segunda-feira, 14 de março de 2011

Baforada: Mapas

Talvez uma das partes mais importantes que cabe aos narradores é prover seus jogadores com referências visuais, pois creio que imagens, mapas e qualquer ilustração ajuda em muito na imaginação e claro no andamento do jogo.
____________________________________________________________



Mapas:

Um mapa é uma representação visual de uma região. Estes mais conhecidos são representações bidimensionais de um espaço tridimencional. A ciência da concepção e fabricação de mapas designa-se cartografia. Por vezes a cartografia se debruça sobre a projeção de superfícies curvas sobre superfícies planas, no processo chamado planificação.

Os mapas mais antigos que se conhecem foram encontrados na antiquíssima cidade de Hank Sukur, na Turquia, e datam de cerca de 6200 a.C., estando pintados numa parede. Existem também mapas em outras culturas ancestrais como por exemplo na asteca, na esquimó, na mesopotâmica, etc. Com a invenção do papel passaram os mapas a ser desenhados em folhas (talvez daí subsista quase como sinônimo a palavra carta), mais concretamente do termo grego que designava as folhas de papiro usadas na execução dos mapas, e que era karte. O termo carta é normalmente usado para referir mapas antigos. Na Idade Média, os mapas em uso na Europa eram frequentemente centrados em Jerusalém, e com o Oriente para cima.

Um dos grandes passos na evolução dos mapas é dado na época dos Descobrimentos, quando as áreas representadas eram bem maiores que anteriormente e havia a necessidade de obter bons níveis de precisão posicional para conseguir navegar com relativa segurança.

Tipos de mapas:

Mapas físicos
mapa geomorfológico - representam as características do relevo de uma região.
mapa climático - indica os tipos de clima que atuam sobre uma região.
mapa hidrográfico - mostra os rios e bacias que cortam uma região.
mapa biogeográfico - apontam os tipos de vegetação que cobrem um determinado lugar.

Mapas humanos
mapa político - aponta a divisão do território em países, estados, regiões, municípios.
mapa econômico - indica as atividades produtivas do homem em determinada região.
mapa demográfico - apresenta a distribuição da população em determinada região
mapa histórico - apresenta as mudanças históricas ocorridas em determinada região.
mapa rodoviário - estuda as rodovias e as estradas de um país.
mapa de gênero - aponta a localização onde se concentra o maior número de homens, mulheres

Seja uma dungeon, cidade, floresta, pântano ou qualquer outra localidade, os mapas são excenciais no RPG, sem eles fica bem difícil definir rotas de viagem, posição dos personagens e muitos outros fatores cruciais para o jogo. A confecção de mapas é uma arte antiga e muito valorizada, pois conhecer o território onde, por exemplo, dizem habitar orcs, já faz toda a diferença para pretensos exploradores e aventureiros.

Mesmo com o advento da tecnologia e dos programas de ilustração como Corel Draw e Adobe Photoshop, eu ainda prefiro criar mapas com a ferramenta humana mais antiga, a mão. Tirei algumas fotos dos mapas de cenários e mini cenários que fiz:

 Endor mini cenário onde os povos do norte dominam.

Arcadia cenário que venho trabalhando

Sul de Arcadia

Nasgoth mini cenário que desenhei o mapa em 30 minutos com aquelas canetas bic de 4 cores

Centro-oeste de Arcadia
É com muita horna que gostaria de anúnciar minha participação no cenário Bruntoll, pois serei o cartógrafo real desse mundo. Abraços para o prof. Alessandro que está me dando essa oportunidade.

Por Red Dragon "Cartógrafo, não fotógrafo hehehehe"
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

16 comentários:

  1. Ótima baforada!!

    Mapas são realmente muito importantes (e eu sou uma verdadeira catástrofe natural para criá-los). Quando tiveres tempo, grande dragão, talvez possa ajudar este velho caolho com isto...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Odin, se precisar de ajuda me manda um e-mail e ai verei o que posso fazer para ajudar.

