segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Arquétipo: Anacoreta

Mais um post da série Arquétipos! Conforme sugestão do Red Dragon, hoje aprenderemos mais a respeito de um tipo de monge ou eremita, muito comum no início da era Cristã: o anacoreta. Embarquemos juntos nesta viagem histórica e fantástica, tentando transportar elementos de nosso mundo para o imaginário de nossas mesas de RPG.
____________________________________________________________
Anacoretas na História
Apesar de poder ser considerado um monge eremita, é preciso deixar claro que os anacoretas seriam monges ocidentais, não orientais. Então esqueça aquela ideia de um personagem voltado para as artes marciais. Os anacoretas eram monges cujo maior objetivo era alcançar a graça e a pureza, por meio da oração, isolamento e sacrifício. Monges como os que vemos em O Nome da Rosa, com algumas diferenças.

Considera-se que o primeiro deles foi Santo Antão, um converso ao Cristianismo que deu tudo que tinha aos pobres e foi viver no deserto. Sua atitude foi emulada por outros religiosos, mais tarde dando origem à ordem dos Antonianos, conhecidos como Padres do Deserto.

Tipicamente um anacoreta vivia em retiro em algum lugar selvagem e inóspito, ou em uma cela (como uma prisão solitária... é sério!) ao lado de alguma igreja ou monastério. Muitas pessoas os procuravam para receber conselhos e direcionamento espiritual, pois eram reputados por detentores de grande sabedoria.


Exemplos de Anacoretas
Além do já citado Santo Antão, outro famosão foi Santo Afraates, um sábio persa que também se converteu ao cristianismo e chegou a ser Bispo de um monastério. Infelizmente nenhum outro exemplo me vem à mente, mas podemos generalizar como qualquer personagem que se dispusesse a refrear seus desejos mundanos em prol de uma vida voltada para as coisas espirituais.


Anacoretas em sua mesa
Não é fácil encaixar um personagem solitário em um grupo, mas é possível. Anacoretas costumavam viajar para aconselharem-se uns com os outros, e a companhia de outros viajantes poderia ser bem vinda, principalmente por ser uma chance para o Anacoreta transmitir sua sabedoria e pregar sua doutrina aos companheiros. Apesar de não serem belicosos, eles poderiam muito bem dispor-se a ajudar vítimas de guerras ou outras tragédias de qualquer natureza.

Outros anacoretas poderiam sair pelo mundo buscando encontrar o sentido da vida. Através da contemplação e meditação, muitos tentavam responder perguntas e questionamentos específicos, inclusive anotando suas impressões em pergaminhos, que serviriam de base para suas pregações. Como se pode ver, o forte do Anacoreta é pregar.

Alguns anacoretas procuravam expiar pecados por meio de sua vida reclusa. Seria interessante um personagem ter cometido algum crime no passado, do qual se arrependesse amargamente e procurasse receber perdão, mais ou menos no estilo Solomon Kane. E acho que essa seria uma excelente opção, pois o personagem seria confrontado a toda hora pelo passado vil e o desejo de um futuro de paz.


Fontes
http://en.wikipedia.org/wiki/Anchorite
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anacoreta
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%A3o_do_Deserto
http://pt.wikipedia.org/wiki/Afraates
o ClérigoSo long and thanks for all the fish!

11 comentários:

  1. nossa, nunca tinha ouvido falar. achei bem interessante!

    o monge oriental tem uns esquemas legais tb, de viajar com um cajado e uma vasilha. ele pede comida (por isso a vasilha) e oferece orações aos q abrigam ele. é um monge peregrino

    (ps: a imagem dpo fortune city nao aparece)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, no livro do Arqueiro do Thomas Crowell tem uma mulher assim que fica presa próxima ao templo.

    Uma idéia para a Anacoreta, poderia estar vivendo em uma dungeon, para expiar os seus crimes ou arrependimento pelo mundo cruel qu evivem, como por exemplo o undermontain. Isso para aventuras em undermontain.

    Como NPC, uma anacoreta poderia ter uma série de seguidores, onde atraves dos ensinamentos delas eles deturpam a realidade atraves da opressão.

    O que já da um bom pano de fundo para uma aventura pois o anacoreta é bom mas seus seguidores fazem o mal, utilizando a visão distorcida das coisas.
    Assim os heróis poderiam ter que destruir a anacoreta e seus seguidores ou trazer a verdade salvando assim a anacoreta do seu cativeiro, que ela mesmo se impõe.

    As opções são infinitas belo post Clérigo amigo!

    ResponderExcluir
  3. Ae, Beltrame, imagem corrigida (espero...)

    Obrigado pelos comments galera. E como o DSN falou, a possibilidade de incluir anacoretas como NPCs é muito variada também, apesar de eu não ter mencionado muito sobre isso no post.

    ResponderExcluir
  4. Ei Priest...Não se esqueça do SenescaL o/

    ResponderExcluir
  5. kkkkk, não vos preocupeis, nobres aventureiros: tereis nescau, quick e toddy à vontade para fortalecer vossos personagens!

    ResponderExcluir
  6. Que legal o anacoreta, eu não conhecia sobre isso O.O

    Valeu por trazer informações sobre eles, Clérigo \o

    ResponderExcluir
  7. Cara, gostaria de ter visto este fórum antes. Muito Show. O conteúdo é 10!

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.