quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Baforada: Desastres Naturais


Por mais inimigos que os jogadores derrotem nenhum deles se compara a terrível força da natureza, pois ela é sem dúvida o maior de todos os desafios, veremos como os mestres podem utilizar essa força em suas crônicas e como o fator caos pode ser desencadeado.

____________________________________________________________


Desastres Naturais:



Estamos em 2011 e de acordo com as profecias maias em 2012 um gigantesco vento solar vai acabar com tudo que é elétrico e eletrônico (inclusive nosso sistema de distribuição de energia), então vamos ficar sem nossa preciosa eletricidade e sem ela a coisa vai pegar e o caos vai tomar conta, principalmente nos centros urbanos onde está a maioria da população. Talvez para alguns RPGístas esse acontecimento vá ser ótimo porque em termos tecnológicos vamos voltar para a idade média.

Alguns milhões de anos atrás nossos amigos dinossauros também tiveram seu fim em um desastre cósmico. É impressionante estudar essas possibilidades de extinção em massa justamente porque tais fatos nos fazem perceber que o universo está em constante mudança e que por mais engenhosos que os humanos possam ser, eles não tem chance alguma contra as forças que ironicamente os criaram.

O mais absurdo é saber que a humanidade poderia se autodestruir quatro vezes levando o planeta de bônus, pois esse é o poder que o armamento nuclear oferece, ou seja, a natureza nem precisa se manifestar, pode deixar o apocalipse por conta dessa estranha espécie.



Mas vamos deixar de lado a cruel realidade e voltar ao universo RPGístico.

A maioria dos monstros ou seres mitológicos são representações alegóricas das forças naturais e a maioria deles dão as caras nos cenários de fantasia, mas não precisamos usar uma representação quando sabemos do que realmente se trata. Se o “Craken” ameaça destruir uma cidade costeira porque não dizer que uma onda gigante se aproxima?



A magia que permeia esses cenários também é uma força perigosa e um clérigo ou mago poderoso pode convocar furacões ou até terremotos, mas e se uma catástrofe dessa não fosse mágica e não tivesse um responsável (que pudesse ser detido) ao invés disso imagine se simplesmente a natureza ocasionasse tal desastre.

Imagine aquela esplendorosa cidade sendo vítima de um terremoto, imagine se o grupo de aventureiros estiver lá, como eles sobreviveriam? Eles ajudariam as vítimas ou iriam fugir? Depois da catástrofe haveria saques, os muros da cidade teriam caído deixando seus flancos vulneráveis a invasores, o poder seria decentralizado, prisioneiros escapariam de suas celas e o caos tomaria conta das ruas. Como as peças de dominó caindo esse terremoto desencadearia uma sequencia gigantesca de eventos e todos eles oferecem desafios.

E as catástrofes não precisam ser tão grandes e diretas, pois se entenderem a casualidade de um simples raio verão que ele pode fazer uma cidade inteira entrar em colapso, querem saber como? La vai:

Durante um período de estiagem em terras distantes, algumas nuvens se aglomeram nos céus, mas ao invés de chuva só se escuta trovoadas, subitamente um raio atinge o solo, o calor do raio provoca um incêndio que com o vento e a vegetação seca se espalha e chega a uma floresta, o fogo se alastra cada vez mais e as criaturas fogem desesperadas, entre essas criaturas estão lobos, ursos e até alguns animais atrozes. Sem lar as criaturas procuram por abrigo e alimentos logo encontram isso em um vilarejo próximo, por dias e noites os rebanhos são atacados e os pastores decidem enfrentar os predadores, mas como são poucos pedem ajuda aos seus vizinhos agricultores. Como esses trabalhadores passam a fazer outras atividades à produção diminui e os que ficaram descontentes ou assustados partem para a cidade. Com o fornecimento de cereais e carne em baixa, falta comida nos estoques dessa cidade, em consequência disso, tudo fica mais caro. As taxas aumentam e junto delas a criminalidade, em meio a essa crise o governador é assassinado (trata-se de uma cidade estado) e logo se inicia uma disputa pelo poder que traz mais conflitos ainda, pois os nobres não se entendem. Semanas depois uma tribo bárbara que habita as cercanias percebe o caos e a falta de guarnição da cidade e decide dar uma passadinha para fazer compras VOILÀ, colapso total.

Os raios são mais poderosos do que vocês pensaram não é? XD


O legal é ver que o mestre pode encaixar os personagens em qualquer momento dentro dessa sequencia de acontecimentos, tanto para superar os desafios, quanto para piorar a situação.

