quarta-feira, 30 de março de 2011

Lição: Últimas Dicas Para Mestres Sem Tempo

Olá, classe! Encerrando nosso intensivo sobre como mestrar sem tempo, vamos a algumas dicas úteis e genéricas para toda e qualquer situação. Em breve, lançamos um PDF com o intensivo compilado!
____________________________________________________________

1ª Arrume tempo: hoje, acho que deveria ter começado com essa dica. Bem sei como é difícil conciliar dezenas de atividades em apenas 24 horas. Tudo o que lhes disse na primeira lição é verdade: levo uma vida cheia de projetos, nas mais variadas áreas. E constantemente me perguntam: nossa como você arruma tempo para tudo isso? Percebam o verbo: arrumar, do francês antigo arrimer, "dispor mercadorias de maneira ordenada". É justamente isso: eu arrumo, organizo meu tempo para poder, como alguns dizem, "desperdiçá-lo".

Essa dica, na verdade, é para sua vida também. Acostume-se a agendar seus compromissos, impor a si mesmo prazos, metas e cumprir o próprio combinado. Hoje (29/03, 23:50), enquanto escrevo esse post, já tenho aqui a meu lado a lista de tarefas que preciso realizar para amanhã. É uma porrada de coisas, mas, se tudo der certo, terei ao menos três horas livres (dá para tirar uma soneca, rever alguma aula e ainda bolar algum princípio de aventura).

Não seja um escravo do relógio: use-o a seu favor!

2ª NÃO leve o RPG tão a sério: RPG é uma diversão, um passatempo, logo, não deve constar em sua lista de obrigações. Faça primeiro aquilo que deve ser feito: trabalho, estudos, família, amigos e a namorada (o) são mais importantes que seu jogo. Amanhã, quarta-feira, é o dia em que meu grupo reúne-se, mesmo assim, preciso ler dois artigos, planejar três aulas, lecionar três períodos à noite e jantar com minha noiva, a Bruna. O RPG fica lá pelas 21:20. Prioridades primeiro, RPG depois. Isso evita vários problemas, como deixar coisas importantes para trás e depois não conseguir concentrar-se no jogo por ficar com peso na consciência.

3ª A "coisa" apertou, peça ajuda: nenhum grupo de jogo é um bom grupo se não for composto por amigos e eu duvido muito que amigos de verdade não entenderão algum momento difícil que seu Mestre esteja passando. Se você está com problemas para conciliar seu posto de Mestre com sua vida profissional e social, abra o jogo com seu grupo e veja se não há como revezar com o grupo o lugar atrás do escudo.

Em dezembro do ano passado, eu estava com muito, mas muito trabalho devido ao encerramento do ano letivo. Como se não bastasse, havia o relatório de estágio e uma tese (justamente sobre RPG e educação) para ser defendida na faculdade. Eu sabia que não teria tempo para boas partidas. Fui franco com meu grupo e sugeri que alguém tomasse o posto ou que jogássemos algum outro jogo, apenas para manter o grupo reunido. Para minha surpresa, nosso Jogador mais "novato" ofereceu-se para mestrar uma mini-campanha com o Old Dragon.

Foi incrível para todos! Eu pude voltar a jogar, o Maurício pode sentir como é ser Mestre e os demais Jogadores não ficaram sem seu amado joguinho. Interessante que, em fevereiro, os papéis inverteram-se: Maurício voltou ao trabalho e não tinha mais tempo para mestrar. Ele me procurou e eu tomei meu velho posto de volta. Falando nisso, Maurício, já vai preparando a campanha desse ano, ok?

Se o tempo anda curto, é bom ter uma mãozinha... por que não oito?

4ª Escolha um sistema simples ou simplifique-o: ser Mestre é trabalhoso por si só, o que se dirá se o sistema for cheio de frescurites. Opte pelos sistemas simples! Isso facilitará sua vida aos montes! Se o sistema é simples, a criação de PDMs, masmorras, monstros, tesouros, aventuras e campanhas também é! O próprio D&D (3.5) é um exemplo de RPG nada simples: se você seguir tudo na ponta do lápis, vai passar horas preenchendo as fichas dos PDMs, calculando os tesouros e os XPs daquele dragão vermelho e vai ter dezenas de regras especiais para seu combate.

