terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sermão: Instalando a mesa de som no RRPG


Para quem não conhece, RRPG é uma incrível ferramenta que nos permite jogar RPG de mesa online. É um simulador de uma mesa de RPG, com muitas funcionalidades interessantes. A que descobri recentemente é a mesa de som, que nos permite compartilhar músicas e efeitos sonoros com todos os jogadores.
____________________________________________________________
Fiz alguns testes com a mesa de som e achei muito boa. É possível colocar uma música para dar aquele clima de taverna, sons de batalha e o que mais você tiver no hd que queira compartilhar com os jogadores. Dá até para deixar os sons em um modo de repetição, caso seja um som ambiente.

Bom, apesar de ser uma maravilha eu penei um pouco para entender como se instala a bendita mesa de som, e por isso decidi fazer esse tutorial basicão para ensinar os que são mais noobs que eu, rsrsrsrs. Aí vai.

Instalação


Depois de ter instalado o RRPG (basta descompactá-lo), abra a pasta onde você extraiu o programa e entre na subpasta Modulos. Agora você precisa copiar o caminho para esta pasta. No meu computador ficou assim:

C:\Blog\Old Dragon Fridays\rrpg\Modulos

Tendo copiado o caminho, abra o arquivo zip da mesa de som e clique em "Extrair para". Uma das opções para a extração dos arquivos é o destino onde serão copiados. Cole então nessa opção o caminho para a pasta módulos do seu rrpg e dê um ok.

Por via das dúvidas, entre na pasta módulos e certifique-se de que o conteúdo inclua os arquivos mesadesom.dllmp3reader.dll, bem como a subpasta \mp3reader. Dentro desta subpasta deve estar o arquivo DecMPA.dll.

Se tudo isto está em ordem, parabéns! A mesa de som está instalada.

Como utilizá-la
Eu acho que foi nesse ponto que eu me perdi. Eu esperava que fosse aparecer um novo ícone no RRPG para acessar a mesa de som, mas não é assim que acontece. Para acioná-la. basta iniciar o RRPG, entrar em uma mesa e iniciar uma Sessão de Voz (clicar no botão que tem a forma de um microfone verde). A propósito, é preciso ter um microfone para que a Sessão de Voz seja conectada.

Assim que a Sessão de Voz for estabelecida, uma nova janela vai se abrir, a janela da Mesa de Som. Basta clicar no botão que é um sinal de +, e adicionar as músicas/efeitos desejados. Como demora um pouquinho para carregar, é bom adicionar alguns minutos antes de iniciar o jogo.

Qualidade do som
Também é possível melhorar (ou piorar) a qualidade do som que é transmitido. Para tanto, na janela da mesa do rrpg, clique no botão Configurar Sessão de Voz, e entre na aba Sessão de Voz. Na sub-aba Opções, marque MP3 para Codec e Ótima Qualidade para Opção. Vai ser como ouvir um CD.

É isso aí, espero ter sido útil!
o ClérigoSo long and thanks for all the fish!

18 comentários:

  1. Cara... que viagem!!!!!! Muito interessante!

    Boa dica!

    ResponderExcluir
  2. Interessante, mas só tenho uma pergunta, Clérigo: todos os jogadores devem ter a mesa de som instalada ou só o Mestre?

    ResponderExcluir
  3. Só o mestre precisa ter a mesa de som instalada!
    O Clérigo, seria ainda mais interessante se você desse umas dicas de bandas e musicas para rpgs medievais! Né!?

    ResponderExcluir
  4. É muito legal mesmo.

    Encaitar, pelo que sei, só o mestre precisa da mesa de som, e no momento em que ele a liga, todos ouvem a trilha sonora que ele coloca.

    Mas acredito que se outros jogadores a tiverem é possível compartilharem suas músicas com os demais.

    ResponderExcluir
  5. Valeu pela idéia Vitor! Vou postar algo a respeito.

    ResponderExcluir
  6. Vou me cadastrar nesse RRPG, parece interessante e a meses que não consigo montar um grupo em minha cidade.. os jogadores estão esvaindo-se.. boa dia, tenho muitas bandas que gosto para criar um clima, vou ver se crio um post com as que conheço lá no blog essa semana. abraços.

    ResponderExcluir
  7. A Eva e eu estávamos vendo essa questão de músicas pela mesa de som no RRPG nas mesas que participamos. Para quem gosta de trabalhar com músicas durante os jogos (eu em particular tenho certas ressalvas em mesas que eu narro, mas isso é questão pessoal), é uma boa ferramenta. Ajuda muito para se criar um clima legal.

    Dou apoio à idéia de sugestões de trilhas e músicas para jogos (sejam medievais ou de outros gêneros).

    ResponderExcluir
  8. Espero assim que possível encontrar um tempo livre para jogar em uma mesa de RRPG.

    No nosso blog também daremos algumas dicas de sonoridades para RPG.

    ResponderExcluir
  9. Bastante útil pra quem tá começando a usar o RRPG. Confesso que apanhei um pouco, pelo simples fato de que estava colando a pasta inteira da mesa de som na pasta Módulos, no lugar de copiar o conteúdo da pasta mesa de som pra pasta módulos. O Elcio é que tava aqui me ajudando e sugeriu tentar diferente xD ai depois ele instalou a mesa de som também e deu tudo certo.

    Eu sou viciada em usar música pra narrar, tanto que lá no blog a gente já fez uma rodada de dicas de trilhas pra Tradições de Mage (vamos ver se conseguimos fazer uma segunda rodada). Tenho "quilos" de mp3 que acho dignas de serem usadas em campanhas diversas. Infelizmente, tem um tanto de coisa que só encaixa pra campanha medieval (nhay, saudades de D&D...), então é mais difícil de usar pra oWoD, então estava até pensando em zipar tudo e passar pra alguém que realmente use divulgar.

    Beijos,
    Eva
    http://bookofmirrorsbr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. @ Fábio e Alexandre: vcs não vão se arrepender de testar o rrpg, é muito bom!

    @ Elcio e Eva: Trilhas sonoras tem que ser cuidadosamente selecionadas mesmo.

    Eu, por exemplo, gosto de usar sons ambientes, como barulho de água se estão perto de um rio, gente falando se estão numa taverna... acho que ajuda a ativar a imaginação.

    ResponderExcluir
  11. Pow eu tinha esquecido de comentar! Falei só com o Clérigo pelo email! Mas ficou muito bótimo este tutorial xD Eu NÃO teria feito melhor

    ResponderExcluir
  12. Pow, eu fiz isso mais nada adiantou. Pow quero saber porquê só na minha casa que não pega na mesa de Som mais no meu PC pega som normal me ajudaaaaaaaa.
    Meu MSN:bbinhoo.graciano.freitas@hotmail.com
    vlw se me ajudarem eu vou agradecer do fundo do meu coração

    ResponderExcluir
  13. @Ninja para sempre: tem q ter um microfone conectado no computador para que a mesa de som funcione. É meio estranho, mas é assim que funciona mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Max Interval Circuit you feeling full between meals, and p90x order of videos prevents headaches caused from dehydration.
    Make Way for H2 p90x order of videos O -

    my website ... www.bijuter.msk.ru

    ResponderExcluir
  15. Fiz tudo e não funcionou aqui ._.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.