1. Um Vilão Luta por uma Causa (ou por causa de alguma coisa...)
Pode parecer algo idiotamente simples, mas muita gente esquece que este é o modo mais fácil de criar um vilão interessante. Assim como os PJs, vilões precisam de uma causa para saírem por aí espalhando mal, terror, calamidade, pestilência e funk pelas vidas alheias. Sim, talvez ele faça isso tudo simplesmente porque ele goste, ou, nas palavras super simbólicas e coesas do Mestre Arsenal (vilão de Holy Avenger. Pode parecer estranho, mas eu até gosto da hq): "Porque eu posso". Talvez a maldade seja oriunda pura e simplesmente da natureza de caráter deste indivíduo, do mesmo modo que a bondade emana naturalmente da clériga caridosa que sai por aí curando os necessitados.
"Quem disse que 'Porque eu posso' não é uma causa justa?" |
2. Um Vilão Contrário ao Herói
Caso clássico de opostos que se atraem. Violentamente. |
Criar este tipo de vilão na mesa de RPG é basicamente escolher um personagem e imaginar seu oposto. Se o herói é refinado e intelectual, o vilão será inculto e bruto. Ou talvez pode-se preferir manter certos traços comuns, fazendo com que todas as outras diferenças orbitantes ao redor deste ponto em comum saltem ainda mais aos olhos. Neste exemplo, poderia se manter a questão do refino e da intelectualidade, mas desviadas a um propósito muito mais desumano, ambicioso e... Mau, em termos simples. Isso tornaria o confronto dos dois muito mais uma fria e contida disputa de cavalheiros do que explosões hollywoodianas de espadadas e xingamentos insossos.
3. Um Vilão que Torna o Herói Aquilo que Ele Mais Odeia
"Sabe, eles mandaram vir aqui e comprar um..." |
Basicamente, tudo que ele faz é criar um plano (quanto mais complexo e intrincado, melhor) para fazer os heróis talvez até sem saber, sob as suas ordens, ou armar para com que pareçam exatamente o tipo de seres que mais detestam. Isso inclui armações de roubo, assassinato, envolvimento com seitas malignas, etc. Provavelmente de mentirinha (é melhor quando não é). Mas o importante é que todos julguem os heróis talvez até pior do que o vilão propriamente dito.
Uma vez desvelado e aplicado todo o esquema, 11 a cada 10 PJs VÃO querer irremediavelmente partir com tudo para cima deste vilão sacripanta assim que possível.
Neste tipo, talvez valeria a pena incluir o clichezaço "Vilão que não é o que parece". De espiões a mestres dos disfarces, passando por lobisomens no vilarejo (ninguém nunca viu o bicho se destransformar para ter certeza de quem ele é... E provavelmente quem ele é também não sabe da própria licantropia) e os típicos traíras de sempre, novamente as opções são várias. Ou talvez o par romântico/amigo do peito do herói (heroína) esteja apenas se fingindo de boa moça(o) para sem mais nem menos, fincar a faca no pescoço de alguém... Quem viu/leu Game of Thrones acho que sabe a que me refiro...
4. Um Vilão que se Vê Como Herói
Inquisição: "Olha, nós vamos te queimar vivo, mas é pelo bem sua alma. Você entende, né?" |
Talvez ele nem sequer se dê conta que esteja fazendo tanto mal assim. Ou saiba das conseqüências de seus atos, mas está "apenas cumprindo ordens".
_________
Bom, nem de longe creio que eu tenha abordado este assunto em sua totalidade. Mas acho que boa parte de como criar um vilão memorável, cativante e que seus jogadores ficarão com água na boca pela próxima vez em que enfrentá-los, estão bem representadas aí.
Como de costume, qualquer coisa, é só comentar!
Muito bom,dicas ótimas pra criar um vilão,talvez um PJ mal...
ResponderExcluirPOSTAÇOOOOOO Hayshi vc merece o selo Red Dragon de qualidade ISO 9999999 \o/
ResponderExcluirFaltou o "A" mas vc entendeu KOAPKPOAKpoPakPOKapo
ResponderExcluirparabéns pelo trabalho. Vai ajudar bastante nas próximas campanhas!
ResponderExcluirPois é. Eu acredito que um vilão é a parte essencial de uma boa história. Afinal, o que seria do herói sem o vilão? Suas ações não teriam propósito, sua vida seria sem sentido. E que o diga Cloud, de FFVII. Até hoje ainda acredito que Sephiroth é o top de linha da vilania *__* Seu carisma e poder são inegáveis, e acredito que se saísse um jogo só do Sephiroth, era faria um estrondoroso sucesso.
ResponderExcluirÓtimo post Thiago. Dessa vez vc conseguiu se conter ne? rsrsrsrsrs
Valeu, pessoal. Faz tempo q não posto, então sempre é bom dar uma desenferrujada por aqui...
ResponderExcluirVilão luta por uma causa... "Porque eu posso"... maldade oriunda do carater... oposto do herói...que acredita que é herói...
ResponderExcluirPode deixar, todas as dicas devidamente anotadas...
Os PJ's não vão saber quem os atingiu... Hahahahaha (risada sarcástica maligana da bruxa má)
Acho tão difícil criar um (bom) vilão! Obrigada pelas dicas, Hayashi...
ResponderExcluirEu acho mais legal criar vilões do que criar heróis pra falar a verdade =)....
ResponderExcluirvaleu pelas dicas Hayashi =D...
Estava criando alguns perfis de vilão pra campanha e caí neste post. Ajudou bastante, valeu =D
ResponderExcluirO terceiro tipo é o mais capcioso... enganar os heróis, ou fazê-los acreditar em algo pra depois verem que não era nada daquilo, é osso.
ResponderExcluir