A necessidade de criar essa especialização foi para que eu pudesse continuar a adaptação de He-Man para Old Dragon, com o personagem Duncan (ou Mentor, o pai adotivo de Tila). Muito mais que um guerreiro, Duncan é um Mestre de Armas, ou Mestre Armeiro, capaz de consertar e criar armas dignas dos maiores herois de Eternia. O grande desafio foi adaptar esta especialização para cobrir as necessidades específicas deste personagem e, ao mesmo tempo, ser genérica a ponto de ser usada em qualquer cenário.
Mestre de Armas (ou Mestre Armeiro)
Especialização para Homens de Armas Ordeiros
No 5º nível, o Homem de Armas torna-se um Mestre Armeiro, unindo seus conhecimentos como combatente, tutor e criador de armas. Deste nível em diante, ele e é capaz de melhorar ou criar variações de quaisquer armas, tornando-as mais eficientes. Após despender o tempo necessário trabalhando na arma, o Mestre Armeiro faz um teste de Destreza. Se falhar, ele não consegue realizar a tarefa pretendida; se tiver sucesso, a margem de sucesso¹ do teste apontará as melhorias concedidas à arma, de acordo com a tabela abaixo:
Margem de Sucesso | Melhorias concedidas à arma |
0-5 | +1 Iniciativa |
6-10 | +1 Iniciativa, +1 BA |
11-15 | +1 BA, +1 Iniciativa, +1 Dano |
16-20 | +1 BA, +1 Iniciativa, +1 Dano, Crítico com 19 ou 20 |
No nível 8, o Mestre de Armas usa seus conhecimentos e influência para ensinar combatentes de nível inferior ao seu. Após um período de treinamento intensivo (definido pelo DM), o aprendiz do Mestre de Armas faz um teste de Inteligência. Se tiver sucesso, aumenta seu total de pontos de experiência numa razão igual a:
Nível do Mestre de Armas - Nível do aprendiz = bônus percentual nos pontos de experiência
Desta forma, um aprendiz de nível 5, sendo ensinado por um Mestre de Armas de nível 12, aumentaria seus pontos de experiência em 7%. O Mestre de Armas, por sua vez, ganha a mesma quantidade de pontos de experiência recebida por seu aprendiz.
Ao atingir o 16º nível, o Mestre de Armas pode construir uma arma única, tanto no formato, quanto na habilidade. Ele deverá buscar os melhores metais e o conhecimento das mais apuradas técnicas para construir uma arma formidável, ainda que não seja mágica. Após reunir a matéria prima e os conhecimentos necessários, o Mestre Armeiro faz um teste de atributo contra um valor igual à média de sua Destreza e Inteligência. Se o personagem tiver 10 de Inteligência e 14 de Destreza, a média será 12 (10+14 / 2).
Se não passar no teste, o Mestre Armeiro não consegue criar a tão sonhada arma, mas poderá tentar novamente quando alcançar um novo nível. Se tiver sucesso, ele criará uma arma única e excelente. Os atributos desta nova arma são dados pela margem de sucesso, conforme a tabela abaixo:
Margem de Sucesso | Pontos a serem distribuídos entre BA, Dano, Iniciativa e Acerto Crítico da arma |
0-4 | 3 |
5-7 | 4 |
8-10 | 5 |
11-13 | 7 |
14-16 | 9 |
17-19 | 12 |
20+ | 15 |
Se o jogador conseguir uma margem de sucesso igual a 8, ele teria 5 pontos para distribuir entre o BA, Dano, Iniciativa e Acerto Crítico da arma criada.
¹A margem de sucesso é igual ao Valor do Atributo - Resultado no Dado
So long and thanks for all the fish! |
muito bom!
ResponderExcluiré um tpo interessante de persoangem. acredito q eu usaria mais como npc
(acredita q tinha acabado de entrar no blog? 17 segundos depois vc postou)
Sensacional, Clérigo! Vc tem ideia da quantidade de coisas legais que uma besteirinha dessas adiciona num jogo? Armas lendárias, sem necessariamente serem mágicas! =D
ResponderExcluirUma ótima opção para cenários onde a magia eh escassa!!
ResponderExcluiras suas especializações são ótimas.
ResponderExcluirObrigado pessoal! É o Beltrame a jato, liderando os comments, rsrsrs.
ResponderExcluir@Daniel, a ideia foi essa mesmo!
@JCwally: verdade. Na falta da magia, encontre uma arma feita por um Mestre Armeiro.
@Javo: obrigado! Mas estão longe da perfeição. Estou reformulando algumas das Especializações que fiz anteriormente. Logo eu posto atualizações.
clerigo, você traz umas especializações muito boas para o jogo, que aliás já está se tornando um de meus favoritos. Isso ajuda muito os jogadores e mestres mais sem tempo.
ResponderExcluirUma sugestão: Tem aparecido varias especializações no blog, todas muito interessantes. Não seria uma boa ideia reuni-las de alguma maneira para facilitar a utilização?
ResponderExcluir@JCwally: dá pra você clicar no marcador Especializações vc poderá acessá-las todas. Agora, se a ideia era reunir todo o material num pdf, a Redbox já está fazendo isso :P
ResponderExcluir@Clérigo: Poxa, que legal. Um pdf, no meu caso, seria o ideal, ja que poderia ser impresso e levado a mesa de jogo.
ResponderExcluirAdorei Priest! Vc ta virando especialista em adaptações pra OD heim, parabéns!! XD
ResponderExcluirO Clérigo, especialista em especializações!
ResponderExcluirOPKApoKPOAkpoKAOP BOA!!!
ResponderExcluirPuxa, as especializações estã excelentes mesmo =D...
ResponderExcluirGostei bastante. Principalmente porque tira um pouco da cabeça do jogador aquele negócio de que a arma para ser boa tem que ser mágica...