segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Sermão: Saia da taverna! 20 maneiras de começar sua aventura fora da taverna!

Quantas aventuras você já mestrou ou jogou que começaram em uma boa e velha taverna? Acho que esse é o starter mais comum e mais difundido nas mesas rpgísticas por aí, tendo se tornado um clichê muito batido e que, em alguns casos, chega a causar desgosto. Por conta disso resolvi compartilhar algumas idéias com vocês, a respeito de como começar uma aventura sem ser na taverna.



  1. Na estrada: faça com que os jogadores estejam na estrada, viajando para onde lhes parecer melhor. Estradas são sempre locais perigosos.
  2. Numa festa: festas eram muito comuns na idade média (e se o cenário for contemporâneo, acho que são ainda mais comuns).
  3. Numa cerimônia religiosa: comuns em qualquer tipo de cenário. Pode ser uma  quermesse, um casamento, uma celebração ou procissão.
  4. No ferreiro: aventureiros tem de passar no ferreiro de vez em quando para amolar e consertar suas armas e armaduras. Ótima oportunidade para se conhecerem.
  5. Numa feira: feiras de alimentos ou artesanatos são ótimas! Já imaginaram dois jogadores querendo comprar o mesmo item?
  6. No circo: grupos mambembes (de baixa qualidade artística) costumavam se apresentar viajando de um lugar para outro, trazendo novidades, rumores e boatos...
  7. Em um julgamento: julgamentos (geralmente seguidos por execuções) em praça pública são ótimas oportunidades para detectar injustiças ou ouvir falar de acontecimentos estranhos.
  8. Em um conselho: por algum motivo o líder da vila/cidade mandou reunir algumas pessoas para um conselho onde um assunto sério será debatido.
  9. Numa enfermaria: os PJs estão em uma enfermaria, muito feridos, mas ninguém lembra do que aconteceu.
  10. Num funeral: ainda mais se for o funeral de alguém conhecido pelos PJs e que morreu misteriosamente.
  11. No fronte de batalha: uma guerra está ocorrendo e os jogadores são colocados bem na linha de frente.
  12. Numa pedreira: por um decreto real todos devem prestar serviços forçados em uma pedreira local, onde suam feito porcos e são açoitados debaixo do sol escaldante.
  13. Numa plantação: em alguns feudos as plantações eram coletivas. Imaginem os PJs trabalhando na lavoura nossa de cada dia, quando encontram algo suspeito.
  14. Numa justa: justas eram torneios entre cavaleiros, montados em seus cavalos e empunhando lanças de torneio. Coisas sinistras poderiam acontecer nessas situações.
  15. Num barco: os PJs embarcaram em uma viagem de barco, cada um com seu objetivo, mas algo acontece e eles precisam unir-se para sobreviver.
  16. No porto: cidades portuárias costumam ser fonte de grandes mistérios e intrigas.
  17. No teatro: peças teatrais... já imaginaram se o ator principal desaparece?
  18. Na praça: as praças são bons locais para artistas solitários se apresentarem, magos anunciarem suas novas descobertas, etc.
  19. Numa caçada: caçadas eram muito comuns na época medieval, especialmente entre os nobres. Eventualmente a caça poderia ser um ladrão que estava preso, hehehe.
  20. Em casa: lembro de uma aventura de Dragonlance, que mestrei há alguns anos. Começou com os personagens em casa, dormindo, quando um meteoro caiu nas proximidades da vila.
Bem, é isso pessoal. Vocês conseguem pensar em outros locais ou situações onde se possa começar uma aventura?
o ClérigoSo long and thanks for all the fish!

11 comentários:

  1. Boas ideias... Já aguçou umas ideias minhas pra aventuras...
    Clérigo, podia também misturar... Por que não estarem num funeral dentro duma taberna hahuhaus...

    ResponderExcluir
  2. Maneiro o post, e gostei muito das dicas.
    Sair da rotina só para variar é sempre legal...

    ResponderExcluir
  3. hahaah! Pois é, o encontro do grupo na Taverna é o maior dos clichês rpgísticos, mas ainda funciona =D!

    Todas as maneiras que o Clérigo descreveu são ótimas para sair da rotina.

    Abraços galera.

    ResponderExcluir
  4. Excelentes plots, Clérigo! Muitos deles praticamente já são uma campanha todos sozinhos!

    ResponderExcluir
  5. Ótimas idéias!

    Funeral é excelente, nunca pensei nisso.

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que alguém gostou disso aqui. Alguém tem outras idéias?

    ResponderExcluir
  7. Gostei das idéias! Vou usá-las... hahahahahaha

    RPGames Brasil
    http://rpgamesbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Tem um lugar tbm q sempre dá certo p reuniri o grupo, na PRISÃO!!!

    ResponderExcluir
  9. Por um bom tempo eu passei a iniciar minhas campanhas com um clichê que se aproxima da taverna, mas ainda assim é diferente:

    Os aventureiros, andando pela cidade, ouvem/vêem/sabem de um anúncio na praça principal: um mago famoso contrata aventureiros para missões diversas, quem tiver interesse, compareça na torre principal.

    O mago, após uma entrevista, contrata o grupo para resgatar um objeto mágico e paga com algum dinheiro, mas principalmente com equipamento e os demais tesouros que os personagens encontrarem.

    Simples, grande possibilidade de interação e funciona em qualquer lugar. Como viajar é movimento e movimento é tudo em uma estória, tem funcionado bem até agora.

    : D

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.