quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Conversa de Taberna: Planilhas de Combate Alternativas



Muitas vezes em uma batalha, é necessário desenhar um mapa com a descrição dos arredores e para acompanhar o desenrolar da luta (principalmente na movimentação dos personagens). Para tanto trago hoje algumas dicas de grid de batalhas.



O vidro é um dos materiais que considero de melhor uso para fazer planilhas de combate. Basta uma caneta não permanente e você pode criar diversos cenários.

 1. Vidro jateado



Esse vidro tem 6mm de espessura e 70cmx55cm, e foi jateado com quadrados de 2,5cmx2,5cm. É possível mandar fazê-lo em qualquer vidraçaria.
Com este pode-se criar qualquer cenário e ser feito do tamanho que desejar. Então, tem-se bastante espaço para desenhar, não necessitando ficar desenhando tudo de novo cada vez que os personagens passam uma sala. Ah, não se deve escrever do lado jateado, senão pode manchar as linhas.
A desvantagem, é que fica ruim de carregar por grandes distancias (se você não dispor de um carro), e sempre tem esse fundo mesa preenchendo os quadradinhos.


2. Porta retrato gigante

"O que é essa criatura estranha?"
"É só o fim do mapa..." 

Aposto que nunca pensou que porta retratos teriam tal utilidade.
Esse possui 40cmx30cm, apesar de que já vi de 60cmx60cm pra vender.
A maior vantagem é que se pode trocar o fundo dependendo do ambiente da aventura. Assim podemos usar um lindo verde wild ou um simpático cinza dungeon, ou ainda um púrpura futurístico, dependerá de cada jogo e cada quest.
A desvantagem que não fica muito grande o grid, contudo, isso vai depender mais de qual tamanho de porta retrato utilizar. E essa borda me irrita um pouco.
A vantagem é que fica mais fácil de carregar por ai. Como tem o apoio no fundo, é mais difícil de quebrar o vidro no transporte.
Em vez de se usar um porta retrato, pode-se escolher o fundo de sua preferência, no tamanho que lhe agrada e mandar enquadrar. Nada de fundo de mesa aqui.

Nada como uma masmorra para começar o dia.

3. Quadro negro/branco

Sabe aquele quadro negro/branco que se compra em papelaria? Então, vamos dar uma nova utilidade em vez de ensinar o BAB.
Pegue um desses quadros (tamanho a sua escolha) e uma fita gomada de 2,5cm de espessura e tinta acrílica preta ou branca, dependendo da cor do quadro, e alguns pincéis finos. Coloque o quadro em uma superfície plana, e no sentido vertical cole a fita gomada de fora a fora, deixe um pequeno espaço para uma linha fina e repita a operação. Com o pincel (e a tinta) pinte a linha no quadro. Espere secar e repita a operação no sentido horizontal. Assim, se terá o quadriculado da planilha de combate.
A vantagem desse grid é que é muito difícil dela quebrar e fica em um preço bem legal. A desvantagem é que é você que tem que pintar o quadro (eu sou péssima em trabalhos manuais). Ah, não esqueça de usar giz no quadro negro e canetas não permanentes no quadro branco.
(Desculpa não ter a foto, o que o meu grupo usou teve um fim muito triste embaixo de um carro.)


4. Grid de batalha Old Dragon





Esse grid é vendido na loja da RedBox Editora. E tem um preço muito acessível, além de já vem pronto.
De um lado possui quadriculados cinza no estilo dungeon. O verso é dividido entre uma ravina (tipo floresta) e uma taverna. É possível utilizar canetas não permanentes na planilha, criando novos cenários. Acreditem, a tinta sae, eu testei. Só lembre de seguir as especificações do fabricante para limpar.


É super fácil de carregar de um lado para o outro, cabe dentro da maioria dos livros de RPG.
A desvantagem é que eu achei pequeno. A parte maior (cinza) possui 42cmx30cm e as duas menores 21cmx30cm cada.
Ah, se resolverem adquirir um, favor utilizar o banner aqui do lado do Blog para acessar a RedStore. Ajude o tio Clérigo a continuar funcionando.

Então meus caros, escolham a sua planilha favorita (ou se preferirem, não usem nenhuma) e bom jogo a todos.


Postado por Bel.

