quinta-feira, 10 de março de 2011

Blogs e Blogueiros: Funbox - Wagner Rodrigues

Gurizada medonha, após um pequeno atraso, aqui vai a entrevista que eu, o Clérigo, fiz com o Wagner Rodrigues, sócio fundador da Funbox, a primeira ludo-locadora do país. Confira aí as respostas que ele deu às perguntas dos leitores e saiba mais sobre esse empreendimento tão interessante.
____________________________________________________________
Wagner, seja bem vindo ao Blog do Clérigo! Acho que esta é a primeira entrevista que faço com alguém que eu também conheço pessoalmente, então sinta-se muito à vontade.
É um grande prazer estar no seu blog e nós da FunBox agradecemos imensamente a oportunidade!

Bem, antes de falarmos sobre a Funbox e responder as perguntas dos leitores, queria que você falasse sobre si mesmo.
Bem, eu tenho 31 anos e me formei em Ciência da Computação em 2004. Tenho trabalhado na área da informática desde 1998 e de 2006 a 2010, trabalhei como gerente de produtos em uma empresa de e-commerce nos EUA. Recentemente no Brasil, eu era gerente de projetos, mas agora com a FunBox, decidi me dedicar 100% à empresa.

Se não quiser levar para casa, jogue no local.
E como surgiu a paixão por Boardgames?
É difícil responder isso. Pois desde criança já gostava de diversos jogos nacionais. Mas creio que podemos mudar um pouco a pergunta e falarmos sobre como surgiu a paixão pelos jogos modernos. Eu e a Vanessa (nossa outra sócia na FunBox e idealizadora da empresa) compramos há alguns anos atrás uma edição da Devir de Carcassonne. Foi amor a primeira jogada. Este jogo influenciou tanto nossas vidas, que sempre que íamos a casa de algum amigo ou festa todos pediam para que o levássemos. Foi a partir dele que começamos a descobrir que existia um universo imenso de jogos no exterior que não conhecíamos até então.

Em sua opinião, o que falta para que boardgames sejam tão populares no Brasil, quando o são nos EUA e Europa?
Na minha opinião, não falta muito. O brasileiro já é um grande consumidor dos jogos que existem no mercado nacional. A grande barreira hoje é realmente poder conhecer os títulos lá de fora. O grande público tende a comprar coisas que conhece ou que já ouviu falar. Ao lançar um produto no Brasil é preciso um plano de marketing bem estruturado, pois será preciso convencer o consumidor que o novo jogo é tão bom quanto (ou melhor) que outros já existentes. E para toda editora de jogos, este é um trabalho lento e dolorido. Mas ainda bem que agora existe a FunBox para ajudar nesta divulgação :)

Settlers: provavelmente o boardgame mais famoso do mundo, uma incógnita no Brasil.

Além de jogos importados, quais jogos nacionais vocês têm na Funbox?
Atualmente temos o Samurai da Ceilikan Jogos, da Art Games temos o Joias, o Grande Imperador e Rat-a-Tat-Cat. Muito em breve teremos o Afluentes da Bico de Lacre e títulos da Riachuelo Games como Galáxia S.A, Mehinaku e Casa da Fama. Mas não paramos por aí pois estamos em negociação outras empresas nacionais também!

Qual serviço tem saído mais: locação ou jogos na própria loja?
Nosso maior volume é a locação. Mas temos também um ótimo movimento de pessoas que vem na loja para jogar.

Alguma chance de rolar um campeonato de algum boardgame?
Estamos começando a trabalhar nesse sentido. Nossa primeira iniciativa se concretizou recentemente, onde fizemos uma partida de Cash 'n Guns: Live no Parque da Aclimação. Reunimos 18 pessoas que passaram a manhã se divertindo muito com o jogo. E ainda no fim do dia, todos ganharam uma camiseta da FunBox.

Você também joga RPG?
Cheguei a jogar pouco tempo RPG. A Vanessa me introduziu ao D&D onde participei de algumas aventuras super legais. Infelizmente o tempo não me deixou me aprofundar mais. Eu jogava como paladino e ela era uma barda.

Chame os amigos para jogar Lost ou 300. Eles vão adorar.

Alguma chance de vermos RPGs para alugar na Funbox?
Este é um tópico que cogitamos, na verdade. Quem sabe em um futuro não haverão mais novidades neste assunto? Enquanto isso, o que a FunBox oferece são jogos derivados do RPG, como por exemplo Arkham Horror (baseado em Call of Cthulu) e Heroquest.

