sexta-feira, 25 de junho de 2010

Diário de Campanha: Dark Sun - A Fúria do Andarilho do Deserto

Olá peregrinos e companheiros da guilda dos ladrões. Venho até vocês em meu primeiro post, mostrando como está sendo a campanha de Dark Sun que estou mestrando todas as quintas-feiras no D&D Encounter realizado pela Wizards. O sistema oferecido para jogar é a 4ª Edição de D&D, que muitos gostam e vários odeiam. Mas tivemos muita diversão, ainda mais com várias decisões ruins e muito azar no dado.
  


O Mundo
Bom, vou começar falando um pouco de Dark Sun, que é ambientado no mundo de Athas, um mundo muito devastado pela magia, onde o metal é escasso; um mundo desértico onde a água muitas vezes vale mais do que ouro, até porque em meio aos grandes desertos há vários rios de lodo q cobrem grandes extensões, e não oferecem água potável. Esta só pode ser conseguida em algum oásis, ou no Último Oceano, que é a grande fonte de água presente no mundo. Com certeza um ambiente muito hostil onde nenhum jogador gostaria de estar.


A História
Bem, não poderei tecer muitos comentários sobre esta parte, pois os jogadores estarão lendo este post, e também nem para mim o desfecho da história ainda foi revelado. A princípio, tudo começa com membros de uma família nobre, Phye (Enlightened Ardent) e Barcan (Sorcerer) levando mercadorias em uma caravana da cidade de Altaruk para Tyr. Um amigo de Barcan, Jarvix (Psion), está junto com eles, e mais três escravos da família nobre: Yuka (Fighter), Castri (Gladiator) e Shikirr (Battlemind). Na primeira noite em que estavam acampando no deserto, Jarvix reparou além das estrelas uma pequena chuva de meteoros, e sentiu que algo estava estranho poderia estar a acontecer. Na manhã seguinte, a caravana foi pega por uma tempestade de areia, que aos poucos foi se tornando mais forte, até ao ponto de ficar mortal para todos.




O primeiro combate
Após descerem para uma área mais seca e pedregosa do deserto, a caravana sofre muitos danos e tem que parar em um caminho estreito que segue entre dois grandes lagos de lodo. Enquanto isso, a tempestade de areia se fortalece mais ainda, tornando-se uma grande tempestade  de obsidiana (lava vulcânica quando esfria muito rapidamente). Para piorar a situação, do lodo que envolvia seu caminho começaram a sair vários homens lagartos, emboscando a caravana e não permitindo uma possível fuga. Ao total eram cinco deles, e fariam de tudo para conseguir a carga da caravana.


Bom, após a descrição da situação, eu pedi uma iniciativa. Castri e Yuka ganharam e fizeram suas ações, indo para cima das criaturas. Sem sucesso em derruba-las, elas contra-atacaram e quase derrubaram Castri, que automaticamente se arrependeu de ter saído da carroça. Na sequência, os amigos Jarvix e Barcan saem da carroça também e atacam os homens lagartos que estão mais distantes, sem sucesso em mata-los também. Na sequência, eu surpreendo os jogadores lançando uma magia com um dos seres, acertando Barcan e transformando todo o terreno ao redor dele em um lugar difícil de se movimentar. Quando finalmente Phye vai agir, ela não consegue fazer muita coisa pois o terreno a impediu de alcançar algum inimigo, e se aproveitando disto outro inimigo age e a acerta com uma adaga de longe. Por último agiu Shikirr(que não compareceu a sessão de jogo, então o controlei desta vez), que por sua vez fez a ação recomendada para o momento, pegar rações que estavam na carroça.


Terminando a primeira rodada, eu novamente surpreendo a todos causando dano a quem não estivesse com alguma cobertura, por causa da tempestade de obsidiana, inclusive a carroça e os mantimentos que haviam dentro dela. Nisto consegui derrubar um dos jogadores, que logo foi "ressucitado" por um de seus companheiros. Nesta rodada eles deixaram duas das criaturas semi-mortas, e o feiticeiro inimigo foi sobrepujado por uma magia de Barcan, o que de certa forma me deixou um tanto triste. Nas duas rodadas seguintes o pessoal conseguiu se organizar e mataram a maioria das criaturas q estavam a sua frente, deixando apenas duas para trás, mas com o caminho de fuga aberto. Entretanto, Yuka resolve enfrentar as duas criaturas restantes, falhando miseravelmente, e sendo gravemente ferido pelas criaturas e a tempestade. Seus companheiros entao saem de suas coberturas para ajudar Yuka, conseguindo matar os dois restantes, e finalmente fugir do local. 


Pós Jogo
 O pessoal se diveriu bastante na aventura, houveram varias falhas criticas (principalmente do mestre) e muita sorte por parte de alguns; apesar de serem iniciantes não demorou muito para que eles tivessem uma noção mais tática do combate, e conseguiram sair até com certa facilidade desta primeira empreitada. Ainda vem mais dificuldades por ae, principalmente agora que eles terão que sobreviver no deserto com poucas provisões e com muita sacanagem do mestre.

7 comentários:

  1. To com um sentimento de que esse mestre tá a fim de matar todos estes pobres jogadores, heim... Pega leve com o pessoal ae... são todos iniciantes!

    ResponderExcluir
  2. Dae Mestre João!

    Muito bacana a aventura. Fazia muito tempo que eu não jogava RPG e nunca tinha jogado D&D... Achei muito bom; as descrições do João também foram muito legais... Sempre alguém pedia: - Mestre, descreva a cena. hahaha

    Valeu e até o próximo encontro!

    Daniel

    ResponderExcluir
  3. Tá aí uma coisa que o João faz bem: descrever as cenas. Mas o resto não presta (rsrsrsrs)!

    ResponderExcluir
  4. E ai pessoal do Clérigo(e Ladino).Bom ver o blog de novo na ativa!
    E eta mestre carnicero esse ai hein!?

    ResponderExcluir
  5. Capaz, a gente fala assim pra se divertir mais, apesar do desafio ter sido bem difícil a galera foi esperta e fez tudo dentro do esperado. Como todo mestre eu tenho que sacanear um pouco, mas os jogadores estão preparados para isso.

    ResponderExcluir
  6. Mas é isso ai!Os jogador tem q sofre um poco,senão não tem graça.

    ResponderExcluir
  7. Estou esperando o Proximo Encontro!!!(por mais que eu jogue 2 vezes por semana).

    Moacyr

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.