____________________________________________________________
Antes de tudo aquele aviso de praxe. Esta é uma pequena análise que tenta buscar uma explicação razoavelmente cientifica/psicológica para o modo como os halflings geralmente são apresentados em cenários de fantasia medieval. Não estou estou impondo coisa alguma, você é livre para colocar os pequeninos em qualquer formato que quiser.
Isso dito lá vamos nós novamente meus caros manolos. Bem, os halflings são uma raça de pequena estatura e inferiores em força física a quase todos os outros humanóides. Mas equilibram isso com agilidade, esperteza e uma boa dose de sorte (geralmente representada na forma de bônus em testes de resistência em D&D ou qualquer coisa equivalente em outros sistemas).
Nos livros básicos de D&D 3ª edição os pequeninos aparecem como uma raça nômade ou seminômade que se fixa apenas se achar um local realmente muito bom para viver, sendo que algumas comunidades halflings não se fixam nunca. Acredito que isso tenha a ver com um instinto de curiosidade muito forte da raça; duas doses de curiosidade misturadas com mais uma de ambição eu acho. Sabem quando alguém termina a escola e diz que precisa ver o mundo antes de decidir o que vai fazer na vida? Halflings fazem a vida enquanto vêem o mundo.
Bem se vocês e seus parentes ficam viajando a vida inteira por terras estrangeiras é bom que vocês tenham boas relações com os "donos da casa" não é? Então acredito que há um certo esforço por parte dos halflings para serem agradáveis e amistosos, algo meio que inconsciente. Coisa que não deve ser muito difícil devido a natureza mais calma deles, pois temos que concordar que um halfling é muito mais tranquilo que um anão por exemplo. Sabe o instinto de sobrevivência diz que se você não pode vencer alguém pela força bruta é melhor fugir ou fazer a outra criatura perder o interesse por você. Vejam; eles são pequenos, com uma aparência que lembra bastante crianças humanas ou élficas, muitos soldados hesitariam em matar alguém que lembra seu filho de oito anos que está em casa com sua mulher.
E é na combinação desses fatores (aparência inofensiva e um certo empenho social) que os halflings conseguem se virar por aí. E também há o fato de as outras raças civilizadas enxergam alguns de seus próprios traços nos pequeninos, a adaptabilidade dos humanos, uma certa dose de ganância dos anões e uma certa curiosidade por conhecimento própria dos elfos.
E vamos concordar que os tampinhas sabem viver, eu mesmo adoraria provar alguns pratos da celebrada culinária halfling. Resumo da ópera, os nanicos em geral são sujeitos boa praça que dão seu jeitinho e vão vivendo (e comendo) por aí. Então mesmo quando aparece aquele halfling ladino o pensamento geral é pensar nele como um "explorador de masmorras" ou "especialista". Afinal ele é um halfling oras! Comentem aí o que acharam destas linhas pequeninas sobre os pequeninos.
PS: desculpem pelo enorme atraso do post, meu PC estava sem internet e eu sem um pen drive.
Hiago Azured, Roleplayer 4/Powergamer 1; tendência:??? FOR 8, DES 12, CONS 10 INT 17, SAB 9, CAR 15 Além de rpgista é metaleiro, DeMolay, nerd, otaku e agnóstico. Costuma chamar as pessoas de "manolo", tem leve tendência a falar de forma exagerada, joga todo e qualquer cenário/sistema que aparecer em sua frente. Por algum motivo considera a amizade verdadeira uma forma superior de amor. Anime favorito: BERSERK. Mora no Acre e é criador do Crônicas do Nerd Perdido. |
a culpa é do gandalf!
ResponderExcluircara, se vc nao leu, é uma baita coincidencia!
a tirinha do paragons q saiu ontem é sobre isso mesmo
Putz! Esqueci de colocar no texto, se eu tiver 10 comentários pedindo vou escrever um post sobre os humanos em cenários de RPG.
ResponderExcluirFoi meio atrapalhado, foi meio as pressas mas no fim tudo deu certo!
ResponderExcluirlink da tirinha no paragons
http://www.paragons.com.br/paragolandia-39/
PS:você estava de olho no blog esperando o meu post não é rafael? Obrigado por ser o leitor mais fiél do blog.
sou onipresente ^__^
ResponderExcluir(eu tava escrevendo algo no twiter quando apareceu a mensagem de nova postagem)
(eu quero uma postagem sobre humanos!
Eu quero o post sobre os humanos!