Não cabe a mim dizer qual sistema é mais simples ou melhor, isso é você quem deve saber. Mestrar D&D ao pé da letra, para mim, é trabalhoso demais, mas, para outro Mestre, pode ser mais fácil do que abrir mão de certas "luxúrias" (como diria o bárbaro Ergo) como eu faço. Escolha um sistema que você conheça bem e que lhe permita uma autonomia na hora da criação e preparação das sessões, esse é o caminho.

5ª Não prepare tudo de antemão: escreva mil rotas para sua aventura e os Jogadores escolheram outras mil. É impossível prever o que seus Jogadores farão. Mesmo após conhecer meu próprio grupo há 10 anos (alguns até mais, outros menos), a cada sessão tenho uma nova surpresa. Assim, não perca tempo bolando infinitas possibilidades. Use as lições sobre aventuras instantâneas e campanhas despreparadas e deixe que o aleatório lhe auxilie na mesa, no momento em que os dados rolarem. Claro, não vá de mãos nuas para a batalha! Ao menos uma sequência lógica de ações (situação inicial, conflito, dinâmica de ações, resolução e situação final) deve estar sempre a mão.

6ª Leia muito e de tudo: outra lição para sua vida, gafanhoto! Eu sempre comparo nossa mente como uma poupança bancária: é preciso fazer depósitos frequentes para que ela renda juros e possamos sacar alguma coisa quando necessário. Não vejo melhor investimento para essa conta do que a leitura.

Ler, obviamente, não trará benefícios apenas para seu jogo, mas não listarei aqui nenhuma lista do que irá mudar em sua vida se você ler com mais frequência. O enfoque aqui é o RPG e o seu problema com pouco tempo para mestrar. Quem sabe não faço um post sobre "como e por que ler", imitando Harold Bloom?

Dê uma olhada no fundo da foto e encontrará a origem da Terra-Média.

Agora, de nada adianta você ler apenas livros sobre RPG ou relacionados ao seu jogo. Se você joga em Forgotten Realms e acha que ler os suplementos e romances do cenário lhe trará boas ideias, está redondamente enganado. Aliás, não é bem isso: você terá boas ideias, mas é muito provável que seus Jogadores já tenham lido o livro em questão e sua brilhante ideia será considerada um plágio descarado. Leia de tudo! A literatura universal possui tantas boas ideias quanto qualquer cenário. Victor Hugo, Emile Zola, Stevenson, T.S. Eliot, Poe e Kafka são alguns bons nomes que me vieram à cabeça sem nenhum esforço. Se nunca leu nenhum desses caras, o que está esperando? Mesmo que eles não tenham ABSOLUTAMENTE nada a ver com seu cenário cyberpunk a alma humana e suas inquietações é, em sua essência, única e imutável.

Quebre, também, esse preconceito contra nossa literatura. O Brasil produziu e produz excelentes escritores (e, sinceramente, não estou falando de Paulo Coelho...). Dúvidas? Bom, comece com "Noite na Taverna" e "Macário" de Álvares de Azevedo e depois conversamos... leia Machado de Assis, Erico Verissimo, Rubem Fonseca (meio pesado esse aí), Tabajara Ruas e até Franklin Távora, com o magnífico "O Cabeleira". Não esqueça os portugueses, opá! "Os Lusíadas" de Camões é tão épico que já virou até aventura de RPG defendida em tese de mestrado!

7ª Acompanhe os blogs de RPG: como última dica, algo que provavelmente você já faz, ou não estaria aqui. Dê uma frequentada nos blogs de RPG. Sempre há posts interessantes, criados por pessoas que realmente jogam RPG. A imensa maioria não ganha um centavo pelo que publica na internet, portanto, faz por amor ao jogo, o que garante posts com sentimento, embora, às vezes, pequem um pouco na escrita.

