quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Blogs e Blogueiros: RRPG Firecast - Alysson Cunha

Olá caros leitores deste humilde blog! Na seção Blogs e Blogueiros desta semana temos o prazer de conversar com Alysson Cunha, este mineiro que é o programador do RRPG Firecast, excelente ferramenta para mesas online de RPG, e mantenedor do http://blog.rrpg.com.br/.

____________________________________________________________
Alysson, muito obrigado por ter aceitado o convite para participar do Blogs e Blogueiros. Como é de praxe, gostaria de saber um pouco mais sobre você: sua idade, profissão, de onde é, CPF, RPG, número e senha da conta bancária...
Tenho 22 anos de idade, sou programador e gerente do setor de programação da oriontec (http://www.oriontec.com.br)... CPF: 70-70707070-70 RG: 70707070.. Conta Bancaria e Senha: 60606060 ahhaha
Alysson Cunha
Senha estranha essa, rsrsrsrs. Como começou no mundo RPGístico? E quais sistemas/cenários já experimentou desde então?
Comecei no mundo do RPG quando eu estava no primeiro ano do segundo grau (em 2003). Um amigo narrou 3D&T pra minha turma.. Até hoje foi a aventura mais legal que já joguei! A inocência + desconhecimento dos monstros e desconhecimento do que poderia vir foi algo muito legal que marcou nesta aventura!

Desde então já joguei Vampiro, Lobisomem, D&D, Mighty Blade e FUBAR (um sistema baseado em D20 para armas modernas) ^^ Adoroooo D&D pq adoro medieval. Mas qualquer sistema é massa xD

Cenários eu já joguei um punhado, mas sempre foram cenários inventados pelo mestre.. Uma vez joguei em Forgotten Realms e odiei ^^ prefiro cenários inventados pelo mestre.. Mas o cenário tem que ser bem explicado e fácil de entender, se não nem rola!

Algum sistema/cenário que ainda não testou mas teria vontade de conhecer?
Kra.. Tenho vontade de jogar de novo Vampiro, pois tem tempo que não jogo ^^ Mas não é vontade de jogar o sistema, e sim naquele cenário de Vampiro: A Máscara! O sistema tanto faz pra mim.

Quais aspectos do cenário de Vampiro você acha interessante?
Eu acho muito interessante a briga entre vampiros e lobisomens! Aquele clima de ninguem poder descobrir que você é um vampiro, e tal.

Você prefere mestrar ou jogar?
Kra.. Eu adoro jogar, mas tem dias que eu adoro narrar também! Tem dia que vem aquela ideia de uma aventura "bruta"/massa, aí eu me divirto muito narrando!

Para quem não sabe, Alysson é o programador do RRPG Firecast, ótimo programa para jogar RPG em mesas online (é inclusive a plataforma que utilizamos na mesa online aqui do Clérigo.) Como surgiu a ideia para o programa e quanto tempo levou até que você tivesse a primeira versão disponível para download?
A primeira versão do RRPG surgiu em meados de 2003.. Naquela época não existia (pelo menos não conhecia) bons programas para jogar RPG pela internet, então resolvi programar um! O nome inicial do projeto era "!RPG", mas então fiz parceria com o canal #rrpg da rede brasnet, e resolvi alterar o nome do programa para RRPG - Revolução RPG.. Este programa você ainda deve achar no google se procurar por "RRPG 1.28"

Mas foi em maio de 2009 que resolvi recriar o RRPG com certas revoluções! Aí surgiu o RRPG Firecast! Levou 2 meses para ser lançada 1 versão jogável.. Desde então o RRPG foi evoluindo =).

Além de você, há mais alguém envolvido na programação/manutenção do blog ou do RRPG?
Apenas eu programo o RRPG, mas qualquer um pode criar fichas para o Firecast. Até tive uma ajudinha do Hikari com site e blog, mas tem tempo que não vejo ele. O Rastus me ajuda a coordenar o fórum do rrpg.