ResponderExcluirInteressante ler sua análise, pois nunca tinha pensado em como os halflings de D&D são diferentes dos de Tolkien. Esses são extremamente arraigados ao lugar em que vivem, enquanto aqueles saem para desbravar o mundo.
Também quero uma postagem sobre humanos!
ResponderExcluirE parabéns pelas observações...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMeus halflings ainda são baixinhos (se não fossem, não seriam halflings), com o cabelos crespo ou encaracolado, com os pés peludos, mas não necessariamente barrigudos.
ResponderExcluirBom, eu enxergo duas perguntas (e 2 respostas) aí.
ResponderExcluir1) Pq os halflings são ladinos?
Primeiramente, acho q vale mencionar q seguindo a ascendência hobbitesca deles, os hobbits preferem ficar em suas fazendas, cultivando animaizinhos, longe das grandes pancadarias do mundo. Acho q realmente seria legal sair entrando nos socos com todo mundo qdo se é um orc. Qdo se é um halfling, nem tanto. Eles são menores, mais fracos e frágeis, e o próprio tamanho também dificulta bastante o manuseio de armas. Para piorar, eles tb não têm a mesma tradição mágica dos gnomos, por exemplo. Ou seja, soluções pacíficas são mais do q um estilo de vida, é praticamente o único meio de sobrevivência, mesmo q isso signifique ser roubado, é melhor do q ser morto!
Daí q, com todo esse "talento" físico, realmente não sobra muita escapatória para os tampinhas obrigados a lutar, a não ser fazê-lo de um jeito... Atípico. Truques sujos (chute na canela, mordidas e outros golpes "baixos"), uso de furtividade (não era a toa q o tamanho dava bônus pra se esconder) e, no caso de luta corporal, fazê-lo de um jeito diferente ao habitual humano (q é cobrir-se de aço até o apêndice e ficar tankando o q te tacarem): Esquivar-se, bater e ficar quicando de um lado pro outro de seu oponente com golpes q visam mais enfraquecer do q matar diretamente (sim, Yoda, sinta-se citado). Se isso te faz pensar em "ladino", pois é.
Outro fato é a curiosidade. E nada pior para um curioso do q uma tranca. Numa porta, num baú, etc... Ou seja: bônus pra abrir fechaduras. Talvez toda atividade de minúcia manual tb possa ser associada aos hobbits. Por serem menores, a própria coordenação motora fina pode ser mais elevada, além de, novamente, não se dedicarem tanto assim a atividades bélicas ou mágicas qto outras raças.
2) Pq todo mundo gosta deles?
Já notaram as rixas raciais típicas de D&D? Orcs não gostam de humanos q tb não gostam dos orcs, q não gostam dos anões q não gostam dos elfos. Enquanto os meio-celestiais não gostam dos meio-infernais que não gostam e tb não são gostado por ninguém. Notaram q ninguém não gosta dos halflings? Novamente, eles têm noção de não comprarem briga direta. Como o Hiago falou no post. Mas e um halfling ladino malandro e sacripanta? Pq o grupo não joga ele a sete palmos e enterra ele vivo? O cara rouba de quem não deve, tira sarro da cara do grupo todo, e fora do seu campo de especialidade (q pode ser bastante ilegal aos mais puritanos), não ajuda em muita coisa. Lendo a hq de D&D nova, acho q entendi o pq.
Lá, vemos Bree Três Mãos. A halfling ladina q se encaixa perfeitamente no esteriótipo ladina-halfling-irritante-engraçadinha. Acho q os halflings aventureiros abusam bastante da sorte pq, afinal, são o único talento com q podem contar. Assim, ela vira e mexe enfia o grupo em enrascadas, mas q ela sabe q o povo pode contornar. O q rende mais conhecimento, experiência (não só XP) e provavelmente fama por feitos heróicos q não aconteceriam de outro modo. Além de, claro, num momento de desesperador aperto, uma piada pra relaxar os músculos ajuda. Ou rompe uma veia no cérebro de alguém... Novamente, halflings adoram a sorte. E acham q em troca, ela os ama. Siga os lemas: "P q fazer do jeito fácil, se o difícil é mais heróico?" "Isso está fácil demais para merecer nossa atenção... Posso trabalhar nisso...".
Isso não quer dizer necessariamente falta de bom senso. Isso cabe aos kenders.
Também quero um post sobre humanos!! xD
ResponderExcluirHalflings são mesmo muito estranhos pra min, não consigo achar bons contestos históricos dos surgimentos deles também... :P
Mas continuam os mais legais! Um dos melhores personagens de todos os tempos é com certeza Bilbo Bolseiro em O Hobbit!
