sábado, 15 de janeiro de 2011

Aleatório: porque raios os anões se importam tanto com a barba?


Anões. Valorosos guerreiros forjados em metal. Com sua resistência pétrea e coragem formidável um verdadeiro guerreiro anão é capaz de desafiar mesmo um gigante para um combate a ainda assim sair vitorioso. Mas vocês já pararam para pensar porque motivo, razão ou circunstancia eles se importam tanto com suas barbas?
____________________________________________________________


O post anterior sobre os elfos deu muito o que falar (não que eu esteja reclamando, adoro um debate de idéias) e talvez eu tenha deixado algumas coisas meio duvidosas, então lá vai. Esse texto é uma visão minha sobre os anões tradicionais de jogos de RPG, aqueles que vivem no subterrâneo, gostam de cerveja, machados e orcs mortos. Você leitor tem todo o direito de fazer eles diferentes na sua mesa, se você quiser. E tem todo direito de discordar de mim, principalmente se tiver um bom argumento. Outra coisa, em momento nenhum eu estou insultando ou depreciando as raças nesta série de posts. Gente, apesar de ser um jogo maravilhoso e estimulante RPG ainda é ficção. Não há nenhuma lógica em ficar irritado pela pessoa X falar tal coisa da raça Y. Pode ser que eu esteja enganado mas houve um comentário no post sobre os elfos que me deu essa nítida impressão.

Bem, tudo esclarecido vamos ao que interessa. Acho que dar uma olhada no ambiente sempre é bom para começar e entender o comportamento de certas criaturas, então vamos fazer isso. Anões vivem principalmente no subterrâneo, lugar que também é habitado por uma variedade de criaturas tais como limos, vermes, aberrações, trolls... (isso para não falar dos elfos negros). Sem duvida é um ambiente hostil. Então como os baixinhos sobrevivem em um lugar assim? Por dois motivos.

Motivo 1: anões tem as características certas. Anões geralmente recebem um bônus de constituição/resistência ou qualquer coisa equivalente no sistema. Somente esse fato já ajuda um bocado a sobrevivência deles, eles também enxergam no escuro (o que é quase obrigação para criaturas subterrâneas) e costumam ter um bônus de resistência contra venenos e dependendo do cenário e sistema também a magia (assassinos e magos tremei!). É claro, isso não é o mesmo que imortalidade, um golpe bem dado (leia-se acerto critico) ou uma magia correta ainda pode dar cabo de um anão. Mas isso é a parte mecânica que quase todo mundo que joga RPG conhece.

A barba do vovô Throkkrin é um exemplo para os jovens guerreiros.
 Motivo 2: organização. Mesmo estando adaptado ao ambiente um anão ainda é só um e portanto não sobreviveria muito tempo sozinho. O jeito encontrado pelos anões para garantir sua sobrevivência foi ficarem juntos. Veja mesmo um guerreiro de alto nível lutando contra um exercito vai acabar morrendo, mas se você aumentar o numero de combatentes aumenta também as possibilidades de vitoria (sem falar no numero de ataques). Mas como fazer manter o povo unido e coeso? Acredito que ao longo de sua historia os anões impuseram a si mesmos um pesado código de honra e senso de ordem.

A honra, a exaltação dos feitos dos ancestrais, alta capacidade de tolerar castigo e um certa teimosia natural são aspectos profundamente enraizados nas mentes anãs e que vem servindo ao longos das eras para manter o povo anão unido. E nesse aspecto a cultura anã é muito parecida com a japonesa. Eles sempre foram um povo meio que isolados no meio de criaturas inimigas e podendo contar somente consigo mesmos, anões geralmente não pedem e nem querem ajuda nenhuma; eles são orgulhosos de sua própria força, são orgulhosos de descenderem de matadores de gigantes, são orgulhosos de suas tradições. Se você matar um anão é melhor não deixar os parentes dele saberem, ou é bem provável que você terá um batalhão de parentes do anão no seu encalço logo logo.

