segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Baforada: Dungeons Lógicas

Nosso amigo Rafael Beltrame embarcou em uma cruzada de férias e eu vou postar no lugar dele nessa "adorável" segunda feira. Esse post vai tratar de um assunto que muitas vezes passa despercebido pelos jogadores e principalmente para os mestres iniciantes vamos lá.

O RPG é um jogo onde podemos extrapolar os limites do possível imaginário, mas se você jogador ou mestre possui um pouquinho de experiência, vai perceber que até esse "extrapolar" tem que ser medido com bom senso para tornar o jogo mais "convincente" e claro para conseguir uma ambientação mais concreta e tangível na imaginação de todos na mesa. Obviamente que em mundos mágicos de fantasia a magia pode explicar tudo, mas em muitas situações é melhor usar a lógica do que dar as mesmas desculpas magicas de sempre. Vejam essa situação de um jogo que participei a milênios atrás:

Mestre: Então vocês adentram o reino subterrâneo dos Anões cinzentos, do alto da grande ponte de pedra vocês avistam centenas de prédios construídos nas próprias depressões e relevos de toda essa gigantesca caverna. As construções que chamam mais a atenção são enormes moinhos de vento, todos girando quase em sincronia. Existem lagos de ácido emitindo uma fumaça verde que se espalha por toda a caverna, sem falar nos enormes cogumelos bioluminescentes que iluminam todo esse cenário de tirar o fôlego.

Jogadores: MOINHOS DE VENTO....LAGOS DE ÁCIDO...COGUMELOS....Mestre você tem usado dorgas?!?!?!?!?!?!

Desnecessário dizer que o mestre fez uma palestra de desculpas mágicas, tipo como os moinhos giravam com o vento magico que saia das fendas da perdição, como os anões conseguiam sobreviver em meio dessa névoa ácida e claro explicou direitinho a tal bioluminescência.


 SIM eles existem!!

 Bom por mais que "mestre é mestre e não se discute", foi difícil de engolir essa estroboscópica caverna (pra mim o Bob Marley e o Nabucodonosor moravam lá e jogavam truco todo dia na taverna). Enfim, acredito que criar dungeons loucas é muito legal, mas muitos jogadores não conseguem ter o mesmo nível de abstração do mestre e ai fica muito difícil imaginar e ambientar os personagens nessas masmorras malucas. No lugar de moinhos de vento era só colocar moinhos movidos pelas águas dos rios subterrâneos, as lagoas de ácido poderiam ser depósitos de betume e os cogumelos...deixa eles ai, são bonitos.
Dungeon dos magos dentistas

É claro que para quem manja um pouco de biologia e geologia (e várias outras ias), fica muito mais fácil usar a logica do possível. É legal ler sobre essas ciências, pois você aprende e já vai imaginando como usar o conhecimento no jogo.
Construir o background das dungeons facilita em muito a questão do porque tal coisa está lá, antes de criar um ambiente desses, costumo pensar no passado do local para só assim criar seu presente. Acreditem fazer esse background das localidades evita aquelas clássicas gafes " o que o Tarrasque está  fazendo acorrentado dentro do porão da taverna" ou até " como um cara se afogou com um anel de natação +10" (pérola contada pelo nosso amigo Hayashi. Leia os comentários). Nunca se esqueçam que a verossimilhança deixa a climatização mais completa.

Por Red Dragon "pagando a 55° parcela do financiamento da dungeon" 
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

6 comentários:

  1. O mestre tem sempre a palavra final... Mas confesso que a verossimilhança deixa o jogo muito mais interessante...

    ResponderExcluir
  2. É bom usar elementos que realmente possam ser explicados, isto pode inclusive criar uma intriga maior do que a velha e boa explicação mágica :D

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, certos detalhes deveriam seguir uma quimica, fisica e biologia, por mais fantasioso que seja o mundo. Mas isso pode frustrar certos players que lançam uma bola de fogo numa sala cheia de plantas e vê nada pegando fogo porque são plantas mutantes resistente a fogo que crescem em outro plano.

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre gosto de aplicar um realismo nas minhas narrações, eu gosto quando tem lógica, pois assim os jogadores podem prever certas coisas.
    XD

    ResponderExcluir
  5. Baforada muito boa essa, red! (e quente tb, rsrsr)

    E acho que o comentário do Druida resumiu tudo que penso.

    ResponderExcluir
  6. Com certeza a lógica e a verossimilhança ajudam a habientar o jogo e o torna mais crivel para os jogadores.
    Lógico que o fantástico e mágico tem lugar, mas não é em todo lugar, não é mesmo?

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.