domingo, 9 de outubro de 2011

Semana Temática Sci-fi: Stargate



Viajar através do espaço é algo que talvez perpetue como um sonho nas mentes dos humanos, mesmo com todos os trabalhos que nossos especialistas realizam nessa área e ainda realizarão. Chegaremos, um dia, a ter tal tecnologia? Bem que poderíamos encontrar um Stargate enterrado por aí, não?


Para quem não conhece as origens, Stargate foi um filme produzido em 1994, dirigido por Roland Emmerich e escrito, em conjunto com ele, por Dean Devlin. Como parte do elenco original, temos Kurt Russell e James Spader e trata-se de uma história de ficção-científica cheia de ação e aventura (pois é... Aventura... Se existisse um Stargate, você teria coragem de atravessá-lo? Seria uma aventura^^)

- Conhecendo um pouco sobre o filme que deu origem a tudo

Daniel Jackson (James Spader)
Tudo começa em 1928, quando nós, humanos, estávamos procurando saber mais de nossa própria história; uma escavação em Guizé, no Egito. Dentre tudo o que foi encontrado, duas coisas se ligam e geram todos os acontecimentos subsequentes: um colar com o símbolo do deus Ra e algo bem, bem maior^^

O tempo passa para os dias atuais e começamos a conhecer a vida do egiptologista Daniel Jackson (James Spader), aquele típico pesquisador que sabe muito, mas ninguém acredita nos resultados de seus trabalhos. Depois de sair frustrado de uma de suas apresentações, ele é abordado por uma pessoa que estava o assistindo minutos antes, pessoa esta ligada ao acontecimento de 1928, e que o convida a participar de um projeto.

Ele acaba aceitando (se não tivesse aceitado, não teria filme hehehe) e se vê numa base militar na qual seus conhecimentos sobre a civilização egípcia é requisitado. Lá ele reencontra a pessoa que o convidou em meio a inúmeros militares e cientistas que, há anos, trabalhavam no projeto, mas sem conseguir encontrar a última peça que faltava no quebra-cabeça.

Coronel O'Neil (Kurt Russell)
O projeto se tratava do Stargate, nome este dado por Daniel assim que chegou e detonou na correção da tradução de uma inscrição antiga feita por um dos pesquisadores do lugar. Stargate foi uma das descobertas feitas lá em 1928 e se tratava de um “portal” para outros mundos e, digamos, outras tecnologias. E, como tudo que envolve outros mundos também está ligado à segurança do planeta, lá estava o Coronel O’Neil (Kurt Russell) para botar ordem no pedaço.

Daniel Jackson ajuda os militares a fazerem o Stargate funcionar por completo e, assim, segue para um outro mundo juntamente com o Coronel O’Neil e seu grupo, vindo a conhecer mais sobre uma das maiores antigas civilizações da Terra.


 “Mas cadê a aventura???” “Aahh!! Agora é com você. Vai lá assistir ao filme, poxa XD”

- O que veio depois de Stargate: O Filme?

Ainda não tive a chance de assistir aos outros materiais sobre Stargate, mas vou apresentar a vocês o que consegui encontrar nas pesquisas.

Foram produzidas várias séries com a ideia do Stargate, sendo elas as seguintes:
- Stargate SG-1
- Stargate Atlantis
- Stargate Universe
- Stargate Infinity (série animada)

Dois filmes também foram produzidos, relacionados à série SG-1:
- Stargate: Ark of Truth
- Stargate: Continuum

Agora… Puxando o assunto para o nosso lado do RPG, eis que também trabalharam em um jogo, mas que não foi traduzido. Deixo aqui o link do que encontrei na net. Stargate SG-1 RPG.

Imagem do site da AEG, responsável pelo RPG.
Contudo, isso não impede os jogadores que gostam de contar histórias sobre outros mundos em outras galáxias de se divertirem num cenário deste tipo. Conhecendo um pouco do universo de Stargate, acredito que seja possível você utilizar qualquer sistema com características semelhantes ao que vemos nos filmes e séries. Afinal, o legal do RPG é o poder criar.

E para finalizar, mesmo filmes deste tipo sendo classificados como ficção (s.f. Criação da fantasia; imaginação; invenção), eu lanço o seguinte questionamento: Será que existe, além de nós, vida inteligente na vastidão do espaço? Negar isso seria como negar a si mesmo?

4 comentários:

  1. Star gate é outra obra de ficção muito legal (o Macgyver fazia o protagonista de uma continuação que não ficou muito legal XD)

    ResponderExcluir
  2. Stargate fez brilhar os olhinhos de muitos RPGistas na época, a história foi envolvente e a aventura existiu sim, hehehehe, muito boa matéria Gi :D

    ResponderExcluir
  3. eu cheguei a assisti o stargate SG1 durante um tempo (a serie com o macgyver) mas depois morguei. tb assisti um segundo filme, não sabia que tinha um terceiro

    ResponderExcluir
  4. Nossa, esse filme marcou época! Não assisti ao seriado, mas o filme era excelente. Outro dia até assisti novamente. Que época boa, quando os filmes tinham um enredo além dos efeitos especiais!

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.