quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Baforada: Uma Velha História

 O RPG é um jogo de contar histórias, mas muitos jogadores não percebem isso e se apegam aos números da ficha ou aos poderes do personagem. Que mestre nunca se deparou com jogadores arquitetos e outros que só se importam com a mecânica.
____________________________________________________________



Uma Velha História

Sabadão, dia de jogar RPG você reune seus amigos e propõe a eles um cenário X, faz uma breve introdução e pede que criem os personagens dentro daquele universo, dados são rolados os pontos são distribuidos e os personagens começam a tomar forma, mas e a história, o pano de fundo onde fica? Vejam só essa velha história ( mais velha que a Derci) que muitos jogadores ainda usam para fazer o background dos personagens:

" Meu personagem nasceu em uma pequena vila, era filho de camponeses e sempre quis ser um aventureiro, mas seus pais não deixavam, pois sabiam dos perigos do mundo. Certa dia a vila foi atacada por Orcs e seus pais foram mortos e só ele sobreviveu, ele jurou vingança e com o passar dos anos foi treinando para se tornar um guerreiro que hoje caça monstros e rouba seus tesouros".


Creio que é uma das histórias mais comuns para criar um personagem e na minha opinião não é lá grandes coisas, pois com uma história assim o personagem  está sujeito a perder seu arbítrio, pois existe pouca informação e o mestre pode muitas vezes mexer em seu passado e como não esta bem contado o personagem e o jogador ficam a merce das ideias de quem está narrando.

Então pessoal sempre se esforcem para criar Backgrounds mais concretos não só para evitar esses problemas com o mestre, mas para terem personagens mais "vivos" e claro inesquecíveis, pois uma boa história sempre é relembrada.

Aqui vão algumas dicas de como criar um bom background:

1- Pense em questões fundamentais do passado do personagem, como e onde ele nasceu, quem eram seus pais, se tinha irmãos, onde aprendeu o que sabe hoje etc.
2- Determine coisas simples como gostos e suas peculiaridades.
3- Pense no seu caráter em seu modo de agir quando está sozinho ou acompanhado.
4- Caso ele não seja humano tente saber mais sobre a cultura da raça que escolheu e aplique na interpretação.
5- Tente dar traços marcantes em sua personalidade, defina seus medos, desejos e sonhos.
6- Lembre-se que como todos ele também tem defeitos e explore isso.
7- Dependendo de sua idade conte algumas de suas experiências marcantes e de como elas o afetaram.
8- Não de tanta importancia nos números de sua ficha, use a lógica e o bom senso, pois se seu personagem tem uma força 18 pense em como ele ficou tão forte assim.

Não é minha intenção criticar ninguém só quero lembrar que podemos ter um role play muito mais agradável se criarmos personagens mais concretos e acredite, isso facilita a vida do narrador e só contribui para a fluencia e a profundidade do jogo.

Por Red Dragon "Dragão que nunca pensou em contratar Orcs para fazer o serviço"
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

9 comentários:

  1. red dragon ta com tudo, hein?
    da um tempo pro pessoal ler os outros posts :D

    aproveito e faço uma propagandinha de algo q escrevi, q pode complementar suas ideias apresentadas aqui:
    http://www.vorpal.com.br/2010/09/27/customizando-um-personagem/

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Opa!.....Desculpem a empolgação, é que ficar dentro de um vulcão por tantas eras me deu tempo para pensar em tantas coisas kkkkkkk. Obrigado por mais uma dica Rafael! XD

    ResponderExcluir
  3. hehehe, imagina!
    so fico com medo de vc "gastar todas suas baforadas" cedo!

    espero muitos textos seus ainda

    ResponderExcluir
  4. Excelentes dicas red. Na mesa online, por exemplo, eu criei uma aventura introdutória e, ao fim dela, comecei a explorar pontos em aberto do background dos personagens. Infelizmente nem todos tinham boas histórias, mas para os que tinham, a campanha toda está baseada neles.

    ResponderExcluir
  5. Não se preocupe não que eu tenho baforadas extras e muito combustivel. =D

    ResponderExcluir
  6. O Red Dragon começou com tudo! Ótimas dicas, que são lógicas e razoavelmente simples, mas esquecidas às vezes por alguns iniciantes, e até raramente por veteranos no hobbie...

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas mesmo.
    Se pararmos para notar, os jogadores iniciantes costumam fazer personagens meio vazios, e isso é triste. Mas com o tempo, esse mesmo jogador vai notar que um personagem só será um bom herói (ou vilão) se tiver uma personalidade marcante e uma história de vida memorável.
    Uma coisa importantíssima é tentar não ficar preso ao clichê. O personagem "Excessão à parte" pode ser muito interessante, e isso o tornará especial no cenário.

    Saudações galera!

    ResponderExcluir
  8. Nossa! Adorei! Muito mesmo! Até copiei os pontos que você enumerou, posso?? rsrsrs
    Acho bem legal essa questão de criar uma boa estória de fundo pro personagem e a Bel (minha amada mestra) puxou um pouco pra gente criar um background razoável.
    Eu, como barda que sou, escrevi 3 páginas sobre o histórico da minha personagem! Ficou muito mais fácil interpretar certas atitudes, como, por exemplo, ficar escrevendo no seu livreto de anotações enquanto o mala do paladino fica discursando longamente sobre qqr coisa "paladinística" =D

    ResponderExcluir
  9. The more your human body last for approximately 13 weeks and requires that exercise six days per week.

    They advertise it as six but, the X Stretch program
    on the keep people with type 1 diabetes alive, it is NOT a cure.


    Feel free to surf to my homepage continue

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.