14 comentários:

  1. Muito legais esses quadriculados, e realmente alguns são meio complicados de carregar né, hehehehe, mas é uma mão na roda quando se precisa de um ^^

    ResponderExcluir
  2. eu uso um quadro negro mesmo, desenhando com giz

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente curti a feita em vidro, mesmo aparecendo a mesa por baixo XD E tem o famoso grid de combate em folha de caderno (pessoal aí já usou folha de caderno ou só eu que fui doida? Hehehe)

    ResponderExcluir
  4. Muito legal. Gostei das ideias.

    Eu uso o mesmo grid desde o D&D 3.0. Assim que saiu o Starter Set do D&D Miniatures, eu peguei o grid de batalha (aquele todo cinza) e coloquei ele sobre uma folha de papel paraná (ou papelão paraná). Como ele tem, em média, formato 80x100(cm) bastou cortar as sobras do papel e jogar um contact por cima. Assim posso desenhar qualquer coisa com canetas para quadro branco e apagar logo depois sem problemas.

    ResponderExcluir
  5. Eu fiz uma coisa ainda mais doida, eu baixei os Dungeons Tiles oficiais do D&D, imprimi uns 10 de cada conjunto todo colorido com minha impressora lazer (rende mais o cartucho a lazer) e depois recortei e colei em um tipo de papel cartão que eu não me lembro o nome hehehe e pronto eu construo a dungeon que eu desejar sem problema nenhum.

    Eu também uso o grid que veio no livro do mestre do D&D 3.5 para combates em lugares abertos como descampados e etc.

    Fica ai a dica pro pessoal, é trabalhoso mas vale a pena.

    ResponderExcluir
  6. Muito show esse grid =D...

    @Gisele: Com folha de caderno eu nunca vi... Acho que só você mesmo =P...

    ResponderExcluir
  7. nunca pensei que porta retratos teriam tal utilidade

    ResponderExcluir
  8. Eu usava papel quadriculado e desenhava bolinhas para representar cada um nos tempos de escola, dava um trabalho tudo desenhado.

    Dessa vez, enquanto não compro o grid do OD, eu imprimi folhas quadriculadas em preto e branco, peguei um tabuleiro velho de jogo da minha irmã e colei elas nele. Depois encapei com um plástico branco sem cola. Ficou feio, mas funciona muito bem por hora.

    ResponderExcluir
  9. Tabuleiros de Xadrez tbm são bons pra isso!

    ResponderExcluir
  10. @Gisele você não está sozinha, também já usei muito folha de caderno.

    Gostei bastante do post, vejo ainda outra vantagem no vidro jateado, estão falando que o que estraga e a mesa, mas pode se imprimir varias imagens as deixando por baixo do vidro e usando como fundo, e ainda tera a praticidade de "desenhar" os detalhes por cima.

    ResponderExcluir
  11. É na possibilidade de "desenhar"os detalhes que reside a vantagem do vidro, independentemente de usar uma imagem embaixo ou não.

    Na verdade, se pegar uma mesa de tampo de vidro e colar embaixo as imagens impressas funciona tb. XD

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante das ideias. Na mesa física eu uso o grid Old Dragon. Na mesa online tem algumas opções no próprio RRPG ou então no google docs.

    ResponderExcluir
  13. Boas idéias Bel. Particularmente a do porta retratos, bem legal.

    Eu fiz um grid aqui para meus jogadores com papel quadriculado, do tamanho de papel almaço, risquei as linhas em 2,5 cm x 2,5 cm e encapei com plástico adesivo (contact). Ficou +/- bom, e eu desenho nele com caneta não-permanente. O problema é que o papel, por ser um pouco fino embolou, mas mesmo assim já deu um jeito legal e acabou com as discussões do tipo, "eu to fora da área da bola de fogo".

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto do vidro, a gente fica rabiscando horrores nele! Mas realmente fica pesado e é ideal quando geralmente se joga sempre no mesmo lugar, pois fica lá guardado ou quando você tem carro, mesmo.

    Apesar de que eu vi a ideia do porta-retratos e não achei ruim, fica mais prático, mesmo, as margens não me irritam, Bel! =D
    Fica pequeno, mas em relação a grids em papel, ganha de longe! Inclusive associa desenhos prontos e a versatilidade do vidro, para acrescentar detalhes com a canetinha.

    Mais um ótimo post, Bel!

    Xero!

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.