sábado, 5 de março de 2011

Lição Especial: RPG e Educação Parte II


Olá, classe! Após o primeiro post sobre RPG e educação, é hora da continuação! Como introduzir o jogo de maneira adequada? Que sistema usar? Todas as disciplinas podem ser beneficiadas? São muitas as perguntas, portanto, vamos às respostas! Boa aula!
____________________________________________________________

Já faz algum tempo desde que li as primeiras reportagens sobre RPG e educação na antiga Dragão Brasil, falando, principalmente, do trabalho do pessoal da Akritó Editora, do Carlos Klimick e cia. De lá para cá, muita coisa mudou: o cenário RPGístico é outro, a educação também e até mesmo a mentalidade de nossos jovens não é a mesma. Antes de começarmos, portanto, é bom traçarmos um esboço da situação:

- RPG no Brasil: muitos falam que não há crise no mercado, que as vendas de RPG vão de vento em popa e que nunca estiveram tão bem. Ora, talvez do ponto de vista comercial, isso possa ser verdade, mas, se analisarmos o número de jogadores, o reconhecimento do RPG e as ações que envolvem nosso hobby, desde eventos até palestras, tudo vêm diminuindo muito. Não podemos negar: o RPG está acessível a um público pequeno. É um público fiel, é verdade, mas, pequeno. Isso é o primeiro cuidado necessário: estamos lidando com algo desconhecido do grande público.

- Educação: a revolução na educação começou. Com passos de formiga, mas começou. "Nunca antes na história desse país" falou-se tanto sobre a importância da educação, dos professores, da participação da família na escola, da necessidade de aulas mais interessantes, da quebra de paradigmas, etc, etc... Isso é bom. Antes, tentar trazer algo novo para a escola era visto, no mínimo, com receio. Hoje, a procura por novidades é maior do que a oferta. Então, ponto para nós: é hora de retirar o RPG de nossas sagradas mesas de jogo e levá-lo às mesas escolares.

Boa pergunta, por que não tentamos respondê-la?

- Jovens:
a última geração adolescente (em minha opinião, nascidos entre 1980 a 1990), vivia uma transição rumo à tecnologia. O computador, a internet, os celulares; tudo era novidade, mas havia dificuldade no acesso. Hoje, sabemos como a coisa anda. Um adolescente comum de 14 anos certamente me colocaria no chinelo quando o assunto fosse informática. Se, por um lado, isso ampliou os horizontes de nossa juventude, retirou-lhes o foco. É difícil conseguir conciliar leituras e demais passatempos culturais com redes sociais, download de músicas e video-games de última geração. O mesmo vale para o RPG: como convencer um jovem a trocar seu World of Warcraft por livros, papéis e dados? Excessões existem, mas são excessões...

Diante desses três tópicos, chegamos a algumas conclusões:
1º - É preciso ir com calma. RPG é novidade para a maior parte da população.
2º - As escolas estão, supostamente, abertas a novidades.
3º - A mentalidade de nossos jovens é dinâmica e exige que tudo siga essa máxima.

Então, na hora de levar o RPG para a escola, precisamos, primeiro, refletir sobre alguns tópicos:

Primeiro Passo: Objetivos
É bonito pensar em RPG e educação, mas só levar os "dados estranhos" e os "livros coloridos" não adianta em nada. É necessário definir qual a intenção de levar o RPG para a sala de aula. Sem ter isso bem definido, esqueça... quem é professor sabe: qualquer coordenadoria pedagógica exigirá um projeto bem estruturado antes de permitir qualquer atividade "não-convencional" (leia-se "quadro e giz"). Então, vejamos alguns objetivos bacanas para o RPG:

