sábado, 30 de julho de 2011

Aleatório: Aventuras urbanas


Cidades. Tipicamente um lugar para descansar e repor suprimentos entre uma aventura e outra. Nós geralmente temos tendencia a usar as cidades como lugares pacíficos, mas a coisa não é sempre bem assim.

Bom, a coisa hoje é direta e reta. Algumas sugestões para aventuras em cidades.

A dungeon oculta. Você pode facilmente colocar uma masmorra mais tradicional no meio de uma cidade. A rede de esgotos de uma grande metrópole, uma cripta como as de Paris ou até mesmo ruínas de uma antiga cidade no subsolo servem bem a esse propósito. Particularmente eu acho interessante conduzir o grupo até esse local e de alguma forma obstruir a entrada pela qual vieram, os obrigando a procurar um modo de saírem dali.

Guerras secretas. O grupo acaba se envolvendo ou mesmo sendo recrutado por uma guilda de ladrões e passa a estar no meio do fogo cruzado entre as máfias em alguma grande cidade. Aliás este cenário pode servir até mesmo para uma campanha inteira, principalmente em cenários de nível de poder mais baixo.

Sítio. Estar em uma cidade no momento em que ela é atacado por um exército inimigo é uma das situações mais tensas que pode acontecer em uma mesa. Fora toda a questão da guerra ainda há várias possibilidades de conflito dentro da própria cidade, principalmente com espiões e pessoas que se aproveitam do caos para colocar em prática planos nefastos.

Bom, por enquanto é isso. Desculpem uma eventual baixa (tanto em tamanho do post quanto em conteúdo), é que estou meio que saindo de um bloqueio criativo épico. Ah, se der comentem.
Hiago AzuredHiago Azured, Roleplayer 4/Powergamer 1; tendência:??? FOR 8, DES 12, CONS 10 INT 17, SAB 9, CAR 15 Além de rpgista é metaleiro, DeMolay, nerd, otaku e agnóstico. Costuma chamar as pessoas de "manolo", tem leve tendência a falar de forma exagerada, joga todo e qualquer cenário/sistema que aparecer em sua frente. Por algum motivo considera a amizade verdadeira uma forma superior de amor. Anime favorito: BERSERK. Mora no Acre e é criador do Crônicas do Nerd Perdido.

13 comentários:

  1. Fato... As cidades podem abrigar grandes perigos e fornecer boas tramas.

    Valeu, Manolo! =)

    ResponderExcluir
  2. e digo mais: assim como vilas inteiras cresciam onde tinha garimpo, poderiam surgir vilas em torno de uma dungeon.

    aventureiros vao explorar, e precisam voltar para descansar, comprar equipamentos, curar os hirelings, etc.

    ha muito a explorar nesse tema, otima escolha!

    ResponderExcluir
  3. Nas minhas narrações acontece muita coisa em cidades, mas essas dicas podem ajudar, valeu.
    XD

    ResponderExcluir
  4. boas dicas, e o que o Rafael falou tambem é muito interessante.

    ResponderExcluir
  5. valeu javo. tenho tres materias sobre isso (sobre construir coisas em função de dungeons), e seguda feira sai a parte final ;)

    ResponderExcluir
  6. Waterdeep de Forgotten Realms é um bom exemplo de uma cidade onde tudo pode acontecer. Under Montain da muito pano para manga heim.

    ResponderExcluir
  7. Interessante realmente a idéia da cidade ser sitiada, principalmente se os personagens estiverem só de passagem =)... Gostei mesmo...

    ResponderExcluir
  8. Salve manolos. De fato, rolaram altas aventuras na minha mesa quando o grupo ficou preso em Valkaria durante a invasão dos minotauros. Mas que bom que geral gostou.

    ResponderExcluir
  9. É vero. Grandes cidades, grandes problemas. Foi um belo retorno à ativa, caro Hiago. Continue assim!

    ResponderExcluir
  10. Minhas campanhas não são completas sem pelo menos uma aventura nos esgotos. Os suplementos Cityscape e Dungeonscape (ambos para D&D 3.5) dão umas boas ideias para aventuras urbanas e masmorras, respectivamente.

    ResponderExcluir
  11. Cara, nós do Reduto criamos um gerador de eventos para campanhar urbanas, afinal, RdF muda o foco do jogo para dentro das enormes muralhas de suas cidades.

    Afinal, enquanto uma cidade enorme de D&D tem 25.000 habitantes, caspia, capital de Cygnar, tem 1 MILHAO De habitantes!!!

    Segue o link http://redutodobucaneiro.blogspot.com/2010/06/gerador-de-eventos-para-campanhas.html

    ResponderExcluir
  12. e quem não se lembra da famosa blacksand, a cidade dos ladrões?

    ResponderExcluir
  13. De fato muita coisa pode acontecer numa cidade, e é muito mais fácil arrumar um inimigo em uma cidade do que em uma floresta.
    Além disso, imaginem uma cidade que tem um grande segredo e que por isso não vê forasteiros com bons olhos. Ou um determinado tipo de personagem não é aceito pela sociedade local e o grupo passa a ser alvo de hostilidades por causa de um ou mais personagens serem deste tipo.
    Ou ainda os personagens são confundidos com bandidos locais e têm que provar sua inocência. As possibilidades são muitas.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.