terça-feira, 29 de março de 2011

Baforada: Um Ponto


Se você joga RPG já deve ter passado por aqueles dias em que está tudo combinado para se jogar, subitamente o mestre liga e diz que não vai ter sessão por conta de algum imprevisto, mas você e o restante dos jogadores estão morrendo de vontade de jogar, então alguem aponta o dedo para você e manda: - Ei, você poderia mestrar! E agora o que você vai fazer?

____________________________________________________________



Baforada: Um ponto

Muitas eras atrás ocorreu algo muito parecido com esse dragão que vos fala, pois nosso mestre teve problemas familiares e infelizmente foi obrigado a se mudar para bem longe. Tal fato desanimou a todos do grupo, pois perdemos um grande amigo e nosso querido narrador, fonte de mil ideias e de incontáveis aventuras. Agora pertenciamos a classe dos RPGistas abandonados, sem livros, sem mestre, sem dados , sem absolutamente NADA para jogar RPG.


Eu tentei comprar algum material do saudoso AD&D (na época da editora Abril), mas os livros eram muito caros e acabei por tirar xerox do livro do jogador (na época saia muito mais barato), mas o pessoal queria começar a jogar logo, eu nem tive tempo para ler o livro e em um tenso sábado chuvoso, lá estávamos , reunidos ao redor de uma mesa jogando dados e fazendo personagens. Eu não havia preparado nada, nem pensado em nada, os personagens foram nascendo e os jogadores perguntavam onde iria se passar a história, eu gaguejava e dizia que não fazia a menor ideia. 

Sem um cenário como eu ia dar suporte para as histórias do background de um guerreiro, um mago e um ladrão. Já me sentia pressionado e estava a ponto de desistir,  foi quando um relâmpago despencou dos céus e atingiu minha cabeça, rapidamente peguei uma caneta Bic preta que estava em minha frente e um sufite velho bem amarelado, com a caneta em mãos fiz um ponto no centro da folha e logo abaixo do ponto escrevi: BELDBOR. Eu não sabia, mas aquele ponto de tinta preta era a semente de um cenário gigantesco onde eu e meus jogadores vivemos dezenas de aventuras.


Agora vocês podem até achar que eu estou "viajando", mas nossa ciência moderna nos diz que o universo nasceu de uma imensa explosão chamada Big-Bang, e antes de explodir, toda essa energia descomunal era apenas um minúsculo ponto no vazio. Eu acredito que a imaginação humana é infinita, porque carregamos um fragmento do infinito em nossas mentes. Bom, mas o que isso tem haver com RPG? Eu respondo: -TUDO!!
Jogar RPG é exercitar a imaginação, criar mundos, dimensões, tempo, espaço, tudo para se contar uma história. Então, me surpreende quando alguém me fala que precisa de suporte, regras, sistemas ou coisa do gênero para poder mestrar (ou jogar), esqueça isso, faça a sua história sem deixar o bom senso de lado, improvise, se arrisque, não tenha medo de tentar. Se você falhar alegre-se, pois como diz o ditado: "O fracasso é a mãe do sucesso".

Se por acaso vocês vivenciarem uma situação parecida, peguem uma caneta e façam um ponto no meio do papel e de asas (turbinas) a imaginação. Tenho certeza que vocês vão se divertir muito.

Por Red Dragon " Deus joga dados" - Stephen Hawking
Red DragonRed Dragon, um dragão que estranhamente joga RPG desde que saiu do ovo, adora tudo relacionado aos cenários de fantasia, mestre rodado em vários sistemas, fã incondicional de Tolkien. Mora em um vulcão onde tenta entender os seres humanos.

17 comentários:

  1. Em minha opinião, a baforada do século! Hehehe! Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, ótima reflexão! Acredito que poucas pessoas joguem dessa maneira hoje. Eu ainda sigo boa parte das aventuras com apenas um início e alguns finais, mais ou menos previstos, deixando o resto por conta da interação dos personagens com o mundo. Mas essa metáfora do ponto me lembra uma época em que, por assim dizer, divertir-se era mais fácil. Agora, admito que até mesmo eu em alguns momentos, precisa-se de explicação pra tudo.

