quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Baforada: RPG e Card Games Parte 1


 O RPG e os card games estão intimamente ligados não só pela temática de fantasia, mas também pela arte visual, o terceiro elo, em minha opinião é o mais importante trata-se da história por trás das regras do jogo. Vamos abordar dois dos card games mais conhecidos (Magic the Gathering e Spell Fire).
____________________________________________________________
Magic The Gathering um pouco da história:
Richard Garfield, o criador do jogo, foi professor na Whitman College em 1993. Ele trabalhou em seu tempo livre com playtesters voluntários para ajudar a refinar o jogo durante o ano letivo de 1993. Peter Adkison (Wizards of the Coast empresa de jogos) se encontrou pela primeira vez com Garfield para discutir o novo jogo de Garfield (RoboRally). Adkison ficou entusiasmado com o jogo, mas decidiu que a Wizards of the Coast carecia dos recursos necessários para produzi-lo. Ele gostava de ideias de Garfield e mencionou que ele estava olhando para um jogo portátil que pode ser jogado no tempo de inatividade que ocorre com freqüência em convenções de jogos. Garfield voltou e apresentou as linhas gerais do conceito de um Trading Card Game. Adkison imediatamente viu o potencial do jogo e concordou em produzi-lo.
(As cores da magia e suas relações)

Antes o jogo era chamado de "Magic" pela maioria dos playtesting, quando o jogo teve de ser oficialmente nomeado, um advogado informou que Magic era um nome muito genérico para ser registrado. Então o nome "Mana Clash" foi escolhido para o registro, mas todos os envolvidos no desenvolvimento do jogo o chamavam de Magic, pois o nome já havia “pegado”, então depois de uma nova consulta com o advogado, foi decidido que manteriam o nome Magic mas complementariam com “the gathering”, tornando o nome capaz de ser marca registrada.

O sucesso da primeira edição levou a uma posterior reedição em 1993, juntamente com as expansões para o jogo. Arabian Nights foi lançado como a primeira expansão em dezembro de 1993. Apesar da essência do jogo ser sempre a mesma, as regras de Magic foram submetidas a três revisões importantes, com o lançamento da edição revisada em 1994, edição clássica em 1999 e mais uma em julho de 2009. Com o lançamento da oitava edição em 2003 as cartas receberam uma reformulação visual que queira ou não desagradou muito os antigos jogadores.

(As costas das cartas)

Em 1996, a Wizards of the Coast estabeleceu o "Pro Tour", um circuito de torneios onde os jogadores podem competir por prêmios em dinheiro. Em 2009, o prêmio máximo em um único torneio foi de 40.000 dólares. A partir de 2009 Wizards of the Coast entregou mais de 30.000.000 dólares em prêmios, em vários torneios profissionais, incluindo Pro Tours, Grand Prix, e os campeonatos nacionais.

Ja foram lançados vários jogos eletronicos na tématica do Magic e atualmente você pode jogar magic online, montar seus decks comprar boostes e participar de campeonatos, tudo sem sair da poltrona de sua casa. Magic é considerado um trade card game de estampas ilustradas e se tornou muito popular, mas muitos ainda criticam o jogo por possuir centenas de regras o que o torna difícil de aprender.


 
(Essas eu quero no meu deck)

Em minha concepção de RPGista aproveito as belas ilustrações das cartas para criar cenários, mostrar aos jogadores as localidades, criar personagens, itens magicos, relíquias e outras dezenas de coisas que essas cartas podem proporcionar. Cada expansão conta uma história que está fragmentada nas cartas e até fornece citações de personagens do jogo se você conseguir todas as cartas de uma expansão vai ter um livro que conta uma história por meio das ilustrações e de pequenos textos.
Nos vemos no próximo post que vai abordar o Spell fire.

Por Red Dragon imbatível com seu deck de goblins suicidas.

Nos vemos no próximo post.
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

7 comentários:

  1. MUITO BOM!!! Rapaaaazzzzzzzzz... amo megic apesar de nunca jogar (jogadores escarços poraqui ainda)... mas gostei muito de saber um pouco como tudo começou.

    Parabéns pelo primeiro post Red, show de bola a abordagem geral sobre o jogo.

    Eu particularmente gostei das modificações ocorridas nos últimos anos nesse fenomenal jogo. Claro que, isso vai de jogador para jogador.

    O mail incrível é a história que as cartas contam.... os que tiverem a oportunidade de adquirir, assim o façam.

    É simplesmente maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vindo, Red!

    Gostei muito do post, mas estou esperando pela parte sobre Spellfire, que eu gosto muito.

    Aproveito para sugerir outro card game que eu acho muito legal (dentre vários...), que é o Legend of the Five Rings. Se puder falar sobre ele também, acho que muita gente não o conhece.

    ResponderExcluir
  3. Opa!!! Valeu o apoio Fabio! E pode deixar Priest que eu faço um post do legend of five rings. Fico feliz que vcs tenham gostado vou me esforçar para trazer vários assuntos legais ao blog.

    ResponderExcluir
  4. red, legal seu post. eu tinha comentado antes, na velocidade da luz! ehehhe

    eu gostava de magic, joguei do revised ate o elisios eu acho.

    no começo, na 4 ediçãi, terras natais e etc, pegavamos os nomes(Serra, Sengir, Benália, etc) e ficavamos viajando, pensando em cenarios de AD&D q poderiam ser criados com tudo isso.
    era muito legal.

    depois o magic fez um acordo com belzebu e virou do mal XD

    ResponderExcluir
  5. Nem me fale Rafael...Eu adorava Magic a expansão que mais gostei foi Mascaras de Mercádia era muito legal, mas hoje depois que joguei com as novas cartas fiquei um pouco decepcionado, pois o Magic ficou totalmente sem equilíbrio o jogador que tiver uma dessas cartas apelonas ganha o jogo. =/

    ResponderExcluir
  6. Magic é legal, eu gostava de jogar, mas a preguiça nunca me deixou ir comprar novas cartas... tenho algumas por aqui, mesmo assim ^^

    ResponderExcluir
  7. Eating After Exercise It is also important to for individuals that want
    to build muscles and also slim down too. This combination will give order p90x europe you all of the required strength to
    and stable, and is easy to install and quick to remove.
    Taurine: As of 2008, no side effects their very own body weight the
    particular P90x Workout Plan is probably to become their best weapon.


    my website; armsoc.org

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.