- RPG como motivação: nesse caso, o RPG será usado para, digamos, atrair a atenção dos alunos para determinado assunto ou incentivá-los a realizar determinada atividade. Por exemplo, a professora Janaína, de quem falei no post passado, queria realizar alguns exercícios de Português com sua terceira série. O assunto: palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. Ela poderia fazer um exercício BEM original e pedir que eles circulassem algumas palavras assim em um texto... MUITO motivador... ao invés disso, ela incorporou o exercício como uma parte da "aventura" que a turma estava jogando. Como? Simples, durante a aventura, o vilão raptou um dos personagens e deixou um bilhete para os demais: "Se querem saber onde seu amigo está, deixem na goleira do campinho uma lista com três palavras oxítonas, quatro paroxítonas e cinco proparoxítonas". Pode parecer muito simples, mas as crianças adoraram! Não era só mais um exercício, era um desafio. Era preciso conseguir superá-lo para prosseguir com a aventura. Alguns dirão que isso é "enganar o aluno para que ele faça o tema". Bom, se você acha isso, continue com suas aulas sem graça, não vamos discutir metodologias aqui...

- RPG como trasmissor: nesse caso, o RPG é usado como meio de transposição didática (traduzindo: um transmissor dos conteúdos). É o método mais difícil, pois exige muita participação dos alunos, envolvimento total do professor e muita, mas muita preparação. É preciso criar uma aventura mais aprofundada, trazendo os temas a serem abordados durante a trama. Trará bons resultados, não resta dúvida, mas exige muito mais trabalho.

Voltando ao exemplo da Janaína: a ideia dela foi criar uma verdadeira campanha sobre a história da região. Nessa campanha, um vilão voltou no tempo e modificou a história conhecida, raptando personagens históricos. Caberia aos alunos voltarem no tempo também e colocar tudo nos eixos. Para isso, ela ofereceu para a turma um livro de História, para que pesquisassem o que fosse necessário. Assim, durante a aula, a professora contava como o mundo estava após a alteração do vilão, os alunos pesquisavam o que realmente aconteceu e jogavam a aventura tentando consertar tudo. Ou seja, aprender história foi divertido para caramba. Para terem uma ideia, o livro ("A Saga dos Alemães", para quem quiser conhecer) é enorme e com vocabulário avançadíssimo para as crianças, mas elas deram conta do recado! Evidentemente, a professora teve muito trabalho, mas, obteve as recompensas pretendidas.

- RPG como incentivador da leitura: esse é o modo mais simples, pois não exige planejamento pedagógico avançado. É o melhor se você for aluno e quer levar o jogo para sua escola. Foi o que fiz com aqueles alunos-problema: vinhamos algumas vezes por semana no turno inverso e apenas jogavamos D&D, como um grupo de jogo normal. Em resumo, você apenas apresenta o jogo à comunidade escolar.

Quem sabe não estamos formando uma futura geração de leitores?

Segundo Passo: Escolha do Sistema
Depois de ter definido o que você realmente quer com o RPG em sala de aula, é o momento de escolher o sistema. Quer uma opinião sincera? O melhor sistema para a sala de aula é não ter sistema. Como? Leve apenas aquilo que difere nosso amado jogo de todos os outros, a interpretação. Lembrem do exemplo que dei sobre "A Odisseia"? Na primeira vez que usei o RPG, levei um sistema simples, mas isso só atrapalhou. No ano seguinte, usei unicamente a interpretação: "ok, vocês são os marinheiros e você (aluno escolhido pela turma) é Ulisses. Vocês estão tentando voltar para Ítaca depois de ter vencido a guerra de Tróia". As aventuras vividas na narrativa épica eram recontadas pelos alunos, enquanto eu ponderava sobre as ações e decidia se elas davam certo ou errado, sem rolagem alguma.

