segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Seres do céu ou do espaço? Tecnologia x Misticismo


Nunca vou esquecer a primeira vez que assisti ao filme "Stargate". O conceito de que os deuses do passado eram reais, e mais, não eram deuses, foi algo fantástico pra mim.

Bom, em primeiro lugar, aviso que não quero estragar a surpresa de ninguém, então quem pretende assistir ao filme Stargate, sugiro que não leia esta matéria! (já visitaram o Módulos RPG hoje?)

No filme, por uma série de ações e consequências descobre-se que os deuses do antigo Egito eram, na verdade, seres de outro planeta, com grande tecnologia e cuja manifestação eram melhor explicada pelos humanos como algo divino.

Achei esse vídeo bem interessante sobre o assunto, um documetário do History Channel. Independente da visão de cada um sobre o tema, acho que como RPGístas, o assunto interessa. Já imaginaram se um deus benevolente, ou um maligno lich são na verdade criaturas de outro espaço?

O módulo "Expedition to the Barrier Peaks" tratava de um assunto semelhante, mesclando tecnologia e ficção científica.

Fica então a dica: surpreenda seus jogadores com algo tecnologicamente mais avançado. Para os personagens, deve parecer com algo mágico, divino ou profano. Para os jogadores, existe a diversão de já saber o que o item faz, e tentar interagir no jogo como se tal artefato nunca tivesse existido!

PARTE 1 (no mesmo canal, é possivel encontrar as partes 2 e 3 - a parte final)
Rafael BeltrameRafael Beltrame adora estudar a história do D&D (nos tempos da TSR) e ler módulos dos anos 70-80. Blogueiro compulsivo, trabalha em muitos projetos ao mesmo tempo e não se adapta muito bem às mudanças no campo da informática. Gostaria de morar na Village of Hommlet.

5 comentários:

  1. Interessante... vale a pena conferir! A ideia cai bem com o GURPS Banestorm, onde a magia arrebata nós humanos para o mundo de Ytarria, que se encontra em pleno feudalismo.

    Imagina você encontrar uma ficha de telefone e um orelhão no meio de uma floresta... rsrsrsrsrsrsrs

    Algo no mínimo inusitado!

    ResponderExcluir
  2. em 5:10 a voz do cara falha

    ResponderExcluir
  3. Leonardo Viera Andrade24 de outubro de 2011 às 14:35

    Bem legal esse post! Isso dá um elemento mais exótico para uma aventura.

    Isso me lembra de uma aventura que teve aqui na mesa em que jogo. Nossos personagens foram para uma floresta e toparam com um Predador. A aventura foi implacavelmente cruel e com inúmeros momentos de suspense, mas a parte mais legal foi a hora em que há o encontro com o Druida-Ancião da aldeia élfica. Quando ele conta a historia.... Como estou escrevendo o conto lá no Blog do Odin não vou estragar surpresa (apesar que as provas e o quartel estarem me comendo todo tempo).

    ResponderExcluir
  4. Muito legal, isso me lembrou um livro "Eram os deuses astronautas"

    ResponderExcluir
  5. Red falou tudo... "Eram os deuses astronautas?" é um livro fantástico, e que aborda exatamente essa temática divino/alienígena (Existe esse termo?!?!)

    Acho inclusive que Stargate deve ter esse livro como inspiração.

    Otimo post!

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.