Também é Interessante explorar o fator humano ou de qualquer outra raça inteligente, pois é indiscutível o poder de destruição que eles possuem, se você pegar os anões, por exemplo:

Os clãs dos anões do norte entraram em guerra com tribos de orcs, suas forjas estão a todo vapor, o carvão queima liberando gases na atmosfera e para a criação de outras armas de seu arsenal é necessário enxofre. Essa química também é liberada no ar e se acumula nas nuvens criando chuva ácida, que cai arrasando as plantações de um vilarejo mais ao sul. Os habitantes assustados procuram uma explicação e logo encontram, pois em uma noite na taverna o aprendiz de um mago disse que seu mestre lida com esses tais ácidos todos os dias. Os boatos correm ligeiros como bolas de neve descendo a montanha e sem saber de nada o mago é capturado e queimado vivo. Meses depois a noticia da morte do pobre mago chega aos ouvidos de seu antigo mestre um poderoso necromante que decide acertar as contas com os camponeses. Ele resolve transformar todos em seus servos (mortos vivos), o vilarejo é arrasado e o necromante adquire um pequeno exército que assombra toda a região e quando ele toma conhecimento que os anões perderam a guerra no norte, parte imediatamente para invadir suas moradas e roubar seus tesouros. Os orcs em menor número e assustados com os poderes do mago negro colocam-se ao seu serviço e assim nasce mais um dark lord.

Quem mandou os anões faltarem nas aulas de ecologia dos elfos! XD

Bom, ficam aqui as ideias para que vocês possam ter ideias. Até o próximo post, se o caos permitir é claro.

Por Red Dragon “Toda ação tem uma reação e toda reação gera uma ação”
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

13 comentários:

  1. Muito interessante essa abordagem... Essa questao dos desastres naturais é muitas vezes negligenciado no âmbito do RPG...bela matéria..

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cara, ótimo post! Realmente, a força da natureza é um dos maiores desafios, não importa o nível dos personagens. Adorei as idéias sobre o simples raio e sobre os anões lá, que são praticamente ganchos de aventuras, deixando este post com dupla utilidade :D

    ResponderExcluir
  4. Essa foi minha intenção camarada Encaitar, é muito legal pensar em uma simples ação natural e ver a sua reação se desencadeando.

    ResponderExcluir
  5. Maravilha! Acho que as catástrofes recentes aqui no Brasil te inspiraram a escrever esse post, heim?

    Bom, já que ficaremos sem internet em 2012, é melhor começarmos a postar mais, hehehe.

    ResponderExcluir
  6. tem uma materia de uma dragon q fala sobre resultados inesperados de magias, tipo, vc lançar um Terremoto no inimigo,mas q pode abalar casas locais, etc.

    ja pensaram se uns gigantes resolvem cavar uma caverna, e causam desabamento?
    acho q desastres naturais poderiam ser iniciados por "descuido fantastico"

    ResponderExcluir
  7. Maldito Clérigo rsrs....

    Roubou minha ideia de post.

    Mas mesmo assim vou faze-la. Acompanhe o Reduto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Pô, não fui eu, foi o Red Dragon quem escreveu o post, rsrsrsrs. A culpa é dele! (cara, o que eu fiz? Fui colocar a culpa num dragão vermelho... é morte na certa, hehehe)

    ResponderExcluir
  9. Cara... se meus jogadores lerem esse post vão querer exorcisar essa turma! Eles ja reclamam que teste de ESCALADA nas minhas aventuras matam mais que baforada de dragão... hahhahaha

    Acho que vou começar a usar de terremotos!

    RPGames Brasil
    http://rpgamesbrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu estava pensando justamente nos acontecimentos do RJ para mesas de RPG. Infelizmente tive esta oportunidade pelas perdas recentes. Bem, acontece é que devemos levar em consideração algumas coisas.

    1) Fato de ocupação desgorvenada da sociedade.
    2) Impactos ambientais provocados por terceiros.
    3) Saneamento básico.

    Uma coisa pode acarretar em outras. =P pensa em um local próximo das encostas de uma montanha, acontece uma tempestade de chuvas que cede o terreno e acaba desabando em uma tribo de Barbaros. Ou uma enchente em uma cidade populosa, com a falta de saneamento a agua potável pode ser contaminada e pessoas podem pegar doenças e outras pragas. :P

    Enfim muito interessante e é algo a ser muitíssimo explorado.

    ResponderExcluir
  11. Pessoal vcs podem não acreditar, mas eu nem sabia do que tinha acontecido no RJ quando escrevi esse post, pois eu nem assisto TV, sou daqueles que prefere ler livros, sei que hoje isso é raro.

    @ Priest: Fica tranquilo não consigo te atacar, pois sua armadura mágica(camiseta verde limão florecente) ofusca meus olhos.http://oclerigo.blogspot.com/2011/01/unboxing-old-dragon-box-set.html?utm_source=BP_recent

    ResponderExcluir
  12. Post interessante, curti muito efeito dominó que iniciou nos anões. Caramba nunca pensei em explrar esses lados, que ideias vocês me deram... Muhahuauhasuh

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.