terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Baforada: Batendo em Retirada

Jogando RPG muitas vezes nos deparamos com situações de extremo risco e mesmo conhecendo os perigos acabamos por enfrenta-los, mas e se as coisas pioram e a morte é certa, essa é a hora de bater em retirada.
____________________________________________________________


Batendo em Retirada:


Uma carroça cruza com dificuldade um imenso matagal, ela é conduzida por Vilias o mago e dentro estão seus companheiros Thogar o bárbaro, Flint o bardo e Ulfgar um sacerdote, mas o sacerdote está gravemente ferido, pois a pouco nossos aventureiros foram surpreendidos por salteadores das estradas, eles lutaram bravamente e conseguiram derrotar os ladrões, mas durante o conflito Ulfgar foi atingido por uma flecha e jaz à beira da morte.

Ligeiros eles buscam chegar à cidade mais próxima, mas não sabem ao certo quanto tempo seu companheiro vai resistir, Vilias bate as rédeas nas ancas do pobre cavalo que cansado relincha ofegante. Longe dali um filhote de dragão verde alça voo procurando uma presa para saciar sua fome, com seu faro aguçado detecta o cheiro forte do que parece ser um grande mamífero, instigado ele toma a direção e vai seguindo o odor.

Poucos instantes depois uma sombra se projeta acima da carroça, subitamente o cavalo se descontrola afrouxando os arreios, todos os passageiros olham para cima, assustados e trêmulos procuram suas armas, Vilias os adverte dizendo que o monstro é um dragão e que eles não tem chance alguma de combatê-lo, mesmo assim eles descem da carroça e se preparam para enfrentar a fera. O dragão vem em uma grande investida com suas garras prontas para dilacerar o primeiro que ousar ficar em seu caminho. O mago novamente os adverte do perigo e diz ser melhor fugir levando o companheiro ferido, mesmo assim seus temerários amigos decidem que vão ficar e lutar.

Flint dispara sua besta, o virote atinge o dragão, mas se quebra na dura couraça do animal, Thogar prepara seu machado esperando o rasante da fera, Vilias tenta desesperadamente carregar Ulfgar para longe dali. Surpreendentemente o dragão freia seu voo e batendo as asas acima dos aventureiros abre suas mandíbulas e sopra um cone de gás venenoso (todos fazem seus testes de resistência e todos falham), conclusão, todos morreram e o dragão teve um belo banquete. (Não sei por que, mas adorei esse final rsrsrs XD)

(Como um jogador disse: Vamo fofa dessa dungeon!!)

Esse foi um exemplo do que eu quero discutir com vocês, pois logo depois da morte de todos os personagens desse mal fadado grupo houve uma intensa reclamação, os jogadores disseram que por serem personagens de nível 3 não poderiam encontrar um dragão que é uma criatura que possui um nível de dificuldade maior, sendo assim eles não poderiam derrota-lo. O mestre se defendeu argumentando que o mundo não pode girar em torno de uma tabela de níveis de dificuldade de monstros, e que havia advertido da possível presença de dragões nessa região em que os jogadores decidiram passar (se lembram dos ciganos falando das serpentes voadoras?). E terminou dizendo que eles podiam muito bem ter fugido deixando o cavalo como presa ou se utilizando de outros métodos.

Não sei o que vocês estão pensando, mas dei total razão ao mestre, ele não é obrigado a povoar o cenário com criaturas que tenham o nível de dificuldade dos personagens, aliás, isso fica totalmente sem sentido, pois a natureza não é sempre justa, ou vocês acham que os primeiros colonos das Américas só enfrentavam esquilos e guaxinins. Ou que as poderosas legiões romanas sempre triunfaram em suas batalhas.



O que quero dizer é que ás vezes fugir é a melhor alternativa, ainda mais sabendo que o inimigo é superior, uma retirada estratégica ou até uma fuga covarde é bem melhor do que a morte, ficando vivo você pode lutar outra vez.

Muitas vezes os jogadores se acostumam com a vitória e acham que são imbatíveis se tornando arrogantes e incautos, mas sempre chega a hora em que os desafios são muito maiores que suas capacidades e na maioria das vezes esses personagens cheios de confiança acabam morrendo, pois não pensam em nenhum momento que podem fugir ou contornar a situação com outros métodos além do combate.


Parece bobagem, mas acho importante deixar bem claro aos jogadores que se eles estão enfrentando perigos mortais podem fugir, afinal não existem regras que forçam os personagens a combater até o fim (bom se tiver  um paladino é outra história rsrsrs).
Pensem nisso, pois é melhor ser um covarde vivo do que um valente morto.


Por Red Dragon “Droga acordaram o Tarrasque de novo, vamos procurar outro mundo “
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. (Corrigindo o post anterior xD)
    De Fato é que um otimo DM tem que deixar bem claro o fator de desafio... Claro um Dragão sempre é um dragão, quem não correria? xD

    O que digo, justamente o caso de outras aventuras, onde Mestres não preparados não deixam claro o que o Desafio, e o quem são os desafiados...

