sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Especialização: Feiticeiros e Bruxos para Old Dragon

Na Semana Temática: Magia, não poderiam faltar especializações para o sistema Old Dragon! Veja aí como usar Feiticeiros e Bruxos na sua mesa de jogo, de acordo com as pesquisas realizadas pelo Clérigo.

Conjuradores
Gosto das definições que a língua inglesa tem para os usuários de magia. Se a wikipedia não estiver errada, todo conjurador seria um Magician. Como poderíamos traduzir isto para o português? Acho que, para evitar mal entendidos, o melhor seria chamá-los de magos mesmo, ficando assim em sintonia com a classe básica de conjuradores em D&D e similares. Essa mesma tradução, obviamente, poderia ser usada para os termos Mage e Magus, todos com um pézinho no latim.


Especializações
Dentro da vasta gama de magos existentes, alguns deles se especializariam em determinadas formas de magia, sendo os mais comuns os Sorcerers, Witches e Wizards. A fim de organizar as coisas, fiz uma correspondência entre os termos em inglês e os equivalentes em português, com um exemplo do uso da tradução:
Sorcerer/Sorceress - Feiticeiro/Feiticeira - A Feiticeira (He-Man)
Witch/Warlock - Bruxa/Bruxo - A Bruxa de Blair
Wizard - Mágico - O Mágico de Oz

Adaptando para Old Dragon
Tendo definido esta nomenclatura, decidi basear esta adaptação para Old Dragon da seguinte forma: Feiticeiros e Feiticeiras serão especialistas no uso de feitiços para encantar e controlar pessoas. De certa forma, semelhante ao que o Igor publicou lá no Dungeon Compendium com o título Encantador.

Bruxas e Bruxos terão uma ligação com a natureza e, pra minha comodidade, serão uma adaptação da criatura Bruxa, do bestiário de Old Dragon, para as regras de personagens dos jogadores.

Mágicos, a meu ver, seriam exatamente a mesma coisa que os ilusionistas já descritos no Manual Básico do Old Dragon, página 29, então não há necessidade de transcrevê-los aqui ou readaptá-los.

Feiticeiros e Feiticeiras como especialização para magos ordeiros em Old Dragon

A partir do 5º nível, o mago especializa-se no uso de feitiços para controlar a mente e as emoções das pessoas. Nesse nível, o feiticeiro pode usar uma das seguintes magias, sem precisar memorizá-la, uma vez por dia: Enfeitiçar pessoas, Aterrorizar ou Sugestão.

Quando atinge o 8º nível, o feiticeiro torna-se um mestre no controle das emoções e pensamentos de outros seres humanos. A partir deste ponto, ele não precisa mais buscar pergaminhos ou orientação de outros magos para aprender este tipo de magia arcana. Ele simplesmente as aprende à medida que compreende melhor o funcionamento da mente e do coração das pessoas. Em termos de jogo, a cada novo nível, ele escolhe uma magia deste tipo que queira aprender e faz o teste de Chance de Aprender Magia. Se passar, consegue desvendar sua utilização. Se falhar, um novo teste só poderá ser feito após galgar um novo nível como mago. Além disso, deste nível em diante o feiticeiro não precisa mais memorizar quaisquer magias que interfiram com o estado mental ou emocional dos outros.

No 16º nível, os mistérios do pensamento e dos sentimentos humanos quase se revelam completamente diante da compreensão do feiticeiro. Deste ponto em diante, ele pode aprender magias divinas que lidem com a mente e o coração, desde que encontre um clérigo disposto a ensiná-lo. Se não encontrar um sacerdote que queira ajudá-lo, o feiticeiro pode tentar aprender a magia por meio da observação de seu uso, recebendo uma penalidade igual ao nível da magia em seu teste de Chance de Aprender Magia.

Bruxos e Bruxas como especialização para magos caóticos em Old Dragon

A partir do 5º nível, o mago cria um vínculo sobrenatural com os espíritos da natureza e suas forças caóticas, tornando-se um bruxo ou bruxa. Por adquirir hábitos especialmente notívagos, bruxos acostumam-se  a enxergar na penumbra, num alcance de 30 metros. Ele também atrai  ratos, morcegos, corujas, gatos e outras criaturas de hábitos noturnos, podendo escolher um destes animais para ser um familiar, com quem mantém um vínculo espiritual.

Via de regra, mestre e jogador podem simular a comunicação entre o bruxo e o animal familiar utilizando frases simples com no máximo três palavras.

No 8º nível, o bruxo aprende a ler a sorte de outras pessoas observando os sinais escritos nas estrelas. Além disso, ele dedica grande parte de seus estudos à formulação de poções que, em geral, nunca seguem receitas prontas e utilizam os materiais mais absurdos que se possa imaginar, dependendo do que o espíritos da natureza indicam ao mago no momento. Ele tem uma chance de 5% por nível de que a poção seja feita corretamente.

No 16º nível, os arredores da casa de um bruxo ou bruxa estão constantemente sob seu poder. Uma criatura que adentra essa área deve realizar uma jogada de proteção modificada pela Sabedoria ou se perderá por 1 minuto. Após esse tempo, uma nova jogada deverá ser realizada.

Caso o personagem falhe em 3 jogadas de proteção seguidas, ou 5 intercaladas, a área começa a adquirir nuances de um pesadelo, como árvores apodrecidas com rostos cruéis em seus troncos e galhos que aparentam braços gananciosos; uivos de criaturas terríveis, choros de crianças, etc. Dentro dessa área, o bruxo ou bruxa pode inclusive assumir um aspecto físico diferente de sua forma natural. 

Fontes
o ClérigoSo long and thanks for all the fish!

6 comentários:

  1. Muito, muito bom, nobre clérigo!

    Extremamente completo e ao mesmo tempo acessível.

    ResponderExcluir
  2. Ah muito legal o post, realmente ficou muito bem explicadas as especializações!

    ResponderExcluir
  3. Ficou massa! Essas bruxas então nem se fala. Lembrei bem daquelas bruxas que são retratadas nos filmes antigos, bacana.

    ResponderExcluir
  4. Realmente muito bom...

    Até estou me lembrando de uma bruxa que conheci uma vez. Ela sempre me dizia que precisava de unhas de cobra, dentes de minhoca e peles de formiga para suas poções...

    Bom, não me lembro dela ter feito alguma poção na vida pra falar a verdade...

    ResponderExcluir
  5. @Odin: bom saber que ficou completo e acessível! Valeu a pena o trabalho!

    @Ladino: opinião de gatuno não conta XD

    @Rafael Beltrame: Posta o link aí meu filho!

    @Paulo Leme: as bruxas, na verdade, nada mais são do que uma adaptação do preview do bestiário Old Dragon...

    @Druida: Hum... um Druida que conhecia uma bruxa... sinistro OO

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.