sábado, 11 de junho de 2011

Aleatório: Heróis & Aventureiros, sistema de tendências parte 2


Olá novamente meus pequenos manolos para os quais sacrifico prazerosamente algumas horas semanais. Hoje teremos a parte 2 das tendencias do sistema que estou desenvolvendo o Heróis & Aventureiros. Sem muita enrolação hoje, apresento as tendencias neutras. Para mais informações sobre o conteúdo desse post veja um de meus posts anteriores aqui.


TENDÊNCIAS
As tendências de um personagem ou criatura indicam seu comportamento, sua filosofia de vida, sua forma de ver o mundo. Uma tendência é classificada como uma palavra que representa uma característica do personagem. Todo personagem possui uma, duas ou três tendências que criam uma identidade para ele, por exemplo, um guerreiro com as tendências bruto e companheiro poderia ser como um irmão mais velho chato que vive te socando no ombro, mas está sempre ali para te defender dos valentões e nunca te abandona em hora de necessidade. Já um guerreiro com as tendências honrado, honesto e altruísta seria praticamente um santo defendendo os inocentes e sempre se opondo contra qualquer coisa que considere errada. Enquanto que possuindo as tendências idealista e revoltado teríamos um perfeito revolucionário. No entanto perceba que ninguém é coerente o tempo todo e que as tendências são apenas guias, não prisões, você tem toda a liberdade de interpretar seu personagem da maneira que quiser.

Apático: o apático não costumam ter iniciativa para fazer as coisas, exceto o essencial para sobreviver, ao contrario, ele quase sempre espera as coisas acontecerem para só então esboçar uma reação, normalmente a mais obvia. Um individuo assim geralmente reage da mesma forma como é tratado, amigavelmente se falam a ele com gentileza ou de maneira rude se o importunam. Esta tendência definitivamente não é recomendada para personagens jogadores, afinal aventureiros não deixam as coisas acontecerem, eles fazem as coisas acontecerem. A maioria das pessoas comuns dentro do mundo de jogo e todos os animais são apáticos.

Bruto: O Bruto possui uma maneira áspera e dura de lidar com os outros. Ele tem dificuldade com as nuances sociais e acredita mais nas ações do que nas palavras. Possui pouca paciência, pavio curto e muitas vezes procura resolver discussões partindo para a agressão física. Ao mesmo tempo, o Bruto possui um senso de justiça interior e não suporta ver um fraco sendo abusado por outro Bruto. Ele tem muita dificuldade de expressar e de admitir seus sentimentos pelos seus amigos. Mas acredita na fidelidade entre amigos e fará tudo para protegê-los.

Cético: O Cético não acredita em nada que não possa provar por conta própria ou por sua visão materialista da realidade. Possui uma visão prática da vida e procura alertar seus amigos sobre as armadilhas dos sonhos pessoais e das crenças. Tem uma enorme confiança em sua capacidade de discernir o real do imaginário e geralmente é ateu.

Impulsivo: o impulsivo não pensa em suas ações e não mede as conseqüências de nada do que vai fazer. Ele quase nunca faz planos e quando faz geralmente os abandona rápido. O impulsivo vive o momento sem se importar se suas ações causaram efeitos drásticos. Começar brigas, causar acidentes com sua imprudência e se jogar de um penhasco junto com o vilão são atitudes típicas de alguém impulsivo.

Jogador: O Jogador gosta de transformar tudo em uma competição ou aposta e está sempre disposto a arriscar tudo em uma oportunidade de vencer ou de ter um ganho imediato. Falador, o Jogador está sempre a procura de emoções fortes e cultiva algum hábito compulsivo de jogo, seja cartas, dados, etc. Seu ambiente favorito são os locais de entretenimento, onde pode convencer. Os credores fazem parte de sua vida, assim como relações amorosas que acabaram por causa do seu vício em jogo.

Líder: ele ambiciona o comando, pois tem muita confiança em sua capacidade de visualizar e resolver situações. Ele acredita que nasceu para governar e liderar vários indivíduos. Ele também acredita em destino e se aventura para talhar suas qualidades como líder. É valente, decidido, porém muitas vezes autoritário e vaidoso.

