segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Vídeos legais: se você ainda não viu, assista!


Salve pessoal! Como foram de natal? Espero que tenham passado da maneira que mais lhes agrada, seja sozinho, em familia, em casa ou num bar. Tem espaço pra todo mundo, heheh. Bom, hoje trago alguns vídeos que me inspiram em relação ao RPG. Impossivel lembrar todos, mas vamos falar de alguns.

Jasão e o Velo de Ouro/ Jasão e os Argonautas (Jason and the Argonauts) é um filme de 1963 baseado na mitologia grega, contando com personagens como Jasão, de sangue nobre e criado pelo maior centauro de todos (Quíron), Hércules, semideus filho de Zeus e mais um monte de figurinhas heróicas.

Esta cena em particular é uma das mais memoráveis: os esqueletos são criados a partir dos dentes da Hidra, "brotando do chão". A idéia de um monstro nascendo de outro completamente diferente é muito legal, e acho que vale a pena investir em algo assim.




As Novas Viagens de Simbad (The Golden Voyage of Sinbad) é um filme de 1974 (ano do D&D!), contando mais aventuras do ladrão marinheiro Simbad e seus confrontos com monstros (do mestre Ray Harryhausen, o mesmo criador de monstros de filmes como Fúria de Titãs, Jasão e os Argonautas e muitos outros). Essa cena, fora a apelo do fantástico, mostra sobre "posicionamento em luta". Já escrevi sobre isso aqui, mas de qualquer forma, o assunto não é novo. Os jogadores, ao invés de simplesmente "rolar dados", deveria descrever melhor suas ações de luta, como podemos ver as vantagens de posicionamento nesse video.




O Ladrão de BAgdá (The Thief of Bagdad) é um filme de 1924, 1940, 1952, 1961 e 1978 (pra ver como é bom!). Essa versão é de 1940, e acredito ter sido uma das que mais influenciou a cultura Disney do Aladin. Essa parte da aranha é uma coisa muito legal, como um elemento natural de uma dungeon esquecida. Macabro e perigoso, como acredito que as dungeons deveriam ser!



Mas ai vocês perguntam: "poxa Rafael! Cadê os filmes modernos, como Senhor dos Anéis, 300, o seriado do Hércules e da Xena, etc". Bom, não estou tentando falar dos "melhores", ou "dos antigos".

Apenas gosto desses filmes, que mesmo com seus efeitos "toscos" para os dias de hoje (e primorosos na sua época), sabem contar uma história muito bem, e trazer elementos inspiradores para qualquer mestre e jogador. Filmes não faltam, só resta ver com olhos de RPG  ;)

Como estes aqui são mais "desconhecidos" por causa da idade, acredito que quem não conhecia irá garantir ao menos bons momentos de diversão e inspiração.

Até a próxima!
Rafael BeltrameRafael Beltrame adora estudar a história do D&D (nos tempos da TSR) e ler módulos dos anos 70-80. Blogueiro compulsivo, trabalha em muitos projetos ao mesmo tempo e não se adapta muito bem às mudanças no campo da informática. Gostaria de morar na Village of Hommlet.

9 comentários:

  1. Puxa, realmete estes filmes são demais =D... Na verdade sou um verdadeiro fã de efeitos especiais em stop motion =D...

    Jasão e os Argonautas (1963), e Fúria de Titãs (1981) eu tenho salvo aqui no PC e assisto sempre que bate uma saudade =P... Pena que os do Simbad ainda não consegui baixar =/...

    O engraçado é que os efeitos "Toscos" dão ainda mais charme para o filme... Sem dúvida Ray Harryhausen é um verdadeiro gênio.

    Valeu pelo post, Beltrame... Achei que era o único que gostava de filmes da "Era das Massinhas de Modelar" hehe =D...

    ResponderExcluir
  2. "Era das massinhas de modelar"
    hauhuah

    cara, eu vou comprar o Box do Simbad, assim q conseguir ir ate uma loja tenha :P

    ResponderExcluir
  3. Nossa mano, a cena dos esqueletos... que nstálgico! A última vez que eu vi esse filme foi na sessão da tarde e eu era pirralho tipo uns 5 anos!Lembro também que eu ficava com o maior medo dos esqueletos porque eles se mexiam de um jeito super "bizarro"

    ResponderExcluir
  4. Sem falar que um Oscar é muito pouco para premiar estes atores, que contavam com muita, mas muita imaginação para gravar as cenas de luta...

    O certo era um "Prêmio Nobel de Interpretação" haha =D...

    ResponderExcluir
  5. Esses filmes são incríveis! Lembro de na minha infância ter assistindo eles várias vezes.
    Eu nem sabia que havia um box do Simbad, se eu encontrar compro com certeza!

    ResponderExcluir
  6. Um filme antigo, passava muito na sessão da tarde, que realmente me inspirou a fazer uma aventura de RPG foi o "O Ladrão e Bagdá". Nessa versão para TV o príncipe Taj se une a um ladrão (Hassan) em uma jornada em busca do "Olho que tudo vê".

    O Filme é recheado de efeitos de época e personagens marcantes como o visir, interpretado pelo Terence Stamp (gen. Zod de superman).

    Um verdadeiro clássico cult que retrata bem uma sessão ambientada nas mil e uma noites.

    ResponderExcluir
  7. anonimo, esse filme é o mesmo do ultimo video que postei?
    se for, realmente é recheado de aventuras!

    ResponderExcluir
  8. Me refiro ao filme de 1978 (justamente o ultimo que vc citou). Trata-se de um filme para a TV e o Gênio maligno que não pode fazer mal ao amo ainda é minha referência ao alinhamento Mal/Ordeiro.

    Tae mais sobre o filme

    http://www.imdb.com/title/tt0078385/

    Cartaz

    http://www.movieposter.com/posters/archive/main/31/A70-15552

    ResponderExcluir
  9. Cara prefiro essas versões dos filmes a futuras refilmagens.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.