Faça um post sobre os humanos!
ResponderExcluirTenho que admitir que sempre simpatizo com os halflings que aparecem na aventura... parece que temos que protegê-los como se fossem crianças, por mais irritantes que sejam...
Mais 5 comentários e eu vou fazer o post sobre os humanos.
ResponderExcluirPS:eu disse que queria 10 comentários, não necessariamente de 10 pessoas diferentes.
:D
Faltam 4...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu quero um Post sobre Humanos...
ResponderExcluirVamos as explicações:
1-Porque os Anões gostam dos Halflings:
Pois todos os Anões gostam de bebidas, comidas, danças e musicas... e claro, de forma Farta...
Que melhor companhia que alguém que canta, dança, cozinha e farreia da melhor forma possível?
Também existe o fato que os Anões adoram uma platéia quando lutam, para contar quantos eles mataram... (vide SDA) e os Halflings gostam de espetáculos e os Anões fazem de qualquer luta um espetáculo...
Ou seja, os Anões gostam dos “pequeninos” porque eles farreiam como eles e ainda são uma ótima platéia...
Ah, esqueci das boas historias...
2-Por que os elfos gostam dos Halflings:
Elfo não gosta de ninguém, nem de outro elfo... Mas, pelo menos, os Halflings matem os Anões distraídos e assim os Elfos podem tentar, tentar, dominar o mundo na próxima noite...
3-Por que os humanos gostam do Halflings:
Pois alguém tem que fazer o serviço sujo... e o instinto “humano” dos pequenos fazem deles ótimos companheiros para os humanos...
4- Por que os Gnomos gostam dos Halflings:
Por que eles cozinham e distraem os outros... Comida sem trabalho e trabalho sem perguntas...
5-Por que os Orcs gostam dos Halflings:
Hã... eles não são tão chatos quantos os elfos, nem tem fortes quantos os Anões, nem se mentem nas nossas casas feito os gnomos e plantam como os humanos...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPost sobre humanos.....BHAAAAAAAAA
ResponderExcluirRealmente, halflings parecem tão inofencivos porem sao os mais ladrões.
ResponderExcluirXD
Post sobre humanos então! Desculpe mestre Walla mas nunca sequer joguei em uma mesa onde houvessem gnomos. Durante minha vida no RPG os gnomos foram educadamente ignorados. Então como não tenho XP com relação a eles não conseguria fazer um post decente.
ResponderExcluirNo próximo episódio: Porque raios os humanos ...
PS:ainda vou decidir o título.
Ainda bem que teremos o post sobre humanos! Essas criaturas são muito estranhas mesmo.
ResponderExcluirNem fala grande clérigo... Eu até hoje não consigo entender eles...
ResponderExcluirHalfling é uma raça extremamente divertida dentro do jogo, e também ótima de se jogar... eu mesmo adoro colocar um Halfling como NPC quando mestro, apesar de que os meus jogadores sempre ficam com o pé atras quando aparece um... rsrs
ResponderExcluirque tal: PQ raios os humanos são criaturas tão estranhas?
ResponderExcluirNa verdade verdadeira, precisamos diferenciar os halflings dos hobbits. Os halflings, como raça no D&D, a princípio não eram ladrões, mas sim uma classe a parte. Depois, fazendo comparações com "O Hobbit" é que a galera encontrou nessa a classe ideal.
ResponderExcluirOs hobbits tolkienianos não são aventureiros. Nem mesmo Bilbo, basta ler o hobbit para perceber que ele safou-se mais pela sorte do que pela habilidade, embora tenha seus momentos de brilho.
Tolkien parece ter pensado "um dia, inventarão o RPG, e precisam de um grupo de aventureiros". É incrível como os personagens da história tratam do termo ladrão como nós tratamos no RPG...
Quem cometeu o pecado de ainda não ter lido "O Hobbit", leia. Aliás, vai no Submarino e compra o "kit tolkien" por R$39,90 (ou R$29,90, não lembro).
Em Aymer, "O reino de Bruntoll", os halflings são muito mais hobbitescos... não gosto nada da ideia de halflings nômades. Viva os Bolseiros e os Pés-Soberbos!
Hehe, na verdade terminei de ler "O hobbit" a uns 2 meses atrás. É um livro soberbo, recomendo.
ResponderExcluirmuita massa, principalmente pq no D&D sou um halfling,ladino soh queria a imagem mais valeu
ResponderExcluir