Encontrei algumas canções compostas por volta do Século 13 nas regiões onde hoje ficam Portugal e Galiza. O idioma no qual elas são cantadas é o Galego-português, o ancestral das atuais línguas Galega e Portuguesa. Que essas músicas criadas por um trovador de verdade da Idade Média, chamado Martin Códax, possam trazer um bom clima a vossas mesas de campanha!
____________________________________________________________
A unica herança medieval do Brasil vem de Portugal.
ResponderExcluirLegal as musicas, valeu a dica Encaitar XD
Caramba, achei simplesmente fantástico! Pena que não existiam gravadores naquela época, pois seria muito legal ouvir os originais com instrumentos de época.
ResponderExcluirAgora que o Red falou, acho que vou começar a pesquisar música antiga do brasil... lá dos 1500, 1600, será que tem? oO
ResponderExcluirAh se houvessem gravadores antigamente, Clérigo *.*
Da até para notar a influência dos mouros que invadiram a península ibérica.
ResponderExcluirMoçada, a UFF mantem um grupo de música antiga (chamado, obviamente de Música Antiga da Uff)que, por sinal, já gravou um CD com essas cantigas. E o melhor, Clérigo, usando réplicas dos instrumentos da época! Vale a pena conferir. Eu uso nas aulas de Literatura, uma pena que os alunos não compreendam o valor do material...
ResponderExcluirUFF é a federal de florianópolis? Tem como comprar esse CD ainda? Valeu pela dica, professor!
ResponderExcluirUniversidade Federal Fluminense. Cara, eu consegui com um professor de Literatura Medieval que assistiu a uma apresentação deles... deve ser difícil de achar.
ResponderExcluirLembrando que "amigo", nas cantigas medievais, especialmente as com eu-lírico feminino, normalmente significava namorado. Dá pra notar isso na segunda.
ResponderExcluirAgradeço os comentários :)
ResponderExcluirQue legal esse "Música Antiga da UFF"! Gostaria que coisas assim fossem mais difundidas..
Hm... não sabia desse fato do "amigo", Peregrino. Mas agora que li as letras, faz mais sentido do que antes xD
E, pessoal, quero pedir desculpas por um erro no texto do post: eu disse que todas as canções são de Martin Códax, mas essa última foi criada por Afonso X.
Olha, Encaitar, eu acho que suas desculpas só serão aceitas se vc fizer um post sobre o Trovadorismo português, diferenciando as cantigas de amor, de amigo e de escárnio, e mostrando como podemos usar esses conceitos em nossas mesas rpgísticas :D
ResponderExcluirConcordo com as sábias palavras do Priest XD
ResponderExcluirSe precisar de ajuda, Encaitar, posso fazer um post sobre isso. Cantigas de amor e amigo, escárnio e mal-dizer aplicadas no RPG? Hum... interessante!
ResponderExcluirProfessor Alessandro, sempre vindo em boa hora xD
ResponderExcluirÉ, eu realmente não entendo nada a respeito dessas canções, mas estava pensando num futuro post sobre elas sem saber como começar... se quiser então, passo a ti o problema, já que muuuuuuito provavelmente sairá um post bem melhor do que um todo retirado da Wikipedia e de outras fontes, como seria no meu caso, haha
No stress! Já tenho a aula, digo, o post praticamente pronto. Só preciso adaptar para o RPG.
ResponderExcluir