Mas e a barba? Pergunta você. Na minha opinião a barba é um jeito simples de identificar aliado de inimigo. Criaturas subterrâneas costumam ser peladas ou com pelagem curta. Assim mesmo com visibilidade prejudicada isso ajudaria a identificar se o que vem lá é membro da sua espécie. Alem disso clãs diferentes poderiam ter padrões de barba diferentes funcionando mais ou menos como um documento de identificação. E um possibilidade um pouco louca, atrativo sexual. Vejam, pavões machos tem aquela cauda enorme porque se conseguirem chegar a idade adulta carregando o trambolho é sinal que são espertos e vigorosos, pois sobreviveram ao longo dos anos. Para os anões o raciocínio seria parecido, se você é um anão adulto com um barba bem cuidada ou você é um grande guerreiro, ou é sagaz ou tem muitas peças de ouro, qualquer destas três coisas te faz um bom partido.

Resumo da ópera: anões são um povo de honra, são guerreiros, são teimosos, são orgulhosos de sua teimosia, são fascinados por metal e pedras (de arvores é que eles não iam gostar não é?). Bem talvez isso seja meio obvio ou batido até, mas é assim que eu vejo esses pequenos armários que são amados por uns e odiados por outros. Então meus caros manolos, o que acharam destas linhas formatadas no Word? O que me dizem deta minha "analise psicológica superficial de uma raça não humana em jogos de interpretação de personagens?"

No próximo episódio: porque raios os orcs são verdes?

ps: aposto que pensaram que eu falaria dos halflings a seguir não é?
Hiago AzuredHiago Azured, Roleplayer 4/Powergamer 1; tendência:??? FOR 8, DES 12, CONS 10 INT 17, SAB 9, CAR 15 Além de rpgista é metaleiro, DeMolay, nerd, otaku e agnóstico. Costuma chamar as pessoas de "manolo", tem leve tendência a falar de forma exagerada, joga todo e qualquer cenário/sistema que aparecer em sua frente. Por algum motivo considera a amizade verdadeira uma forma superior de amor. Anime favorito: BERSERK. Mora no Acre e é criador do Crônicas do Nerd Perdido.

14 comentários:

  1. orcs sao verders por causa do warcraft ^__^. no d&d, a cor deles varia muito.

    a mesma coisa com o anao de machado. esse eu nao tenho certeza, mas suspeito q tb sej apor causa do warcraft. no senhor dos aneis, os anoes usam espadas, e no d&d mais antigo, nao existia essa referencia do machado como algo quase como um icone.

    sobre a identificação de clã pela barba, é uma ótima ideia. sabiam q os indios tb tem isso, referente ao corte de cabelo? um corte diferente mostrava q era de uma tribo difeernte.

    ResponderExcluir
  2. Interessante aspecto. Eu sempre entendi a barba como algo tradicional e que caracteriza os anões. A identidade de seu povo. Por isso a importância.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da identificação dos clãs pela barba, nunca tinha me ocorrido algo assim.

    E sobre a barba, eu também acho que é um sinal de masculinidade. Eu quando to barbudo me sinto mais machão!

    ResponderExcluir
  4. Ah, Azured, não se preocupa de explicar que é só a tua visão sobre o assunto, afinal todos os posts são a visão de seus autores :D

    Bom, falando sobre o post, (sem querer ser um papagaio) realmente achei muito interessante a idéia de identificação pela barba, e um paralelo com a cultura japonesa se mostrou eficaz pra descrever um pouco melhor a cultura anã.

    Que venha o post sobre orcs! :D

    ResponderExcluir
  5. Valu por terem gostado pessoal, e pensar que eu quase deixo essa ideia de identificação pela barba de fora do texto.

    Com relação as armas tradicionais da raça eu sempre imaginei que os anões usassem martelos, sabe quela coisa toda de serem ferreiros e mineração.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. os orcs tem sangue verde pq sao verdes...e sao verdes pq tem sangue verde...e tem sangue verde pq..

    ResponderExcluir
  8. Acho q a ligação entre anões e a barba está nos significados semiológicos da raça. Anões reúnem e elevam aos últimos patamares tudo aquilo que nossa cultura ocidental identifica como másculo: valentes, corajosos, beberrões, teimosos, parrudos, fortes e... Barbudos. Em culturas mais antigas (nosso bisavós, por exemplo), agarrar ou puxar a barba de alguém era tão ofensivo quanto um tapa na cara. Daí os anões assimilarem esse costume. Sobre adornos de barba, é normal. Toda cultura gosta de enfeitar aquilo que mais preza. As mulheres maqueiam o rosto, os índios pintam o corpo e os anões criam os mais diferentes enfeites para as barbas. Pra variar, qto mais reluzente, brilhante e empedrado, melhor. Pq sai mais caro (mostra q vc é rico) e mais bonito (não tecerei comentários sobre a psique feminina anã). Todavia, imagino q se enfeitar DEMAIS não contribua tanto assim. Principalmente na visão de outros anões.