Penso, logo, blogo!

Se, no que alguns ousam chamar de áureos tempos do RPG nacional (início dos anos 2000... qué, qué...) era preciso comprar a única revista de RPG do Brasil, hoje temos centenas de blogs que cumprem essa função sem cobrar nada. Dê uma olhadinha, aí do lado, que o tio Clérigo tem uma lista bacana de blogs para você dar uma bisbilhotada. Ah, e não esqueça de comentar, pois é esse o pagamento que nós, autores de blog, mais gostamos!

Um abraço, moçada, e até a próxima quarta!
Prof. AlessandroAlessandro é professor de Inglês, Espanhol, Português, Religião e Literatura devido à profissão. Cineasta, cientista, astrônomo (não astrólogo...), artista plástico, ator, músico, linguista, poliglota, crítico e escritor devido à paixão. Leitor, RPGista, nerd, cinéfilo, enólogo e ocultista devido à diversão. Maníaco por cultura devido a algum mal genético. Ah, e chato, por pura força de vontade.

17 comentários:

  1. Parabéns pelo post, professor! Foi uma série incrível, e merece mesmo um pdf com todas as lições... mas ainda assim, fica aquele gostinho de quero mais.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo artigo, estou querendo voltar a brincadeira, mestrar, mas tenho este problema de tempo, tentarei seguir as dicas, acompanhar o blog e ver se o resultado vem.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Calma, Clérigo! É o fim do intensivo, mas não das lições! Há muito o que ser dito ainda! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. OLHA mereceia um livro XD
    Muito bom MESMO prof. tentarei reproduzir os efeitos sonoros das minhas palmas:
    CLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAPCLAP

    ResponderExcluir
  6. Mais um excelente post!!!
    Foi realmente uma ótima série professor, e me ajudou muito.
    Ficamos no aguardo das próximas lições!!!

    Queria dar uma sugestão também... o professor sugeriu a leitura para aqueles que mestram, nada mais natural, mas vcs poderiam ter uma coluna de sugestões de leitura, desde o tipo até autores, quais livros mais tem haver com certos tipos de RPG. É isso ai... vlw!!

    ResponderExcluir
  7. Excelente série de Lições Profº. Está de parabéns pela iniciativa e por ter um texto bem escrito.
    A regra básica de narratologia que você passou é ótima.

    Vlw, continue com novas lições e tou no aguardo do PDF.

    ResponderExcluir
  8. Será que eu preciso falar alguma coisa?! hehehe!

    ResponderExcluir
  9. *fazendo posição de reverência*

    Cara, é tipo, uma honra colossal blogar ao lado de gente tão incrível e cerebral quanto o professor.

    PS: por favor não estranhem a minha linguagem um tanto deconexa, minha mente funciona na forma de um caos ordenado, ou ordem caótica, como vocês preferirem. Cobertura de chocolate opcional.

    ResponderExcluir
  10. Ei, Bruna, opinião da noiva não conta, kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  11. Uma boa série que acabou, e tão rápido... :(

    Mas ainda há novos posts por vir da mente do nosso professor Alberto Áinstain RPGístico, felizmente :D

    ResponderExcluir
  12. Clérigo, de boa, não preciso falar nada mesmo... basta ler os comentários do pessoal. :D
    hehehe!

    ResponderExcluir
  13. Tenho que admitir: é verdade! O Alessandro é o cara!

    ResponderExcluir
  14. Ei, vamos parar com a rasgação de seda... hehehe! O pessoal vai pensar que é assim só porque é primeiro de abril... hehehe!
    Obrigado, galera! E não entrem em Pânico! As lições não acabaram.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom o post! Sempre fui um mestre sem tempo,e muito vidrado nas regras (os jogadores me forçavam a isso), agora resolvi criar um blog para servir como diario de campanha a minha nova aventura jogando Old Dragon (regras mais simples e mais interpretação).
    Criando o blog comecei a ler mais sobre RPG, e isso tem ajudado bastante na elaboração da aventura.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.