quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Crônicas da vida medieval: O monge e o mosteiro


Balthazar sabia pouco sobre suas origens. O abade havia lhe contado que o encontrara ao pé de um cinamomo, ainda recém nascido, provavelmente abandonado pela mãe. Era uma manhã fria de inverno, muitos anos atrás, quando o abade era apenas um monge viajando para levar suprimentos da abadia para o priorado de sua ordem. O choro da criança atraiu o monge, que a encontrou envolta em farrapos, certamente faminta e quase congelada.

Sem saber o que fazer, tomou-a em seus braços e seguiu seu caminho até o priorado, onde passou a cuidar do bebê, sob os auspícios do prior. E foi assim que Balthazar cresceu: em meio aos monges e seus rituais sacros, tendo como pai o monge Marcus, seu atual abade. Eventualmente o bebê cresceu e passou a fazer parte da rotina das orações e celebrações monásticas, por fim tomando sobre si o ofício de monge.

Sua vida era dividida entre a adoração, a contemplação e o estudo, além dos afazeres práticos que era necessário desempenhar, como a colheita da horta, a fazedura do pão e a criação dos animais. Viver no mosteiro era uma dádiva sem precedentes, pois tudo de que precisava estava a seu alcance.

Tudo, exceto o conhecimento sobre sua origem.

Várias noites ele passou em claro tentando entender o que teria acontecido para que seus pais - ou teria sido só sua mãe? - o tivessem abandonado numa gélida manhã invernal. Às vezes fantasiava que talvez tivesse caído de uma carroça, e seus pais até hoje o procurariam. Às vezes achava que era fruto de um relacionamento ilegal, e por isso teria sido deixado para morrer. Tantas incertezas apenas aumentavam seu desejo de conhecer aqueles que o haviam trazido ao mundo.

- Abade Marcus.
- Sim, meu filho.
- Eu tenho pensado sobre minha vida, a providência que me salvou ainda recém-nascido. Eu... eu gostaria... eu queria sua permissão, meu pai, para...
- Para...?
- Para deixar o mosteiro.

Marcus foi pego de surpresa pelo pedido daquele que considerava seu filho. Algo teria faltado em todos estes anos, pelo que o menino (agora já um homem, mas aos olhos de Marcus, ainda um menino) ansiava revolver assuntos perdidos num passado distante? O abade endireitou-se na cadeira em que estava sentado, enquanto lia.


- Não entendo teu pedido, Balthazar. Estás tão bem aqui junto de nós, teus irmãos. O que ganharias ao tentar desenterrar fatos escondidos de teu passado?
- Eu não sei, pai (o tratamento era próprio tanto pela relação paterna entre os dois, quanto pela hierarquia da ordem), mas sinto um anseio que não posso explicar. Não é apenas um querer, mas parece-me mais um precisar saber quem eu sou.
- Tu és aquilo no que te tornastes, filho: um monge, separado do mundo para dedic...
- Eu sei, pai, eu bem sei destas coisas. E não pretendo deixar a ordem... apenas deixar o mosteiro por enquanto.
- O que queres dizer com isso?
- Peço tua permissão, pai, para tornar-me um monge viajante.
o ClérigoSo long and thanks for all the fish!

5 comentários:

  1. re-comentando: a historia promete!
    o tamnho do texto esta otimo,mas espero q nao demore a segunda parte!

    ResponderExcluir
  2. Então, a continuação virá na semana que vem... aguardem, hehehehe.

    ResponderExcluir
  3. O monge com o pé na estrada :D

    Vamos ver aonde essa estrada leva! \o/

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante e convidativo a introspeccao. Varios poderiam ser o motivo aos questionamentos de Balthazar, principalmente a necessidade de conhecer nossas origens no mais amplo sentido (atribuimos ao Criador - Deus); E se formos meros resultados do "acaso"? Ou ainda, viajantes do "cosmos" com poder de nos materializarmos e ao nos desintegrar do corpo fisico recuperarmos a consciencia de nossa condicao essencial, eterna/espiritual?... A busca de Balthazar pela sua origem, somente ira atrasar sua caminhada (viagem cosmica) que, creio, tenhamos deliberadamene escolhido trilhar...Somos eternos viajentes do "cosmos"???...

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.