    Muitas das vezes a trama exige que os Aventureiros fujam e sem duvida essa é uma parte critica desse tipow de Aventura.

    Recentemente tive uma seção de jogo e um dos jogadores decidiu ir sozinho ao encontro de um forte Goblinoide, conhecido como Acampamento de Fogo, e lá, depois de vencer de ogros a goblins, se deparou com um Boss Bugbear... aquele que se dizia implacável caiu aos pés do mesmo.

    Tem que entender que a aventura é programada para um grupo, e um boss de um lugar assim naum se luta sosinho se corre xD!

    A aventurar está lá, cabe aos Jogadores decidirem a melhor forma de vence-la.

    vlW (y) Thay.Narrador

    ResponderExcluir
  3. Acho importante o Mestre alertar o grupo de possíveis perigos além de suas capacidades, para que os jogadores possam optar pelo melhor curso de ação. É claro que se os jogadores são novatos eles podem não ter tanta noção daquilo que conseguem ou não enfrentar, mas daí um pouco de bom senso por parte de mestre e jogadores ajuda! De fato o mundo de campanha não pode girar em torno dos jogadores. Já corremos muitas vezes em nossas aventuras, hehehe...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Jogador normalmente é um bicho burro demais, acha que porque o jogo, normalmente, gira em torno deles o desfecho da história sempre será favorável também a eles.
    Já mestrei inumeras situações dessas, onde eles acham que vou pegar leve por causa do nível baixo e sempre acabam com lápis e borracha na mão fazendo ficha nova... rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Certa vez em uma mesa de vampiro um jogador amigo meu conseguiu morrer 11 vezes justamente pq enfrentava todos os inimigos de peito aberto..rsrsrsr

    ResponderExcluir
  7. Numa situação desfavorável dessa e ainda com um integrante do grupo ferido o melhor é fazer como o bom leão da montanha:

    Saída pela esquerda!!

    ResponderExcluir
  8. Fugas podem se tornar cenas bem legais também. Com os jogadores tentando atrasar os perseguidores de alguma forma ou procurando lugares para se esconder.

    ResponderExcluir
  9. Isso me fez lembrar de um elfo doido (literalmente) que eu controlava uma vez... o coitado era um viciado em dragões e, quando viu um, não durou. É claro que se fosse outro personagem de nível baixo que não um auto-proclamado "dracocida", eu teria fugido xD

    ResponderExcluir
  10. Isto é um fato lamentável. A maioria dos jogadores acreditam que o primeiro monstro que tiver na reta é capaz de matá-lo, mesmo sendo a primeira vez que o seu personagem o vê.

    Imaigna a situação você se deparar com uma criatura 20x maior que você alçando voô e nem sabe o que ela pode fazer com você...

    "Sai de banda serpenteando como um peixe ensaboado..."
    O Rappa - Nó de fumaça.

    ResponderExcluir
  11. é por ai mesmo. as coisas nao estao esperando pelos aventureiros para serem mortas.

    sempre lembro quando joagva final fantasy (nao sei qual), q se vc fosse pra uma ilha secreta de fundos do cenario, encontrava um dragao de nivel muuuito acima dos pcs. achava isso muito magico, pois mostrava como o mundo era foda e meu grupo era pqno.

    e depois, quando fiquei mais forte ainda, foi com muito gosto q derrotei o monstro!

    ResponderExcluir
  12. Essa é uma das principais características de jogos Old School que eu sinto falta nos jogos new school. Não há como negar que as atuais edições de D&D foram feitas para que os personagens suem mas vençam, enquanto que a aleatoriedade das edições antigas causava um tremendo caos e verdadeiros desafios.

    ResponderExcluir
  13. tb me lembro q quando mestrei BD&D para um cara q so jogava ediçoes atuais, ele me falou no fim do jogo (apos todos terem morrido): achei legal o jogo e tal, mas nao estou acostumado com desafios maiores do que a capacidade dos personagens.

    pois é, as vezes é, mas nunca maior do q a capacidade dos joagdores! vamos botar a cachola pra funcionar, hehehe.
    (o desafio era um morto vivo q estava preso. eles q quiserem libertar ele - mania de ter q abrir TOOODas as portas)

    ResponderExcluir
  14. No grupo em que eu jogo, nós jogadores, também nos achávamos imbátiveis, enfrentávamos todas as criaturas sem arregar.

    Isso mudou quando a nossa querida bárbara (Enkrenka) simplesmente morreu ao abrir uma porta enfeitiçada.

    Depois desse evento, agora todos os jogadores andam com o rabo na mão temendo qualquer morte hehehe.

    Chega a ser engraçado, a galera se borra toda até para abrir simples portas de tavernas. =D

    O mestre deu o aviso e nós entendemos!

    Abraços galera.

    ResponderExcluir
  15. ENKRENKA!!! XD KKKKKkkkkkkkkkkkkKKKKKKKKKKKKkkkkk

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.