    ResponderExcluir
  3. CARACAAAAAAAAAA! Os mapas de Bruntoll vão ser feitos pelo Red Dragon!!!!! UIA, vai ficar muito loco!!!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal! Eu curto desenhar e ficar analizando. Só não fui muito fã das suas montanhas que parecem pirâmides, mas as colinas, litorais e rios ficaram bem legais.

    Eu sou bom em fazer essa parte mais "artística", mas sempre fico indeciso se coloco uma montanha lá, ou uma floresta aqui, eu não consigo simplesmente sair fazendo, costumo passar tempo demais planejando. Ótimos seus mapas Red, ancioso pelo de Bruntoll. :)

    ResponderExcluir
  5. Muito bom os posts! E parabéns por se tornar o desenhista oficial do Bruntoll. Apesar de gostar de desenhar, ainda não arrisquei fazer um mapa. Quem sabe um dia rsss

    ResponderExcluir
  6. Que legal, creio que Bruntoll conseguiu um bom cartógrafo :D

    Agora entendi por que mapa é "karta" em russo D:

    ResponderExcluir
  7. Acho que daqui a pouco o Encaitar vai assinar assim:

    Encaitar: Mago 1, Bardo 1, Linguista 10, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, ele até mudou a foto! Tá parecendo o guitarrista do Led Zeppelin... hehehe! Red, é uma honra tê-lo aborto! Aposto que seu mapa dará uma luz aos Mestres que optarem pelo cenário!
    Galera, vamos transformar Bruntoll no cenário oficial do OD! Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Haha

    Mas... Bruntoll ainda não é oficial? Pareço meio tolo, mas pensei que era... vamos torcer pra ser oficial mesmo então \o

    ResponderExcluir
  10. O oficial é Legião, do Neme, se não me engano. Mas Bruntoll é o oficial para nóis, hehehe.

    Eu achei o Encaitar parecido com o Dave Murray (do Iron Maiden) nessa foto, kkkkkk.

    ResponderExcluir
  11. Cara tmbm criei o mapa do meu mundo na mão, mas nunca tinha pensado em usar caneta de tres cores... ficou muito maneiro...
    Bruntoll eh muito legal por sinal... Que venham novidades do cenario!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Meus parabens Red, muito bom mesmo.

    As pessoas acham que é facil, mas precisa de muita habilidade para tal.

    Sou geografo, e não tenho essa habilidade que vc tem, e poucos tem. Meus parabens.

    E espero que isso so possa torna melhor aida o cenario.

    ResponderExcluir
  14. Apenas esclarecendo: Bruntoll é oficial do Old Dragon, assim como todos os cenários que forem lançados pelo "selo". Hehehe! Legião é um cenário do António (Mr Pop)que será lançado em formato box set no segundo semestre. Por enquanto, ela ainda é algumas páginas de descrição geral, mas nossas mentes malignas já estão tramando os detalhes.
    Em resumo, assim como D&D possui Greyhawk, Forgotten, etc, o Old Dragon terá (por enquanto) Bruntoll e Legião. O primeiro é um cenário de baixa fantasia, nos moldes old school, já o segundo será dark fantasy (magias de cura, por exemplo, não existem... huahuahua!).

    ResponderExcluir
  15. Primeiro de tudo, parabens ao red dragon pela habilidade em desenho, e também pelo ingresso no cenário de Old Dragon.
    Gostei do post, e sempre me utilizei de mapas mais em dungeons. Em cidades eu "roubava" os de forgotten realms dos livros que eu tenho e mudava o que queria, mas fazia pouco isso. Quanto a terrenos maiores tenho o meu mundo/cenário de jogo desenhado, pelo menos a área em que eu costumo mestrar, mas poucas vezes detlhei areas especificas, como montanhas, lagos e planicies. Tenho feito isso mais agora, e por isso meu mundo já mudou muito (hehe). Acho que nunca me preocupei tanto com mapas também devido a minha pouca pericia em desenho...

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.