Você utiliza qual linguagem para programar o RRPG?
Utilizo Delphi para programar o RRPG Firecast e Firebird como servidor de banco de dados ^^

Vejo pelo seu blog que você desenvolve as atualizações pensando nas sugestões dos leitores e sempre pedindo a opinião deles. Quais foram as sugestões mais marcantes que você já recebeu dos usuários do RRPG?
Kra.. Todas as sugestões que me deram para o RRPG são importantes.. Eu tento fazer 1 programa para que eu consiga jogar/narrar e também para que os outros consigam jogar/narrar ^^ As opiniões são todas importantes e marcantes, mas sempre tenho que selecionar as "idéias do momento" e implementar elas, pois eu sou só um.... e programar não é fazer mágica hehe ^^

Atualmente você está participando de alguma mesa online? Como tem sido a experiência?
Vou jogar no proximo domingo com o Gurgel, usando o sistema Calisto do coisinha verde. ^^ Adoro jogar rpg pela internet.. Mas como na vida real, na mesa virtual também existem mestres ruins que acabam com a graça do RPG, ou viajam de mais na maionese

Há planos para uma versão do RRPG para Linux?
RRPG para Linux e MAC..... POLÊMICA DETECTED! Sim, eu tenho 1 plano: Não portar o RRPG nem para MAC nem para Linux =/.. Este plano pode até mudar daqui uns meses, mas atualmente meu foco é no Windows. Mas porque só windows? Já é uma dor de cabeça manter compatibilidade entre Windows 7 e Windows XP, imagina fazer um software compatível com Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Linux (e suas "trocentas" distribuições) e MAC (e suas versões de OS!).. Eu deixaria de implementar coisas novas e interessantes para poder fazer um software compatível com vários OS! Seria uma perda de tempo precioso! Mas nada impede quem tenha Linux ou Mac de instalar uma máquina virtual Windows e usar o RRPG ^^

Algumas pessoas tem receio de jogar RPG em uma mesa online (como eu mesmo já tive). O que você diria para essas pessoas se animarem e darem uma chance a essa nova modalidade de RPG?
Kra.. Jogo de rpg de mesa virtual é um jogo de interpretação sim, mas um pouco mais devagar. Por ser um jogo mais lento, ele tem suas vantagens e desvantagens! RPG de mesa virtual não substitui o RPG de mesa real, nem vice-versa! Um complementa o outro! Os 2 estilos são bem gostosos de jogar!
o ClérigoSo long and thanks for all the fish!

11 comentários:

  1. ótima entrevista.

    Mineiro igual eu =)

    obrigado Alysson por criar o RRPG!

    ResponderExcluir
  2. aew! Alysson!
    Muito bom o blog clérigo,parabéns!

    ResponderExcluir
  3. muito bacana , sempre é legal conhecer o "homem por tras da mascara"

    abraço

    ResponderExcluir
  4. Ótima entrevista... e realmente, é muito gostoso no começo quando você joga sem conhecer direito os monstros, ambientação, quando tudo é novo... no entanto, a "experiência" também tem suas vantagens. Parabéns pelo RRPG!

    ResponderExcluir
  5. Aquele sentimento de novidade é realmente inigualável... lembro de quando eu ficava babando em cima dos livros do First Quest e imaginando como seriam as aventuras e os personagens que encontraríamos.

    ResponderExcluir
  6. Muito boa a entrevista. Se meu PC fosse decente, talvez eu também jogasse RPG pela internet.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado RPG forever! Eu vi seus comentários nos outros posts, e pode ficar tranquilo que logo teremos o Contos de RPG na sessão Blogs e Blogueiros (assim eu espero!)

    ResponderExcluir
  8. Cara muito fera essa entrevista, Parabéns clérigo e todos os entrevistados, essa se tornou uma sessão das quais eu mais gosto.
    Sabemos sempre um pouco mais sobre o pessoal...

    ResponderExcluir
  9. Gurgel aki. Hahah, vi que meu nome foi dito na entrevista né? Conheci o blog a pouco tempo e estou adoranto! A entrevista tah massa.

    Esperando as proximas!

    ResponderExcluir
  10. Ótima entrevista, estava eu aqui vasculhando na net sobre entrevistas ligada ao RPG e encontro essa muito boa por sinal. O Alysson também me concedeu uma entrevista para o blog D6 RPG, confira: http://d6rpg.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Vitamins: Vitamins help position for a 20 count.
    You'll find three stages called plan your own meal and also calories. You may want to do a cool-down session Craiglist or just about any stores and team Beachbody does not enable their online marketers to promote there, and so be cautious. If you are strict on yourself and basic defense techniques in order to get your blood pumping.

    my page; visit this site

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.