Mas, se você realmente pretende usar um sistema, simplifique. Esqueça Talentos, Aprimoramentos, Perícias, Habilidades Raciais, Magias e o escambáu. Pegue, no máximo, um sistema de Atributos, com algumas habilidades comuns a todos os seres humanos. Por exemplo, pegue as Habilidades do D20 e determine que todos começam com PVs iguais ao valor de Constituição, ou pegue os Atributos do Sistema Daemon. Não se preocupe em parecer simplista: o que está em jogo não é mostrar o quanto seu sistema preferido é realista ou bacana, mas sim que todos entendam o funcionamento básico de qualquer RPG. Depois, se as pessoas quiserem, aprenderão por si mesmas as regras de determinado jogo.

Procure sistemas simples: nem todo mundo é superdotado!

Terceiro Passo: Bolando a Aventura
Objetivo e sistema escolhidos, é hora de pensar na aventura que você levará.

- Simplicidade: continue sendo simples. Não bole intrigas complicadas, dezenas de PdMs, inimigos com habilidades bizarras... deixe isso para sua mesa. Crie uma aventura bem clichê mesmo, simples de ser entendida.

- Evite combates:
combates são legais, claro, mas, evite-os. Isso pode por tudo por água abaixo. Você estará em um ambiente escolar, onde "combater orcs" pode significar "incentivar a violência". No máximo, coloque um combate contra um inimigo que é detestado ou temido pela sociedade, não contestando nenhum valor moral. Por exemplo, um grupo de adolescentes na floresta poderia tentar sobreviver a um ataque de lobos. Em nossa sociedade hipócrita, é mais delicado acabar com um grupo de lobos do que com um grupo de traficantes...

- Use "d6": você pode até levar os dados multifacetados para mostrar como são legais, ou, como eu fiz, para que o professor de Matemática os construa em suas aulas sobre sólidos, mas, para a sua aventura, procure usar dados comuns. Isso aproxima o jogo das pessoas, já que dificilmente você encontrará alguém que não tenha rolado 1d6 alguma vez na vida... Além disso, já soube de professores e alunos que, após participarem de minhas oficinas, usaram o sistema que apresentei (atributos do Sistema Daemon com pontuação menor, para testar com 1d6) com amigos ou familiares.

- Estude bem o conteúdo: se você irá usar o RPG para transmitir um conteúdo aos alunos, é muito importante que você domine esse assunto com maestria. Por quê? Pense nele como o cenário do jogo: se os jogadores escolherem um rumo que você não planejou, é preciso improvisar. Na mesa, tudo bem você inventar que o reino vizinho é dominado por um dragão, mas improvisar um conteúdo histórico é um problema gravíssimo e inadmissível. Lembre que o jogo é sobre imaginação, mas se os conteúdos são reais, eles não podem ser modificados levianamente.

Veja, novamente, o exemplo da Janaína: como o vilão alterou a História, a realidade vivida nas aventuras é diferente da real, mas os alunos, baseados nas leituras do livro "A Saga dos Alemães", deverão consertá-la, aprendendo o que realmente aconteceu. Nas aulas sobre "A Odisseia", os alunos, na maioria das vezes, tomavam rumos diferentes daqueles que Ulisses tomou no livro, mas, após cada aventura, nós liamos o resumo do que havia acontecido na epopeia, não misturando o conteúdo a ser aprendido com a diversão. Tente separar a "realidade" da "ficção".

O livro escolhido pela professora Janaína para sua "campanha histórica".

- Conheça o RPG: se você não conhece o jogo ou ainda está dando os primeiros passos nesse mundo de dados, fichas e Mestres de Jogo, espere um pouco. Se você nunca mestrou uma aventura, mestre algumas antes de tentar mestrar em público, por assim dizer. Tenha domínio total e sinta-se seguro jogando e mestrando RPG. Seus alunos ou colegas precisam ter confiança de que você sabe o que está fazendo e se você perder-se nas explicações ou regras, pode deixar o jogo com imagem de "chato e difícil".