Aproveitando o assunto dos RPGs, a Funbox vai estar presente na RPGCON deste ano?
Estamos trabalhando para que isso ocorra! :D

Muito obrigado pelas respostas, Wagner. Agora vamos às perguntas dos nossos leitores:

Pergunta do Trapaceiro: Já que a loja faz locação de boardgames, como fazem para ter um controle das pecinhas dos jogos? Vou dar um exemplo bem podrão, o War por exemplo, tem centenas de pecinhas. E se some alguma?
Bem, essa foi uma grande preocupação inicial nossa. Nós temos mapeadas todas as peças de nossos jogos e sempre que um jogo é devolvido nós conferimos todas elas. Como o cliente da FunBox é um público mais adulto, as pessoas tem um grande cuidado com os jogos. Caso ainda assim suma alguma peça ou há algum dano nós entramos em contato com a pessoa e tentamos resolver da forma mais fácil possível (normalmente é só pedir a peça para a editora do jogo que ela envia sem problema algum).

Além de Age of Empires, há vários outros boardgames baseados em videogames.

Pergunta do Red Dragon: Gostaria de saber como surgiu a idéia de abrir uma ludo-cadora? E se é um negócio rentável?
Como comentei anteriormente, a idéia foi da Vanessa, nossa outra sócia. Ela concebeu em 2008 os primeiros conceitos da empresa também nos EUA. Lá nós tínhamos um acesso muito fácil aos jogos de tabuleiros. Gostaríamos muito de que no Brasil houvesse alguma iniciativa para melhor compartilhar e divulgar muito do material que só existe lá fora. Foi a partir daí que surgiu a idéia da ludolocadora, que é algo de fácil acesso a todos.

Abrir algo totalmente novo no Brasil é um risco muito grande. Não sabíamos qual seria a aceitação de tal tipo de serviço. Mas para nossa grande surpresa, 1 mês de faturamento projetado para FunBox acabou se tornando 1 semana de faturamento real. A procura é muito grande ainda mais pelo fato de ser um tipo de entretenimento totalmente diferente de qualquer outro.

Pergunta do Rafael Beltrame: quanto tempo demora até o investimento se reverter em lucro? Qual a procura por boardgames no Brasil, e qual o gênero mais jogado?
Nós estimamos inicialmente que o investimento fosse levar em torno de 2 anos para ter retorno. Porém, com a realidade que nós encontramos, prevemos agora, um retorno em menos de 1 ano.

Falando de boardgames em geral, a procura é sempre a mesma, pois no país infelizmente não temos muita variedade. Porém quando falamos de títulos famosos e premiadíssimos lá fora como Puerto Rico, Ticket to Ride e Pandemic, a procura para locação é bastante alta.

É difícil dizer qual é o gênero mais procurado, pois isso depende do grupo que irá jogar. Mas em geral, jogos cooperativos (em que não se joga um contra o outro, mas sim unidos contra o tabuleiro) tendem a ser um sucesso.

Pequena amostra do acervo da loja. Tem mais duas prateleiras como essas.

Bom, Wagner, foi um grande prazer fazer esta entrevista com você. Fico feliz em saber que a Funbox está indo muito bem, e espero que continue crescendo e se expandindo.
Gostaríamos muito de agradecer à você pela oportunidade e pelo apoio que tem nos dados! Uma hora queremos jogar um Heroquest contigo! :)

Vai ser uma honra!
o ClérigoSo long and thanks for all the fish!

11 comentários:

  1. PÁA PÚM! XD Dúvidas esclarecidas. Thanks Wagner e sucesso com a empresa.

    ResponderExcluir
  2. muito legal!

    mandei um email sugerindo o blog do raccoon, q fala de jogos (e muito bem, por sinal).
    quem sabe nosso amigo guaxinim nao faz uma troca de divulgações, ne?

    ResponderExcluir
  3. O raccoon eu já entrevistei por aqui também, rsrsrsrs. Quem quiser conferir:

    http://oclerigo.blogspot.com/2011/01/blogs-e-blogueiros-rocky-raccoon-helio.html

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, agradecemos muito a oportunidade e o apoio de vocês! Quando quiserem dar um pulinho na FunBox, será um grande prazer jogar com vocês! :)

    ResponderExcluir
  5. Muito legal! Descobrimos a funbox neste final de semana e estamos nos divertindo horrores (oops) com Arkhan Horror e outras maravilhas que alugamos por lá :) Funbox na RPG Con! \o/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, me senti lisonjeado pela visita da Maíra do Taulukko. E concordo com ela: Funbox na RPGCON!

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a entrevista. Espero que a locadora tenha tanto sucesso, mas tanto sucesso que possa abrir uma filial em Porto Alegre =D.

    Abraços galera.

    ResponderExcluir
  8. isso ai, se tiver uma filial em POA eu compro meu titulo de socio vitalicio, hehe

    ResponderExcluir
  9. Olha, acho que o Wagner já pode começar a pensar num sistema de franquias...

    ResponderExcluir
  10. Ahh, eu conheço Catan, eu adoro aquele jogo!!!

    Pena que não tem a Funbox por aqui :(

    Se abrir uma filial em Porto Alegre, eu fico feliz; daqui até lá é um pulo só (ou dois...) xD

    ResponderExcluir
  11. pena q nao da pra sustentar a loja com 3 clientes, hehehe

    (ate dá, mas cada um teria q alugar um bocado de jogos :P )

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.