sábado, 8 de outubro de 2011

Semana Temática Sci-fi: Isaac Asimov


Quem já não ouviu falar das três leis da robótica
1ª lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2ª lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
3ª lei: Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou a Segunda Lei.
Um dos principais temas citados por este autor, inclusive tema principal do filme Eu, Robô. Esta mente realmente influenciou muito sua vasta geração, com mais de 500 volumes lançados ao longe de mais de 40 anos. E não poderia ficar fora desta semana Sci-Fi!



Apesar de em épocas antigas, se pensar que nos anos 2000 já teríamos carros voadores e roupas colantes luminosas, esta não era a visão de Asimov, onde o que ele mais vislumbrava para o futuro não era somente a evolução de equipamentos científicos e etc e a dependência de equipamentos para fazermos nossas tarefas, mas também a regressão da humanidade por parte de se manterem presos a falta de alternativas para produção de energia ou combustíveis.

Isto gerava grandes problemas políticos, e ameaças de guerras, exatamente como na historia normal da humanidade, onde brigas territoriais e por recursos geravam matanças “desnecessárias”. E apesar de toda a tecnologia evoluída, isto não resolvia todos os problemas que havia no universo, e praticamente gerava mais problemas, ainda mais sobre o fato de que com o barbarismo crescendo, se a humanidade sofrer uma catástrofe (Como citada no livro A Fundação, ao qual ainda estou lendo), definitivamente voltaríamos para a idade da pedra.


"Apenas uma guerra é permitida à espécie humana: a guerra contra a extinção".






Também como vemos no filme Eu, Robô, as pessoas tinham máquinas para fazerem praticamente tudo por elas (exceto necessidades fisiológicas), tornando o mundo ainda mais dependente de máquinas, e as pessoas ainda mais inúteis, por assim dizer.

"O aspecto mais triste da vida neste momento é que a ciência ganha conhecimentos mais depressa do que a sociedade ganha juízo."


Mas agora o mais importante: Como podemos colocar suas ideias em uma aventura?

Bom, isto é bem simples, como citado acima, disputas territoriais e eventos catastróficos nem sempre são gerados por um vilão, mas pela sociedade ou ambiente em si, tanto para aventuras Sci-fi como medievais ou atuais. A falta de recursos em certa região, como água em uma área deserta, luz em um subúrbio isolado ou planetas sem condições de plantação podem geras problemas dentro da própria sociedade, assim criando talvez os piores problemas para um grupo de jogadores.




Bom, ai está um resuminho rapidão deste grande escritor, espero que quem não conhecia, trate a conhecer, e quem conhece, conheça mais, pois vale muito a pena entrar na mente de alguém que ja produziu tanto pela ficção científica.

6 comentários:

  1. Muito bom, Estou desenvolvendo algumas coisas com Viagem no Espaço e Ultra-tech para gurps, e tenho certeza que essa dica será de grande valia. Vou ler para ter mais idéia do que Isaac quer nos mostrar, e claro que vou sugar um bocado do que ele nos descreve.
    Vlw!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Asimov, o bom doutor!

    Terminei de ler Nemesis recentemente, que fala de separatistas da Terra que migram para uma estrela vizinha ao Sol, e a possibilidade de destruição do nosso planeta. A trilogia Fundação (depois expandida para hexalogia - qualquer semelhança com Star Wars não é totalmente coincidência) é épica, a diversidade de culturas que a história visita sem necessariamente entrar em detalhes minuciosos é fantástica.

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Fundação não é mais três livros? E eu achando que só faltava 1 para eu termina. Muita gente que não gosta de ficção cientifica pode não ter lido os livros dele mais com certeza já ouviram falar no nome e sabem o que ele representa.

    ResponderExcluir
  4. Asimov dispensa comentários (2)

    ResponderExcluir
  5. @Rafa: Fundação são três livros, mas ainda tem a continuação, chamada A Segunda Fundação, que não me recordo se são um ou dois livros, ou três XD

    Asimov dispensa comentários (3)

    Essa dependência da tecnologia foi muito bem explorada no universo criado pelo Asimov. E é interessante como aqueles que a dominam são transformados em "clérigos" de um culto às maravilhas atômicas na trilogia Fundação. Tenho que ler de novo essa obra!

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.