- Peça ajuda: sempre é bom trabalhar em parceria com alguém. Se você é professor e quer usar o RPG, mas ainda não sente confiança, fale com algum Jogador ou Mestre. Peça ajuda, sem receio de parecer bobo. E se você é um RPGista e quer levar o RPG para a escola, converse com a direção, professores e coordenação pedagógica. Explique para eles o que quer fazer, talvez mestre uma partida para eles, mostrando como é bacana. Entendendo o que você pretende, eles certamente irão ajudá-lo.

Apresentando o Jogo
Chegou a hora de dar a cara a tapa. Comece explicando o que é RPG, de onde surgiu, o que é necessário para jogar, como funciona, etc, etc. Se estiver sem ideias, faça uma pesquisa rápida sobre o que é RPG no Google. O site da RedeRPG tem uma página muito boa sobre isso, dê uma olhada.

Fale que o Mestre é uma espécie de narrador das histórias e que os Jogadores são atores interpretando os protagonistas. Descreva uma cena simples, terminando em uma situação de escolha e permita que seu público decida o rumo da história. Depois, faça com que necessitem de algum teste, pedindo que lancem um dado. Explique que os dados (ou cartas) servem para dar aleatoriedade ao jogo e que os valores presentes nas fichas representam o quão bom ou quão ruim o Personagem é em determinada habilidade.

Depois disso, distribua alguns conceitos de Personagens para que os Jogadores completem as fichas. Por exemplo, em uma aventura moderna, distribua "piloto de avião", "repórter", "estudante" e "segurança", por exemplo. Assim, eles entenderão melhor como as regras funcionam e para que serve a ficha de Personagem.

Agora, é hora da aventura. Descreva bem as cenas, tentando trazer seu público para dentro da história. Faça com que todos participem, não importando qual seja o papel interpretado. Tente não fazer muitos testes, pois isso deixa o jogo mais lento. Durante o combate, não se preocupe com distâncias, ataques de oportunidade, etc. Preocupe-se com descrições, deixe as regras táticas de lado.

Bom, creio que é mais ou menos isso. Poderíamos debater RPG e educação por muitos e muitos posts, mas nada substitui a prática. Vamos lá, meus caros, é hora de levar o RPG a todos! Um abraço e até quarta, com nossa lição semanal!

Prof. AlessandroAlessandro é professor de Inglês, Espanhol, Português, Religião e Literatura devido à profissão. Cineasta, cientista, astrônomo (não astrólogo...), artista plástico, ator, músico, linguista, poliglota, crítico e escritor devido à paixão. Leitor, RPGista, nerd, cinéfilo, enólogo e ocultista devido à diversão. Maníaco por cultura devido a algum mal genético. Ah, e chato, por pura força de vontade.

5 comentários:

  1. Isso é bem incentivador, Professor :)

    Se eu não estivesse afastado da escola (e não volto pràquele lugar tão cedo >.<), eu até que tentaria usar essas dicas xD

    ResponderExcluir
  2. Adorei a foto da menininha KKkkkkkKKKkk
    Só faltou a legenda:

    JOGUE GURPS. É mais fácil que tirar doce de criança.

    ResponderExcluir
  3. Toda e qualquer atividade com incentivo a cultura, educação e/ou formação da cidadania é um ato de honra à pátria.

    ResponderExcluir
  4. Rapaz, ainda bem que eu convidei o professor pra postar aqui no blog! O cara é fera demais!

    Ótimo post, Alessandro. Com certeza suas dicas serão muito bem utilizadas no projeto que estou implementando na escola onde trabalho.

    Mas tive uma ideia: poderíamos fazer um material legal e disponibilizar para download aqui, com apresentações em powerpoint, mini-aventuras ou até mini-sistemas, para que os RPG-educadores utilizem em suas experiências na sala de aula.

    O que achas?

    ResponderExcluir
  5. Mas é claro que sim. Só precisamos de tempo para bolar isso... férias de fim de ano?

    ResponderExcluir

Seja um comentarista, mas não um troll! Comentários com palavrões ou linguagem depreciativa serão deletados.