    Sobre machados, um chute da minha parte: As raízes das árvores vira e mexe invadem cidades anãs, e vc pode ter mutirões organizados pra podar essas raízes, daí o uso de machados para cortar madeira. Armas para uso típico em pedra, como martelos e picaretas, tb são marcas dos anões, segundo D&D. Sobre medo de árvores, o anão de Order of the Stick tem medo ferrenho delas. Ou seja, para usar um objeto cotidiano como arma, pouco custa.

    Na HQ de D&D, o anão do grupo, pasme, resolveu ser aventureiro por amor. O clã dele não estava à altura da mão de sua amada, e assim, ele resolveu sair pelo mundo catando PO's para aumentar sua posição social. Em certo número, ele se desespera por receber uma carta de sua amada com APENAS cem páginas. Costumes estranhos... Ah, sim. Khal era conhecido em sua cidade como talentoso poeta anão tb.

    ResponderExcluir
  9. Também costumo resaltar quando me perguntam é a origem dos anões que conheçemos hoje. Essas figuras vem do mitologico nórdico que veio aos poucos para o nosso mitologico.
    Praqueles povos, como os celtas e vikings a barba era uma presença muito marcante e que foi adotada em seus contos. Acabou que os deuses, os anões e até os trolls tinham espessas barbas pelo que representavam pra eles.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o post, Azured! Quando vc comparou os anões com os japoneses, até lembrei de uma cena de "O último samurai", quando cortam o cabelo dum japa e o cara fica desolado... acho que seria a mesma coisa se cortassem a barba do Gimli, hehehe.

    ResponderExcluir
  11. Orcs são verdes por causa da War Hammer (que é um war game bem mais antigo) onde os Orcs roubam algumas das habilidades naturais dos Trolls, eles são verdes pq são meio plantas e se reproduzem por brotamento além de terem uma fantástica regeneração.
    Quanto aos anões dos cenários de RPG fica claro que os autores pegaram as lendas da mitologia antiga e deram uma incrementada. Achei legal essa analogia entre a cultura japonesa e a dos anões, nunca tinha pensado nisso =D

    ResponderExcluir
  12. Hehe, falei tanto que acabei esquecendo o mais óbvio. A barba como indicador de status social e símbolo de masculinidade. Lembro da primeira vez que li sobre anões em jogos de RPG (eu já era otaku nessa época); eu pensei "caraca! esses tampinhas dariam samurais perfeitos."

    Com realção a ficar explicando que este é minha visão sobre as coisas, estou fazendo isso nesta série de posts porque há uma pequena minoria de pessoas com a mente extremamente fechada que não aceitam coisas diferentes (já vi mestre restringindo as classes desse jeito:
    elfo:ranger, mago, druida
    anão:guerreiro, clérigo
    humano:qualquer uma, mas sem multi-classe
    halfling:ladino). Sou uma pessoa de paz e detesto gente me enchendo os ouvidos (ou olhos nesse caso) falando besteira. Por isso prefiro prevenir do que remediar. Tenho certeza que são uma parte mínima dos jogadores de RPG que em geral são pessoas esclarecidas. As vezes é melhor prevenir do que remediar.

    ResponderExcluir
  13. Excelent post!

    Como vc e outros aqui comentaram, a barba parece ser realmente algo que identifica a raça, uma identidade. Porém isto deve ter surgido de algum lugar, certo?

    Aí que acho boa a sacada do post, começou com uma utilidade prática de identificar aliados, e acabou se tornando simbolo e orgulho da raça!

    ResponderExcluir
  14. Acho que essa limitação de classes que vc falou, Hiago, é oriunda do AD&D. Mas estou com preguiça de pegar o livro aqui na estante pra confirmar...

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.