domingo, 11 de dezembro de 2011

Clichê? Sim, Repetido? Nunca!

Ah! O Velhinho da taverna, a masmorra, o monstro, o tesouro e o XP. Pois é, qualquer pessoa chamaria essa aventura de clichê depois de algumas aventuras desse modo seguidas. Mas agora veremos como fazer isso tirando toda essa repetição.

Analisando uma aventura "Clichê" observamos como dito acima 4 tópicos (não, o XP tem em toda aventura), são eles o "Velhinho da Taverna", a Masmorra, o Monstro e o Tesouro. Mas observando bem percebemos uma especie de "timeline" clara para qualquer aventura: o "Motivador" (o que dá a missão), o "Caminho" (onde temos pequenos desafios e armadilhas), o "Desafio" (o grande empecilho de se chegar ao objetivo) e o  "Objetivo" que é a recompensa de tudo o que aconteceu. 


Tendo isso em mente podemos criar aventuras muito variadas com o mesmo eixo narrativo, por exemplo: "Os Heróis souberam do Vilarejo Oculto dos Elfos cujas lendas dizem obter muitas riquezas e tesouros (o Motivador). Porem tentar procurar algo assim é muito perigoso, principalmente por causa de que eles precisam passar pela floresta das ilusões que está cheia de armadilhas e monstros (o Caminho). Apos muitas batalhas e erros eles encontram o Vilarejo e la permanecem até o ataque de um gigante ao local, os heróis decidem enfrentar o invasor (o Desafio), e depois de se arriscarem para expulsar o gigante eles são recompensados com ouro, runas e joias (O Objetivo).


 Masmorras escuras e fedorentas?! O Caramba! Eu quero é vilas ensolaradas com elfos e tesouros a mostra!

Viram como isso funciona? Ultimamente (ou melhor Ontem) eu estava preparando uma aventura para o meu grupo de jogo, porem estava sem ideia alguma, até que bolei a aventura citada acima (quer dizer, a minha tinha mechas Ents mas isso eu falo outro dia). Também me veio a mente uma forma Aleatória de formar aventuras usando esses 4 Tópicos para criar uma aventura, usando tabelas, mas acabou que pensando bem coisas aleatórias nem sempre são melhores, o melhor mesmo é ir buscando cada tópico em um lugar diferente.

Da aventura citada acima eu peguei (mais detalhadamente) o Caminho do jogo Final Fantasy IX, quando os personagens estão atras da Vila Oculta dos Magos Negros e tem uma floresta com encontros aleatorios e ilusões no caminho. Se você parar para observar, estamos CHEIOS de ganchos de aventuras que podemos pegar um pouco de cada em filmes, quadrinhos, livros e tudo mais! Quanto mais cultura você consumir mais ideias você terá.

Concluindo, fazer aventuras não é algo tão complicado quando acabamos de ter lido um livro, visto um filme ou lido uma HQ. E utilizando de tópicos unicos e distintos, suas aventuras nunca mais serão as mesmas. Clichê? Sim; mas igual como antes, nunca mais.

2 comentários:

  1. é uma grande verdade

    e ainda, temos cliches desde a criação do rpg! se colocar umas gotas de limao na pepsi, ja mudamos o gosto :D

    ResponderExcluir
  2. Sem sombra de dúvida. Muitas aventuras que já criei tiveram ganchos parecidos com filmes e jogos, e muitos desafios também. o melhor é o mestre usar isso e manter a originalidade, fica muito show.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.