    ResponderExcluir
  3. Eu entendi, mas vc foi em longe hein...xD
    vc quis dizer que, assim como o universo, nossa imaginação é infinita, mas tudo que é infinito, começa em algum lugar. ok.
    Só uma observação: RPG é imaginação, mas um bom sistema de regras é necessário para servir de base para os jogos é claro...
    No mais, nada mais...bem legal o post!

    ResponderExcluir
  4. @Fã da Daemon: Não necessariamente algo que é infinito começa em algum lugar, vc consegue dizer onde começa a sua imaginação ou onde começa o universo? Acredito que tudo isso é cíclico e o homem é que busca encontrar um início e o fim para tentar mensurar e quem sabe compreender.
    Concordo que regras são necessárias, mas não são as prioridades dentro do jogo de RPG.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Alessandro: baforada do século! Me fez lembrar os bons idos da minha adolescência, desenhando mapas toscos à mão, para jogarmos nossas aventuras rpgísticas.

    Quanto ao sistema de regras, minha visão é de que se jogos de tabuleiro, como War e Banco Imobiliário, explicam suas regras em folhetos minúsculos, por que o RPG precisa de manuais e mais manuais?

    Eu gosto é de ideias para aventuras, cenários, cidades, pdms, eventos e situações. As regras, como diria o velho dragão ancião Gygax, o mestre decide na hora.

    ResponderExcluir
  6. Legal! Baforada incrível RedDragon. Eu comecei meus jogos uma vez assim, mas não foi com um ponto. Eu fiz algumas colinas, escrevi um nome qualquer ao lado (colinas Drammion, alguma coisa assim), e comecei "vocês estão passando por aqui..."

    ResponderExcluir
  7. Exceleente post red...
    e ainda por cima uma excelente idéia para se descrever, senão um cenário inteiro, parte dele como um reino, ou um novo continente...

    ResponderExcluir
  8. O antigo mapa de Blackmoor, feito pelos jogadores enquanto exploravam o mundo, ilustra bem a idéia de ponto em expansão. Pra quem não viu, tá aqui...

    http://www.blackmoor.mystara.us/img/BLACKMOOR1MAP2a.gif

    ResponderExcluir
  9. muito muito muito shoooooowwwwwwwwww.

    ResponderExcluir
  10. me lembro q uma vez cai numa pegadinha. o pessoal disse "vamos joagr gurps como se fosse resident evil?"

    e eu disse "sim!"

    "ok, entao vc mestra" ¬¬

    sendo q eu nunca tinha jogado resid evil na epoca.
    enfim, me contaram meio por cima, dai usei da imaginação pra fazer algo e no fim foi superdivertido

    ResponderExcluir
  11. Essa idéia serve pra se começar qualquer coisa: mundos, personalidades nos personagens, tramas, intrigas, etc. Uma das melhores baforadas que já li : )

    Devo me lembrar do tema "ponto inicial" na próxima vez que eu precisar de idéias xD

    ResponderExcluir
  12. Seu poder é superado apenas por sua sabedoria nobre dragão. Que você tenha sua porção do paraíso reservada. Saudações deste aspirante a sábio.

    ResponderExcluir
  13. kra esse post, para mim foi simplismente inspirador! uma boa ideia substitui centenas de paginas de ideias dos outros! continue com o bom trabalho dragao!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado a todos que comentaram aqui nesse meu post XD. Nunca deixem de acreditar que é possível.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Hauhauha. Muito bom Red Dragon.
    Eu to passando pela mesma situação. O nosso mestre ta tendo uma vida muito ocupada e com expectativas de ficar mais ocupada ainda. Sabemos que vai acabar não dando pra ele mestrar por um bom tempo, ai ele queria ficar como jogador.
    Dai, sempre me dá vontade de mestrar, e vem a covardia e questionamentos: "Será que narrarei bem? Mas ele é muito melhor do que eu? Será que vou motivar a mesa?? Ai com esse tipo de pensamento acabo não narrando nada.. Ô vida..
    Mas to reunindo forças e procurando os livros L5R pra narra um cenário que é bem parecido com meu estilo..

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.