Malandro: é aquele que sempre procura se sair bem de qualquer situação. Ele é criativo, esperto, manipulador e independente, procurando sempre tirar vantagem dos outros. Ele é muito simpático e agradável, porém sua propensão a manipulação e a mentira os colocam em situações difíceis com seus companheiros.

Político: O Político é uma criatura social, que adora lidar com pessoas de todos os tipos. Muito simpático, ele procura sempre criar contatos e amigos por aonde vai. É vaidoso, carismático e falador, propenso a discursos. Suas opiniões variam de acordo com sua platéia, ele sempre procura levar seu público para o seu lado. Sabe argumentar como ninguém e sabe como mudar as opiniões de seus companheiros para seguir o que deseja. Sabe como agir em situações embaraçosas, desde que possa usar de sua extraordinária lábia.

Racional: este individuo vê a vida evitando qualquer influência de suas emoções. Ele cultiva com fervor o pensamento lógico e racional, pesando e considerando suas ações sem a influência do que realmente sente. Eles parecem ser frios e calculistas, mas são fiéis companheiros. Raramente revelam suas emoções e quando revelam, o fazem de maneira impessoal. Possuem grande curiosidade e desafios lógicos o fascinam.

Revoltado: Não conformista por natureza, o Revoltado não aceita nenhum tipo de imposição externa em sua vida. Ele possui um senso próprio da realidade e se revolta contra qualquer imposição ou controle autoritário. O Revoltado é normalmente contra as instituições que controlam e manipulam a população e está sempre criticando e procurando derrubar os mitos e as crenças dos demais. Ao mesmo tempo, é um lutador enérgico pela liberdade, sendo capaz dos maiores sacrifícios para lutar contra a opressão e libertar oprimidos.

Romântico: O Romântico vive de seus sonhos impossíveis, ilusões de grandeza e de glória. A realidade imediata não é tão importante quanto o seu ideal romântico. Ele é governado por suas emoções e não mede esforços para buscar aquilo que deseja, mesmo que sejam objetivos irreais. É passional e sempre procura motivar seus companheiros para seguir o seu sonho. Pode possuir um foco de seu amor, uma musa ou um ideal que sempre leva em mente. Está sempre disposto a morrer pelo seu sonho, o que muitas vezes o leva a atitudes impensadas.

Teatral: ele gosta de ser o centro das atenções. Tudo para ele é exagerado, suas expressões e emoções são performáticas, criando um drama que atrai a atenção das pessoas. Ele é muito vaidoso e está sempre em busca de aplauso para seus feitos. Tem a propensão a enfeitar e a exagerar mais do que o necessário suas próprias ações, mas é muito charmoso e simpático com seus amigos. Ele não aprecia a falta de cultura e de sofisticação, além de ser extremamente crítico com aqueles que não lhe dão atenção.
Hiago AzuredHiago Azured, Roleplayer 4/Powergamer 1; tendência:??? FOR 8, DES 12, CONS 10 INT 17, SAB 9, CAR 15 Além de rpgista é metaleiro, DeMolay, nerd, otaku e agnóstico. Costuma chamar as pessoas de "manolo", tem leve tendência a falar de forma exagerada, joga todo e qualquer cenário/sistema que aparecer em sua frente. Por algum motivo considera a amizade verdadeira uma forma superior de amor. Anime favorito: BERSERK. Mora no Acre e é criador do Crônicas do Nerd Perdido.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Hiago *-*

    Até agora eu sou: Companheiro, Idealista, Cético, Revoltado e Romântico... talvez impulsivo, a julgar pelo jeito que ando ultimamente, mas não tenho certeza deste último xD

    Poxa, será que só eu e o Mestre Walla gostamos desse sistema de tendências? Cadê os comments do resto do povo? :(

    ResponderExcluir
  3. @mestre walla: Apático? Você? Tem certeza? Hehe.

    @Encaitar: então amigo, as tendencias no caso são as características mais destacadas do personagem. Eu também gostaria de saber o que aconteceu com os comentaristas do blog.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.