empresas. Se forem fazer isso, penso que seria um enorme passo na
direção certa e, talvez, comecem a trazer todos os diferentes jogadores de D&D de volta para o mesmo grupo.
Uma edição para a todos unir?
Postado por Bel.
achei os dois posts muito legais, bel. ajuda a dar uma apanhado geral das coisas, parabens!
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